logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Inovação

Conheça 5 tendências globais do futuro do consumo

11/06/2021

O comportamento de consumo, especialmente o consumo no varejo, está mudando rapidamente. Para se antecipar a essas mudanças, as lideranças do setor precisam ficar atentas às tendências globais e regionais. Mas como diferenciar entre o que é tendência de verdade e o que é uma moda passageira?

De acordo com o Future Today Institute, tendências são formadas por necessidades e desejos reais vistos na organização do mercado e da sociedade, com fortes sinais de desenvolvimento. Podemos não saber ainda a manifestação concreta dessa tendência, ou a melhor solução que será oferecida para ela, mas consumidores e empreendedores já demonstram um interesse nesse sentido.

Partindo do ponto de vista do consumidor, podemos saber o que é tendência identificando o que ele deseja ao consumir, o que valoriza ou prefere evitar, quais são as aspirações econômicas e éticas ao comprar, como ele gosta de comprar, entre outros fatores. É justamente isso que o estudo “O futuro dos mercados consumidores”, da PwC, procurou analisar.

A seguir, apresentamos as cinco macrotendências levantadas nesse estudo.

5 tendências globais de consumo

1) A loja do futuro

“A loja do futuro será omnichannel, rica em experiências e vai mesclar os mundos físico e digital”, aponta a PwC.

A tecnologia continuará importante para a evolução do varejo, mas não só no comércio eletrônico, como também nas lojas físicas. Elas devem proporcionar experiências mais imersivas com produtos e serviços, além de tornar o processo de compra cada vez mais facilitado.

Outra expectativa é o crescimento do modelo D2C, ou direto para o consumidor, unindo os universos de produção e vendas.

Ainda sobre a loja do futuro, a PwC destaca os seguintes pontos:

  • Smartphones e outros dispositivos podem enriquecer a experiência na loja física, reproduzindo as facilidades da compra on-line, especialmente no que diz respeito ao acesso a informações.
  • O marketing deve tornar-se mais personalizado com o uso de geolocalização, inteligência virtual, sistemas de reconhecimento do consumidor e até sugestões baseadas no DNA de cada pessoa.
  • As novas tecnologias de pagamento devem se consolidar, migrando o comportamento de vez para os pagamentos digitais.
  • A automação não somente é capaz de otimizar o varejo, a exemplo do controle de estoque automatizado, como pode oferecer uma experiência diferenciada para o público. Este é o caso das entregas via drone.

Leia também: SXSW Insights: Ecossistema delivery

O QR Code é uma tecnologia capaz de melhorar a experiência em loja. (Foto via Freepik)

2) Relevância da marca

O consumidor está mais consciente do impacto do consumo, assim como do seu poder de influenciar empresas a adotar certa postura ou ação.

A expectativa com relação aos valores das marcas torna-se cada vez maior. Diante disso, para elas se manterem relevantes, deverão saber promover seus valores com clareza e trazer isso para o dia a dia dos negócios.

Nesse sentido, a sustentabilidade é um dos principais aspectos a ser observado: segundo uma pesquisa global da PwC, 55% dos consumidores declaram comprar de marcas que protegem o meio ambiente. Outros 31% são neutros nesse quesito e apenas 14% não refletem ou não sabem responder essa questão.

Leia também: Cultura do cancelamento: como descancelar sua marca?

3) Cadeia digital de suprimentos

A tendência de automação no varejo deve chegar também à cadeia de suprimentos. A ideia é que a digitalização dessa operação permita que a produção e o controle de estoque tornem-se autogerenciáveis.

Isso quer dizer que o comportamento de consumo é que decidirá o quanto um produto é necessário em determinado mercado. Na prática, o benefício é de produzir apenas o esperado para aquela região e momento, evitando desperdícios.

Por exemplo, digamos que uma mesma fábrica de móveis tenha dois centros de distribuição: em Santa Catarina e São Paulo. Então, o sistema digital conectado com o comércio eletrônico percebe que a demanda do consumidor no Sul tem crescido ao longo do tempo em maior percentual. Tal sistema, sozinho, pode determinar uma quantidade maior de produtos para o centro de distribuição em Santa Catarina antes que o mercado local enfrente qualquer demora na entrega por causa do aumento de pedidos.

Leia também: Físico ou digital: qual é o melhor modelo de negócio?

4) O futuro da alimentação

Dentro dessa macrotendência do futuro da alimentação, a PwC destaca três outras tendências: a produção local, a produção em massa e a personalização.

A preferência pela produção local já é de interesse de 50% do público pesquisado pela consultoria internacional. Mas a produção em massa ainda terá seu lugar devido aos fatores preço, consistência e disponibilidade. Já a personalização diz respeito à oferta de alimentos mais adequados a diferentes regimes alimentares, além da curadoria de produtos para gostos ou necessidades específicas em serviços como clubes de assinatura.

A busca por marcas mais alinhadas aos valores do consumidor também está presente aqui. Alimentos mais saudáveis e a sustentabilidade na cadeia de produção estão entre as expectativas do público moderno.

Leia também: Locavorismo: a solução para a cadeia de alimentos na crise?

5) Predominância das práticas ambientais, sociais e de governança corporativa

Cada vez mais, o valor de uma empresa deixará de ser medido apenas em termos de finanças, mas também da contribuição que ela dá ao bem-estar social.

Iniciativas globais, como o Acordo de Paris para a proteção climática e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ampliaram o debate sobre a urgência de governos e iniciativa privada pensarem no longo prazo do planeta. Isso gera cobranças tanto externas quanto externas nas empresas pela adoção de melhores práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança).

Quer conhecer ainda mais tendências do varejo e dos negócios como um todo? Então baixe o e-book com os destaques do South By Southwest 2021 e fique por dentro das transformações tecnológicas do futuro.


Negócios SC

Estúdio NSC Branded Content

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico