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Vendas

Dia do Consumidor 2022 deve ser o maior da história

10/03/2022

O Dia do Consumidor é mais uma ótima oportunidade para movimentar as vendas no comércio. A data é comemorada no dia 15 de março e surgiu nos Estados Unidos com o propósito de conscientizar sobre os direitos do consumidor, mas no Brasil acabou ganhando ares de uma Black Friday do primeiro semestre.

Só no e-commerce, toda a campanha envolvendo a data em 2021 gerou um faturamento de R$ 6,3 bilhões no País. Isso representa um crescimento de 85% na comparação com 2020. No dia 15 de março em si, o Dia do Consumidor movimentou R$ 592 milhões em vendas, segundo dados de All iN e Social Miner.

Considerando essa importância da ocasião para o varejo, vale ficar de olho no que esperar do Dia do Consumidor em 2022. Então, acompanhe os dados a seguir para ficar por dentro do assunto.

O comportamento no público no Dia do Consumidor

A pesquisa de All iN e Social Miner, que contou ainda com as parcerias de Lett, Etus,Yapay, Neotrust, Clearsale, Octadesk, Tray e Opinion Box, mostra também quais foram as categorias de produtos mais vendidas no evento.

Categorias mais vendidas no Dia do Consumidor 2021:

  • Moda e acessórios: 21%
  • Eletrônicos e informática: 18%
  • Beleza: 14%
  • Casa e construção: 12%
  • Alimentos e supermercado: 9%

Farmácia e saúde, bebidas e eletrodomésticos, entre outros tipos de produtos, completam a lista de interesses dos compradores. A categoria de beleza, que aparece em terceiro lugar nas vendas em 2021, chegou a ter um aumento de 28% na procura em relação às semanas anteriores ao 15 de março.

O mercado de beleza foi justamente o que melhor se preparou para a data. O segmento teve um índice disponibilidade de produtos na casa dos 80% — isto é, de cada 100 itens oferecidos, 80 estavam de fato disponíveis. Na outra ponta estiveram as bebidas, com um índice de disponibilidade de apenas 40%.

Outro crescimento importante foi o do ticket médio das vendas para o Dia do Consumidor, de 4% entre 2020 e 2021. Em 2020, esse valor foi de R$ 430. Um ano depois, ele subiu para R$ 448.

Leia também: 6 tendências que vão moldar 2022

Buscas pelo Dia do Consumidor começam 10 dias antes. (Google Trends/Inteligência de Mercado Globo)

A popularização do 15 de março no calendário comercial brasileiro

Conforme a data vai se popularizando no Brasil, o público se prepara melhor para as compras relacionadas a ela. Como exemplo disso, 46,9% dos brasileiros conheciam o evento em 2019, percentual que subiu para 64,1% em 2020, de acordo com outra pesquisa de Social Miner e Opinion Box.

Nesse sentido, o Google revela que as buscas na internet pelo Dia do Consumidor já começam com cerca de 10 dias de antecedência. Por sua vez, a plataforma de comércio eletrônico Shopee indica em uma pesquisa própria que 68% dos consumidores têm intenção de comprar pela primeira vez no Dia do Consumidor em 2022.

Por outro lado, os lojistas também precisam de uma preparação especial, além de certificar a disponibilidade dos produtos em seus estoques. Estamos falando dos meios de pagamento oferecidos.

Em 2021, as formas de pagamento on-line mais utilizadas foram:

  • Cartão de crédito: 69%
  • Boleto bancário: 30%
  • Transferência: 1%

Mas no Dia do Consumidor 2022 outra forma de pagamento ganhará destaque: o Pix. Segundo a pesquisa da Shopee, ele deve ser usado por 30% dos compradores. Enquanto isso, o cartão de crédito (49%) e o boleto (16%) devem ter uma participação menor neste ano.

Leia também: Lojas de departamento dominam o varejo on-line

Os 3 perfis de consumidores em 2022

Outro ponto importante para compreender o Dia do Consumidor é saber quem, de fato, é esse consumidor. Para tanto, a WGSN aponta a existência de três perfis principais, que ajudam nesse entendimento.

1. Estabilizadores

O primeiro grupo é formado por millennials e indivíduos da geração X. Eles preferem ter um ritmo mais tranquilo em suas vidas e têm uma condição financeira (59% deles pertencem às classes A e B) para buscar isso. Também são mais cuidadosos na hora de comprar, indo às compras menos vezes e pesquisando mais.

2. Comunitários

Nessa mesma faixa etária estão os comunitários, aqueles que desejam ter um impacto maior e melhor em suas comunidades. Eles são mais solidários, ligados a negócios responsáveis e buscam a opinião de outros consumidores antes de comprar.

3. Novos otimistas

Este grupo abrange indivíduos de todas as idades. A busca pela felicidade é o elemento mais marcante desse perfil, enquanto desejam comemorar cada acontecimento em suas vidas.

Saiba mais sobre esses três perfis no relatório do Dia do Consumidor, elaborado pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo. Nele você ainda descobrirá quais são os desafios e as oportunidades para esses grupos no varejo. Baixe grátis o material!


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