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Copa do Mundo 2022 é oportunidade para marcas no Brasil

19/07/2022

Está chegando o maior evento midiático do planeta: a Copa do Mundo de futebol masculino.

Em 2018, a edição na Rússia atraiu 3,572 bilhões de espectadores segundo a FIFA, ou seja, quase metade da população mundial naquele ano, em 7,6 bilhões. Além disso, a partida final da competição foi assistida ao vivo por 1,12 bilhão de pessoas ao redor do globo.

Agora, no País do Futebol, a torcida pelo hexa começa muito antes da Copa do Mundo no Catar, que estreia em 21 de novembro de 2022. Por aqui, além de agitar a paixão pelo esporte, o torneio ainda promete aquecer o mundo das marcas. Veja então como se conectar com o consumidor nesta época e capitalizar com o sentimento de vibração dos brasileiros.

Oportunidade para marcas na Copa do Mundo 2022

Para se ter ideia da expectativa para a Copa do Mundo 2022, nove em cada dez brasileiros pretendem acompanhar o evento, segundo pesquisa divulgada pela Globo.

A maior parte do público no Brasil, inclusive, está ligado em notícias sobre o tema. E quanto maior o poder aquisitivo, maior o interesse: 78% dos indivíduos na classe A e 73% na classe B vêm acompanhando o aquecimento para a Copa, frente aos 61% da média geral no País.

O brasileiro já sabe até onde vai assistir aos jogos. Oito em cada dez pessoas verão as partidas na TV aberta — sendo a Globo e suas afiliadas, como a NSC TV, as emissoras preferidas pela maioria absoluta do público.

Isso representa uma excelente oportunidade para as marcas aumentarem a visibilidade da comunicação antes e durante a Copa do Mundo no Catar. Por sinal, uma pesquisa da Meta revela que 48% dos brasileiros estão ansiosos para ver as campanhas preparadas para o Mundial.

Mais que visibilidade, anunciar na Globo e suas afiliadas nesse período tem o potencial de fortalecer a marca.

De acordo com a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI:

  • 75% dos consumidores consideram que as marcas anunciantes na Copa possuem credibilidade;
  • 70% valorizam marcas que incentivam uma prática tão importante quanto a do esporte;
  • 56% passam a admirar marcas que se associam a grandes eventos esportivos;
  • 55% passam a considerar essas marcas nas próximas compras;
  • 52% mudaram para melhor a imagem de marcas associadas à Copa do Mundo;
  • 46% afirmam que aumenta a fidelidade às marcas que se associam ao evento.

Além da televisão, a internet terá um papel fundamental na estratégia de comunicação das marcas nesse período. Três em cada quatro pessoas interessadas na Copa do Mundo 2022 buscam informações a respeito em sites e portais de notícias esportivos, como o GE Santa Catarina.

Nem podemos nos esquecer da rádio. Segundo a Kantar IBOPE Media, 52% dos ouvintes das emissoras da NSC têm interesse por futebol.

Leia também: NSC TV Joinville é líder absoluta e incontestável de público

Enquanto os torcedores esperam o balançar das redes, marcas planejam aumentar as vendas. (Foto via Freepik)

O impacto da Copa do Mundo nas vendas

Além da expectativa do hexa, o mercado brasileiro espera celebrar o aumento na procura por produtos e serviços relacionados à Copa do Mundo.

Por exemplo, um terço do público entrevistado na “Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI” pretende comprar um novo televisor para assistir melhor aos jogos. Um quinto ainda afirma que deseja aumentar a velocidade da internet.

Nesse sentido, dados do Google mostram que houve um aumento da procura em diversos itens na Copa do Mundo de 2018. Painéis para TV tiveram um crescimento de 5,7 vezes; sofás de 4,4 vezes; e televisores de 3,4 vezes. Um fenômeno semelhante deve ser visto agora em 2022.

O consumo também estará aquecido durante a transmissão dos jogos. A Globo informa que 54% do público deve comprar algum alimento para consumir, 32% pretende comprar bebida alcóolica e 30% vai pedir delivery no decorrer das partidas.

Isso sem falar no próprio mercado esportivo, na compra de camisetas, objetos decorativos e outros itens ligados ao futebol e às cores do Brasil.

Leia também: Descubra o impacto do Campeonato Catarinense na NSC TV

NSC apresenta o projeto Qatarinenses

A NSC vai levar a cobertura da Copa do Mundo no Catar a um passo além com o projeto Qatarinenses.

Uma seleção de veículos da NSC vai trazer muita informação e ainda mais visibilidade para as marcas nesta que será a maior cobertura do evento entre os meios catarinenses, gerando mais de 36 milhões de impactos estimados para as empresas parceiras do projeto.

A iniciativa também contará com ambientes especiais por Santa Catarina, os QGs Qatarinenses, com transmissão dos jogos, interatividade, experiências com as marcas e proximidade com o público catarinense.

Descubra como fortalecer seu negócio com essa oportunidade única baixando a apresentação do Projeto Qatarinenses.


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