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Novidade do setor

Cresce o interesse do público pelo turismo no Brasil

17/08/2021

Depois de um 2020 trágico para o turismo, o setor que respondia por 12,5% do PIB catarinense mostra alguma melhora. De acordo com o Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), o volume das atividades turísticas no Estado cresceram 68,3% em agosto de 2021 frente ao mesmo período do ano passado.

O turismo no Brasil ainda enfrenta um período difícil, com 67% das operadoras registrando no primeiro semestre de 2021 um faturamento de até 25% em relação ao pré-pandemia, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Mas 52% das empresas de turismo esperam que os índices anteriores sejam retomados até o primeiro semestre de 2022.

No que depender do interesse dos turistas brasileiros e do avanço da vacinação, com 25% dos catarinenses já imunizados e mais de 57% tendo recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19, essa expectativa de recuperação será em breve uma realidade.

Viagens mais curtas, viajantes mais jovens e turismo no Brasil

O impacto da pandemia no turismo não foi apenas econômico. Este novo cenário mudou o comportamento do turista brasileiro.

Segundo a Braztoa, o público acima de 30 anos é o maior consumidor do mercado turístico no País. No entanto, durante a pandemia, eles se mostraram mais cautelosos com a realização de viagens.

Por outro lado, os viajantes mais jovens se aventuraram mais, aumentando o número de viagens entre as pessoas a partir de 18 anos.

A conexão com a natureza esteve em foco nesse período, como já é tendência no setor de turismo. Além disso, o turista brasileiro destaca-se pelo interesse em sustentabilidade. Uma pesquisa do portal de reservas Booking.com em 30 países mostrou que o Brasil tem a terceira população mais consciente da necessidade de ações urgentes para salvar o planeta.

Como ainda revela o Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com, oito em cada dez brasileiros desejam fazer viagens sustentáveis no futuro.

Outra mudança para o turismo no Brasil foi o crescimento de viagens de até quatro dias, ou seja, de curta duração. Esse comportamento está relacionado às limitações impostas pela pandemia, fazendo o turista brasileiro buscar pelos destinos nacionais. Assim, o turismo regional saiu beneficiado.

Leia também: Já podemos falar em turismo de final de ano em SC?

Viajantes buscam contato com a natureza durante a pandemia. (Foto via Freepik)

Turista brasileiro consome mais conteúdos de viagem

Além do aumento do volume no setor de turismo no Brasil, outro dado comprova o maior interesse pelo setor neste período: os brasileiros têm consumido mais conteúdos de viagem em 2021.

A Comscore divulgou por meio do documento “Travel Report” uma análise sobre diferentes sites de turismo, envolvendo busca sobre viagens e passagens, linhas aéreas, agências de turismo, hotelaria, locação de temporada e afins. Como resultado, essas plataformas na internet tiveram 70 milhões de usuários únicos apenas em maio de 2021, representando um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O tempo de navegação também aumentou. De 62 minutos por mês consumindo conteúdos de viagem em maio de 2020, o turista brasileiro passou a consumir, em média, 117 minutos em 2021.

Isso demonstra um desejo represado de viajar, que se manifesta em pesquisas mais longas e cuidadosas sobre os próximos destinos. E as empresas de turismo têm aí uma grande oportunidade de engajar esse consumidor por meio do marketing de conteúdo.

Leia também: Como funciona o marketing de conteúdo na prática com a NSC?

Marketing de conteúdo para o setor de turismo

Para convencer o turista neste momento, não basta o valor de passagens, diárias e pacotes turísticos. O público está interessado nos roteiros, nas rotas, nas experiências e na segurança dos lugares que pretende visitar. Daí esse maior tempo consumindo conteúdos de viagem.

Para as marcas, isso quer dizer que é preciso investir em marketing de conteúdo e diversificar os pontos de atração do consumidor. E há bons motivos para sua marca ter conteúdos patrocinados na NSC.

Primeiramente, os veículos da NSC oferecem uma ampla visibilidade para a marca, com possibilidade de impactar os mais variados perfis de consumidor. O NSC Total, por exemplo, recebeu mais de 133 milhões de visualizações de páginas no primeiro semestre de 2021. Foram mais de 10 milhões de usuários únicos por mês nesse período.

Outra vantagem é que os portais digitais da NSC levam sua marca para todo o Brasil por meio do ótimo ranqueamento dos conteúdos na internet. Então, se o objetivo do seu negócio é atrair turistas de outros estados para Santa Catarina, o conteúdo patrocinado na NSC pode ajudar nesse sentido.

As parcerias das marcas catarinenses com a NSC já produziram diversos cases de sucesso em marketing de conteúdo. Inspire-se com alguns dos principais no Portfólio do Estúdio NSC Branded Content. Nele mostramos como contribuímos com a estratégia, produção e publicação dos seus conteúdos, aproveite!


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