Cooperativismo de Santa Catarina é destaque na NSC

11/10/2021

Novidade do setor

Cooperativismo de Santa Catarina é destaque na NSC

O cooperativismo em Santa Catarina tem mais de um século de história, crescendo e fazendo crescer desde então. Hoje, conta com 251 cooperativas no Estado, que agregam mais de 3 milhões de associados.

Mesmo assim, muitos catarinenses ainda não conhecem a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico estadual. Ou entendem o papel dele na economia, mas não observam outro lado igualmente relevante das cooperativas: elas são agentes sociais em prol da cidadania, da inclusividade, da sustentabilidade, entre outros valores.

Agora a NSC quer destacar esses diferentes pilares do cooperativismo de Santa Catarina. Para isso, lançou o projeto SC+ Cooperativismo, que tem revelado como o modelo é capaz de transformar a vida dos catarinenses. Saiba mais a seguir!

A presença do cooperativismo de Santa Catarina

Além de impactar diretamente a vida de 3 milhões de catarinenses, mais outros tantos de forma indireta, as cooperativas de Santa Catarina são uma fonte de emprego e renda. Luiz Vicente Suzin, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), ressalta que em 2020 elas registraram R$ 50 bilhões em receita e empregaram mais de 73 mil pessoas.

— As cooperativas estão presentes no dia a dia das pessoas, seja através de produtos consumidos diariamente, seja por meio de serviços. As pessoas são impactadas basicamente de duas formas: ou são cooperados ou são consumidores de serviços e produtos originados em cooperativas — explica Suzin.

A história do cooperativismo como o conhecemos hoje começou na Inglaterra, no ano de 1844. Ali, na cidade de Rochdale-Manchester, 28 pessoas se uniram para criar um armazém próprio. Elas compravam alimentos em grande quantidade, com melhores preços, e repartiam os lucros das vendas igualmente entre si.

Em 2021, vemos como o cooperativismo se diversificou em diferentes setores. Aqui mesmo em Santa Catarina podemos observar sua presença também nos ramos de agricultura, finanças, saúde e impacto social.

As cooperativas agropecuárias, por exemplo, foram essenciais para desenvolver o agronegócio catarinense. Elas tiveram um faturamento de R$ 34,4 bilhões em 2020, segundo o presidente da Ocesc.

Tratando-se de desenvolvimento, não podemos nos esquecer de que as 62 cooperativas de crédito em Santa Catarina possuem uma grande participação na economia do Estado. Elas contam com 2,2 milhões de associados e cooperados, ou seja, quase um terço da população catarinense.

Leia também: Pequenos negócios: 45% tiveram alta no 2º trimestre em SC

O cooperativismo de Santa Catarina trabalha pelo bem de toda a comunidade. (Foto via Freepik)

Pilares do cooperativismo catarinense 

Cooperar significa contribuir para um bem comum. Nesse sentido, as cooperativas têm um papel de empresas cidadãs, atuantes em suas comunidades. Portanto, o cooperativismo de Santa Catarina é capaz de desenvolver muito além de sua atividade-fim.

— Frequentemente as cooperativas criam programas próprios ou apoiam programas do Poder Público ou de instituições filantrópicas com o objetivo de assistir segmentos carentes da sociedade. Além disso, as cooperativas estimulam o voluntariado e protagonizam atividades sociais ou de defesa ambiental — comenta o presidente da Ocesc.

Não são raras as ações de cooperativas em prol da inclusão social, por exemplo. Elas levam tecnologia para comunidades carentes, prestam educação financeira e auxiliam na recolocação profissional no Estado.

A sustentabilidade é outro pilar do cooperativismo de Santa Catarina. Preservação da natureza, consumo consciente e reciclagem são algumas das bandeiras levantadas pelo modelo de economia colaborativa catarinense.

Além disso, cooperativas de todo o Brasil trabalham para colocar em prática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as metas estabelecidas, estão a erradicação da pobreza, a fome zero, saúde e bem-estar, igualdade de gênero e produção responsável. Essa é mais uma prova de que o modelo atua pelo bem de todos.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

Sobre o projeto SC+ Cooperativismo 

Ainda há muito o que falar sobre o cooperativismo de Santa Catarina — e o novo projeto da NSC traz tudo em detalhes. O SC+ Cooperativismo destaca esse lado humano, inclusivo, sustentável, cidadão, consciente e empreendedor das cooperativas catarinenses em uma série de reportagens no mês de outubro de 2021.

Essas grandes histórias e ações chegarão ao público do Estado pelos telejornais da NSC TV, como Bom Dia Santa Catarina e Jornal do Almoço, além de conteúdos no G1 e nos impressos DC, AN e Santa.

Programetes nos intervalos comerciais também reforçarão o quanto o cooperativismo transforma Santa Catarina.

Para completar, a jornalista e apresentadora Eveline Poncio fará uma roda de conversas com os principais nomes do setor na live de encerramento do projeto SC+ Cooperativismo. A transmissão será pelo portal G1.

Esse é um projeto da NSC com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito Ailos. Para ver outros conteúdos especiais da NSC, visite a página de projetos, com oportunidades para ajudar a vender mais, fortalecer sua marca, captar e fidelizar novos leads.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui