logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Dia das Mães: cresce o interesse pela data em 2022

04/04/2022

A chegada do Dia das Mães é sempre um grande evento, não só pela perspectiva de movimentar bilhões de reais no comércio brasileiro, mas também pelos sentimentos que evoca. Afinal, amor, carinho, companhia e alegria fazem parte da festa tanto quanto os presentes.

Em 2022, o Dia das Mães será comemorado no dia 8 de maio e a data tem crescido em importância no País. Neste ano, 71% dos entrevistados pela Behup para a Globo afirmaram que pretendem celebrar a data. Em 2021, esse número era de 65% e, em 2020, 60%.

Acima de tudo, esse é um dia voltado para a gratidão: 86% dos brasileiros veem na ocasião uma oportunidade para agradecer por tudo o que as mães fizeram ou ainda fazem por eles.

Então, quer saber como o público pretende agradecer neste próximo 8 de maio? Veja a seguir os destaques do relatório Dia das Mães 2022, do setor de Inteligência de Mercado da Globo, e prepare seu negócio.

Como o brasileiro pretende comemorar o Dia das Mães 2022?

A “volta ao normal” é uma das principais características do Dia das Mães neste ano. A menor preocupação com a pandemia aumentou o desejo de celebrar a data em família e a refeição compartilhada em casa volta aos planos dos brasileiros. Enquanto essa opção estava na mente de 21% das pessoas em 2021, agora em 2022 ela é considerada por 37% do público.

Outros planos que viraram prioridade neste Dia das Mães:

  • Ver presencialmente a mãe: de 20% em 2021 para 32% em 2022.
  • Ir a um restaurante em família: de 3% em 2021 para 12% em 2022.
  • Assistir à TV com a mãe: de 4% em 2021 para 9% em 2022.

Fazer compras juntos, pedir delivery de comida e passear também são programas que aumentaram de preferência no Dia das Mães 2022. Enquanto isso, telefonemas e encontros virtuais caíram na intenção do público.

Entre os 37% de indivíduos que pretendem preparar uma refeição especial em casa, as lojas físicas de supermercados e hipermercados devem ser o lugar escolhido pela maioria dos consumidores para adquirir os itens da mesa. Em seguida, atacadistas e pequenos mercados de bairro, também no PDV físico, aparecem quase empatados em segundo lugar na intenção de compra.

Leia também: O que o varejo pode esperar das vendas na Páscoa 2022?

O Dia das Mães voltará a ser comemorado junto em 2022. (Foto via Freepik)

Intenção de compra do presente para a mãe

O ato de presentear é outro que ganha força no Dia das Mães 2022. Três em cada quatro pessoas (76%) pretendem dar presentes neste ano. O índice é bastante superior ao visto em 2021, quando 59% dos entrevistados pretendiam presentear na data.

Os presentes mais procurados em 2022 são:

  1. Roupas (26%)
  2. Perfumes (24%)
  3. Flores (15%)
  4. Chocolates/Doces (15%)
  5. Calçados (14%)
  6. Cremes hidratantes (14%)
  7. Acessórios (13%)
  8. Eletrodomésticos (9%)
  9. Cesta com quitutes (9%)
  10. Utensílios domésticos (9%)

Segundo a pesquisa da Behup, o período mais intenso da busca deve ser entre 15 dias antes da data e a própria semana do Dia das Mães. Nesse intervalo, 59% dos consumidores devem ir às compras. Outros grupos majoritários incluem aqueles que começarão a busca com um mês de antecedência (15%) e os que deixarão para a véspera ou o Dia das Mães em si (21%).

Leia também: Raio X do Catarinense analisa a intenção de compra em SC

Vendas no Dia das Mães

Em 2022, a maioria dos consumidores deve gastar o mesmo valor do Dia das Mães anterior. Enquanto 54% vão manter os gastos, 28% pretendem aumentá-los e apenas 18% devem diminuí-los.

Isso é um bom sinal para o comércio, já que as vendas no Dia das Mães cresceram em 2021 tanto no varejo físico quanto no e-commerce. Nas lojas físicas, o crescimento foi de 6% em relação a 2020, de acordo com a Serasa Experian. Já no varejo on-line, o crescimento foi de 14% no mesmo período, segundo a Neotrust.

Na comparação entre 2021 e 2020, o ticket médio também foi maior. O crescimento foi de 21%, chegando à marca de R$ 477, em média, nas compras de presentes.

É interessante destacar que os homens têm um ticket médio maior na data e são mais inclinados a presentear nas categorias de eletrônicos e informática, casa e construção, e bebidas. Enquanto isso, as mulheres são maioria na hora de comprar presentes relacionados a beleza, farmácia e saúde, moda e acessórios, alimentos e supermercado, e eletrodomésticos e eletroportáteis.

Leia também: QR Codes geram grandes ações e resultados na televisão

Oportunidades para anunciar

Quase um terço do público, ou 29%, é influenciado pelo que aparece na TV na hora de comprar presentes para o Dia das Mães. Esse dado, em destaque no relatório da Globo, traz uma ótima oportunidade para o comércio vender mais na data.

Para completar, entre o público que considera o Dia das Mães como uma das três datas de maior gasto no ano, 65% desses indivíduos assistiram à TV aberta na última semana. Isso significa que, anunciando com antecedência na televisão, sua loja pode impactar o consumidor durante a busca por presentes e experiências para celebrar em família.

Veja outros dados a respeito no relatório Dia das Mães 2022. Nele você encontra mais informações sobre o perfil do consumidor nessa data e como ele pretende gastar. Aproveite!


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico