logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Marketing

Desafios dos profissionais de marketing são tema de evento

08/04/2022

Como as marcas podem construir uma conexão profunda e duradoura com o consumidor em um mercado em contínua transformação? Sem dúvida, esse é um dos principais desafios dos profissionais de marketing atualmente — e a chave para resolver esse dilema está nos dados.

— Isso é o que mostrou a Kantar IBOPE Media no evento “Novas respostas para o novo: a constante da mudança”, realizado em Florianópolis no dia 7 de abril. Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media Brasil, apresentou na ocasião novos dados sobre o mercado de mídia e mostrou saídas para alguns dos maiores desafios de marketing.

O evento também contou com a participação de Viviana Maurman, head of media na Dentsu Group; Victor Soffiatti, media & data director na L’Oréal; e Giovana Alcantara, diretora regional de desenvolvimento de negócios da Kantar IBOPE Media. Em debate, cada participante expôs sua perspectiva sobre a importância dos dados para a comunicação das marcas. Aproveitando a oportunidade, o Negócios SC esteve presente e entrevistou com exclusividade Vogel e demais convidados. Saiba mais a seguir!

A nova jornada de consumo de mídia

A Kantar IBOPE Media carrega a experiência da Kantar, líder global em inteligência de mídia, e IBOPE, uma das maiores empresas de pesquisa da América Latina, ambas com décadas de atuação no mercado. Mas, na mídia, a tradição precisa ser acompanhada pela evolução. Afinal, os hábitos de consumo de conteúdo estão em constante mudança, como o comportamento multitelas que tem se desenvolvido nos últimos anos.

— O consumidor migra de uma tela para outra muitas vezes de maneira orgânica, sem perceber que está fazendo essa migração — destaca Vogel.

Então, ele espera que a narrativa e o conteúdo entre mídias façam sentido e sejam relevantes. Nesse sentido, a CEO comentou em sua palestra que 74% dos consumidores conectados afirmam que ver os mesmos anúncios muitas vezes é repetitivo. Além disso, o contexto é importante, já que 63% desses consumidores preferem ver publicidade em plataformas e contextos que eles apreciam.

Para ajudar as marcas a compreenderem o contexto de seus públicos, a Kantar IBOPE Media está rompendo a barreira da análise entre mídias lineares e digitais.

— O primeiro grande objetivo é entender como o consumidor é impactado, onde ele é impactado, e criar um sistema de medição. Então, uma das nossas metas é chegar na medição cross media, que permita entender a jornada do consumidor inteira — declara a CEO.

Leia também: Desvende 7 mitos sobre mídia para não cair em fake news

Dados são essenciais para a tomada de decisões nos negócios. (Foto via Freepik)

O papel dos dados para agências e anunciantes

Viviana Maurman reflete a importância dos dados da Kantar IBOPE Media para conhecer melhor as personas com quem as marcas estão se comunicando.

— Isso é muito importante, primeiro, para a gente entender nossos consumidores, saber quem eles são, o que eles gostam, o que eles fazem e qual é a relevância dos meios para eles — declara a líder de mídia na Dentsu Group.

Ela também salienta a relevância dos dados comportamentais, e não só de audiência, para a elaboração de estratégias eficientes de comunicação.

Na L’Oréal, esse conjunto de dados têm um papel fundamental desde o planejamento de campanhas.

— A gente começa no planejamento utilizando todo o embasamento de análises e estudos que a Kantar fornece — comenta Victor Soffiatti.

Nesse primeiro momento, os profissionais de marketing da marca olham também para a participação da L’Oréal no mercado, seja no share of voice, seja no share of spend, e para a atuação da concorrência. A partir disso, a marca tem um balizador de como estruturar suas campanhas.

Mas o trabalho não para por aí. Com a campanha no ar, a equipe reavalia constantemente se a estratégia está funcionando como o esperado.

— A gente começa a aprender que aquilo que a gente inicialmente planejou pode não ser uma verdade absoluta e pode otimizar para trazer ainda melhores resultados — revela o diretor de mídia e dados na L’Oréal. Isso inclui a compra de mídia, o equilíbrio dos meios na estratégia de comunicação e até se o conteúdo está pertinente para os consumidores nesses diferentes meios.

Para completar, os dados ainda fazem parte da análise pós-campanha. A marca procura entender o que deu certo, o que não funcionou, e as conclusões retroalimentam a cadeia de planejamento, para que as próximas ações sejam mais bem estruturadas.

O mercado como um todo percebe cada vez mais a necessidade de basear suas decisões em dados. Não à toa, 78% dos profissionais de marketing planejam fortalecer suas plataformas de dados para entender e segmentar os consumidores.

Leia também: Anunciar na TV aumenta a lembrança de marca no longo prazo

Dados ajudam a conquistar a atenção do consumidor

Outro grande desafio dos profissionais de marketing diz respeito à disputa pela atenção na publicidade. Quem faz essa observação é Giovana Alcantara, diretora regional de desenvolvimento de negócios da Kantar IBOPE Media:

— No universo multiplataforma, onde esse consumidor está cada vez mais conectado com tudo ao mesmo tempo, o grande desafio é reter a atenção.

As soluções da Kantar IBOPE Media procuram apoiar com dados o entendimento dessa jornada multifacetada do consumidor, permitindo compreender como ele está exposto a cada meio para que o profissional de marketing tome as decisões certas ao planejar e executar campanhas. 

— Cada vez mais, a gente tem apoiado os nossos clientes em entender o consumidor no seu perfil demográfico, psicográfico, no hábito de consumo, como que ele interage com cada plataforma, com cada uma das mídias, e assim ter a atenção desse consumidor — afirma Alcantara.

Agora, se você quer ficar por dentro das últimas pesquisas, tendências e análises do mercado, não perca os relatórios para baixar no Negócios SC.

 


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico