Dia do Cliente: o que esperar das vendas na data?

06/09/2021

Vendas

Dia do Cliente: o que esperar das vendas na data?

O Dia do Cliente tornou-se uma data tradicional do varejo. Celebrado desde 2003 sempre em 15 de setembro, ele movimenta as vendas em um período que costumava ser uma lacuna para o comércio, entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças.

Em 2020, a data teve o maior volume de buscas no Google desde que foi estreada, de acordo com o Google Trends. Isso quer dizer que os brasileiros têm um conhecimento cada vez maior do Dia dos Clientes.

Mas quais devem ser os objetivos do comércio em relação a ele? Para vender mais no Dia do Cliente, não basta ir atrás de novos clientes. É preciso também fidelizar e engajar os consumidores que já compraram com a loja ou marca.

A seguir, conheça a expectativa do público sobre o Dia do Cliente para saber como se conectar com ele.

Revertendo o “não” do consumidor

Dados da Opinion Box demonstram a importância de não deixar a comunicação do negócio para a última hora, no caso, o próprio Dia do Cliente.

Apesar de a data ter se popularizado com o passar dos anos, 22% dos consumidores ainda não a conhecem. Diante disso, antecipar a divulgação de ofertas e promoções é uma forma de educá-los a respeito das oportunidades que a ocasião oferece.

Outros motivos comuns para não aproveitar o Dia do Cliente 2021 estão relacionados a finanças pessoais ou simples desinteresse:

Aí entra o papel da comunicação, mostrando, em primeiro lugar, que os descontos são verdadeiros e vantajosos. Por trás disso, ainda está o conhecimento da empresa a respeito do público-alvo, apresentando produtos ou serviços direcionados que despertem não só o interesse, como o receio de perder uma oportunidade especial. 

Leia também: Semana do Brasil e Dia do Cliente: veja como se destacar

 

Divulgar mais cedo ajuda a reverter o “não” em vendas no Dia do Cliente. (Foto via Freepik).

E quem vai comprar no Dia do Cliente?

Entre os consumidores que pretendem aproveitar o Dia do Cliente, a Opinion Box revela os principais motivos por trás dessas compras:

Pelo menos dois desses motivos envolvem compras para o dia a dia: os itens de necessidade com melhor preço e a estocagem de produtos. Isso amplia a possibilidade de atuação do comércio no Dia do Cliente. Basicamente, qualquer empresa com vendas recorrentes pode capitalizar em cima da data.

Mas também há bastante espaço para as compras de desejo, como indicam outras razões na lista acima. 

Ainda vale destacar o papel dos programas de fidelidade (por pontos ou cashback) para engajar aquele consumidor não habitual ou pouco fiel à loja ou marca. Esses programas podem ser, inclusive, um atrativo para conquistar neste Dia do Cliente e dar um bom motivo para as pessoas continuarem comprando.

Leia também: Cashback: o que é e como ajuda as lojas a vender mais?

Pesquisa para o Dia do Cliente 2021

A procura pelos melhores preços se dividirá entre a internet e as lojas físicas. Mas é preciso ter um pouco de cuidado ao analisar os canais de pesquisa do consumidor.

Por exemplo, a Opinion Box informa que os canais preferidos para as compras de Dia do Cliente 2021 são os seguintes:

Essa informação sozinha não é suficiente para basear uma estratégia de comunicação. Se metade do público utiliza sites de busca, a princípio não se sabe como essa jornada começou. Deve-se analisar de onde estão partindo essas pesquisas, em primeiro lugar, se de um interesse mais vago ou de algo que o consumidor viu sobre a loja ou marca em outra mídia.

Sabemos, por exemplo, do poder de anúncios em televisão e rádio sobre as buscas na internet e de como o conteúdo patrocinado potencializa a estratégia de SEO de uma empresa. A Paviloche é um case de sucesso nesse sentido, com um aumento de 400% na busca por produtos em uma estratégia de comunicação com a NSC.

Veja mais dados sobre a expectativa de vendas no Dia do Cliente

Você pode baixar a pesquisa da Opinion Box aqui no Negócios SC. Nela ainda é possível descobrir:

Baixe a pesquisa Dia do Cliente 2021 e prepare-se!

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