logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Vendas

Contrate vendedores que sonham trabalhar

12/04/2019

Será que os brasileiros sonham em trabalhar na área de vendas?

Por que contratar para a área de vendas é tão difícil? A questão aqui é: contrate bem e tenha uma equipe comercial fera, contrate mal e se incomode com vendedores que não sabem vestir a camisa da empresa. Saiba quais são as empresas que os brasileiros sonham em trabalhar e por que nestas empresas o comercial é uma das áreas com mais contratações no último ano.

Você já deve ter feito esta pergunta inúmeras vezes, principalmente no dia que precisa tomar a decisão de promover o seu melhor vendedor para a gerência ou, pior, naquele momento que o seu melhor vendedor pede demissão e vai trabalhar com a concorrência. Esse não é um problema somente seu.

A maior rede social profissional, Linkedin, faz anualmente uma pesquisa para descobrir As TOP COMPANIES – Onde os Brasileiros Sonham em Trabalhar – e das 25 empresas selecionadas na edição de 2019, 64% destacam que as maiores contratações são para a área de vendas.

Talvez essa informação dê uma esperança enganosa, já que isso não quer dizer que as pessoas almejam trabalhar na área de vendas dessas empresas, e sim que as  oportunidades de contratação são maiores nessa área.

Pode parecer só um jogo de palavras, mas compreender que nesse caso é uma demanda das organizações e não do mercado de profissionais é fundamental. O fato é que o mercado está recheado de pessoas que buscam um emprego, mas que têm pouca ou nenhuma qualificação e uma das únicas áreas que absorve estes profissionais é a comercial. Não por uma escolha, mas por necessidade.

Veja também: 12 dicas para ter uma estratégia de vendas eficazACESSAR

Três caminhos para a contratação de vendedores

A contratação do profissional para a área de vendas pode seguir três caminhos: contrate um excelente vendedor que esteja disponível no mercado de trabalho; contrate o melhor vendedor da concorrência; contrate alguém sem experiência, mas com o perfil da vaga. Vamos às implicações de cada uma dessas jornadas.

  1. Contratar um vendedor de excelência que esteja disponível é quase como ter seu cupom sorteado para ganhar o carro daquele shopping que fez campanha de Natal. Sim, é difícil de acontecer, porque é o melhor dos mundos. Embora não seja algo impossível, é raro.
  2. Contratar alguém que se destaque no trabalho com seu concorrente é viável, porém vai demandar que a sua empresa tenha uma proposta bastante atrativa financeiramente. Bom vendedor sabe do seu valor e não mudaria de time sem ter seu passe muito bem comprado.
  3. Contratar um profissional sem experiência talvez seja uma alternativa à primeira vista menos dispendiosa. Não há a necessidade de cobrir nenhuma oferta e geralmente o recém-contratado tem grande vontade de aprender. Dois fatores devem ser previstos aqui: primeiro, embora o custo inicial seja menor, o custo relativo à capacitação e treinamento devem ser dimensionados; segundo, reza a lenda que sempre há um tempo específico para adaptação do colaborador a sua função. Entenda que essa adaptação para o setor comercial pode ser mais prolongada do que a empresa deseja.

Como decidir

A decisão sobre qual jornada seguir vai depender de implicações como o aporte financeiro disponível, do tempo projetado para atingir os resultados e da análise do contexto do mercado. O quanto você deseja investir nessa contratação não pode ser entendido somente com a remuneração do contratado, mas também com o quanto a sua empresa vai ganhar ou deixar de atingir resultado no curto, médio e longo prazos.

O tempo projetado para alcançar os números previstos tem relação com o aporte financeiro. Não existe milagre e dificilmente você vai conseguir contratar um vendedor pronto que seja barato, ou um vendedor sem experiência que se destaque imediatamente e com pouca capacitação.

Quanto ao contexto mercadológico, basta ficar atento ao que acontece no seu segmento, com a concorrência e com a perspectiva de novos entrantes no seu mercado. Não existe receita. Existe sim saber observar o mercado e identificar oportunidades para alavancar os resultados do negócio.

Se a sua empresa ainda não está no mundo ideal

O cenário ideal seria ter uma multidão de profissionais com experiência, capacitação e competências comerciais desejando e sonhando trabalhar na sua empresa. No mundo real, talvez os profissionais ainda não sonhem em trabalhar na sua empresa. Mas não se desespere se essa é sua realidade.

Quando os colaboradores encontram um ambiente de trabalho saudável e se sentem valorizados, as chances de reter bons talentos e de atrair pessoas dispostas a vestir a camisa da empresa são muito maiores. Trabalhar em uma empresa dos sonhos, que aparece na lista do Linkedin, pode até ser bom. Mas cabe a todas as demais criarem o ambiente ideal de trabalho dentro da sua realidade.

Conteúdo produzido em colaboração com Kelly Costa, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Cesusc. 


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico