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Comunicação

Consumo de podcasts no Brasil chega a 40% dos internautas

16/03/2022

Estamos em uma nova era do áudio e uma das grandes transformações dos últimos anos foi o crescimento no consumo de podcasts. Parafraseando uma fala famosa, no futuro todo mundo terá seus 15 minutos nesse formato.

Muito mais que uma tendência, o aumento no consumo e na produção de podcasts ano a ano mostra que eles vieram para ficar. A estimativa da eMarketer é que a audiência do formato chegue a 23,5% da população mundial conectada até 2024. Ou seja, quase um em cada quatro internautas no mundo logo será ouvinte de podcast.

Nesse cenário, o Brasil ocupa um lugar de destaque. Segundo uma pesquisa do site Statista, mais de 40% dos brasileiros conectados já entraram nessa onda. Apenas Suécia e Irlanda aparecem no mesmo patamar, completando o pódio global.

Portanto, esse é um mercado muito interessante para as marcas que procuram maior proximidade com o público. Saiba mais!

Cresce o consumo de podcasts no Brasil

Nos últimos anos, o hábito de ouvir e criar podcasts no Brasil vem crescendo aceleradamente. Como revela a Globo, foi o país com maior crescimento na produção em 2020 e, durante a pandemia, teve um público de 57% das pessoas ouvindo o formato pela primeira vez.

Esses números confirmam a posição privilegiada da podosfera brasileira no mundo. Além de figurar no top 3 mundial do Statista, o Brasil também aparece como segundo maior mercado consumidor de podcasts nos dados de Podcast Stats Soundbites.

Sem dúvida, o brasileiro é apaixonado por áudio, como sua relação com a rádio já demonstra, considerando que o meio é ouvido por 80% da população, segundo a Kantar IBOPE Media.

Na internet, o consumo de áudio por serviços de streaming chega a 13 bilhões de horas por mês no Brasil, de acordo com a Comscore.

Para alimentar esse interesse, o País tem aumentado sua produção de podcasts no mesmo ritmo. O Listen Notes coloca o Brasil como segundo maior produtor do formato, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mas é interessante notar que o podcast é, na verdade, multiplataforma. Nesse sentido, por exemplo, o Google mostra que 63,1% dos usuários de YouTube gostam de acompanhar seus programas favoritos pela rede de vídeos. Para a audiência, a experiência com o conteúdo assim se torna ainda mais próxima.

Leia também: Dados sobre o consumo de áudio em 2021 (rádio e podcast)

O vídeo amplia a experiência do áudio e traz novas possibilidades ao podcast. (Foto via Freepik)

Pesquisas mostram que publicidade em podcasts funciona

Muitas marcas já perceberam a importância do ouvinte de podcast para a estratégia de marketing. Esse é um público bastante engajado não só com os programas favoritos, como também com os anunciantes.

Em pesquisa da Cisneros, quatro em cada dez ouvintes de áudio digital afirmam ter comprado entre um e três produtos após ouvir um anúncio on-line.

Os produtos e serviços mais adquiridos por eles são:

  • Roupas ou sapatos: 27%
  • Eletrodomésticos: 26%
  • Tecnologia: 22%
  • Produtos de supermercado: 22%
  • Educação: 21%
  • Eventos: 17%
  • Carros ou motos: 17%
  • Seguros: 16%
  • Turismo: 14%
  • Produtos bancários: 12%
  • Investimentos: 11%

Por sua vez, a IAB Brasil revela em parceria com a Offerwise que 59% dos ouvintes se recordam dos anúncios ouvidos em podcasts. Melhor ainda, mais da metade (56%) realizou alguma ação após o impacto do anunciante. Desse grupo, 37% procuraram mais informações sobre o produto na internet, 27% acessaram o site da marca, 18% acompanharam a marca nas redes sociais e 10% efetuou a compra.

Também é interessante notar que a publicidade em podcasts não gera conflito com os outros meios em que a marca anuncie. Pelo contrário, eles podem ser muito bem integrados.

A Globo informa, por exemplo, que seis em cada dez ouvintes mantiveram ou até aumentaram o consumo de outros meios quando descobriram o novo formato de áudio. Inclusive, 48% deles são telespectadores da própria Globo.

O que os ouvintes esperam na publicidade em podcasts, segundo a pesquisa da IAB, é que o anúncio se integre ao conteúdo do programa. Essa é a opção mais interessante para 54% da audiência.

Leia também: Como começar a investir em podcasts?

O podcast de negócios para sua marca

A NSC também está presente nesse universo. Nem poderia ser diferente, já que a maior empresa de comunicação em Santa Catarina investe em conteúdos multiplataforma que se conectam com o público do Estado, seja on-line, seja off-line.

Um dos programas é o podcast do Negócios SC, no ar desde 2020. Cada episódio traz um debate com referências das áreas de marketing, vendas, tecnologia, negócios e comportamento sobre os temas relevantes do momento. É um jeito rápido e fácil de ficar bem informado e ainda ter ótimas ideias para alavancar sua marca.

Ouça o Negócios SC no Spotify, Deezer ou SoundCloud.


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