Compras pela TV já são uma realidade com a Globo

13/08/2020

Novidade do setor

Compras pela TV já são uma realidade com a Globo

Você já está por dentro no novo capítulo que a Globo está escrevendo no futuro da televisão? A maior rede televisiva no Brasil, à qual a NSC TV é afiliada, acaba de apresentar o t-commerce, que permite compras pela TV.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Globo, a Via Varejo — dona de marcas como Casas Bahia e Pontofrio — e a premiada agência de publicidade Y&Y. Quer saber mais sobre essa novidade e o que ela representa? Descubra adiante!

O que é t-commerce?

O t-commerce é uma das principais transformações que estão ocorrendo no campo das mídias essenciais.

Mas, afinal, o que é t-commerce? É a junção das palavras television e commerce, ou seja, significa o comércio pela televisão. Com a difusão de novas tecnologias, como as TVs inteligentes que permitem maior interatividade do telespectador com o conteúdo, é possível transformar o meio televisivo em vitrine e loja ao mesmo tempo. Isso aumenta o impacto da televisão para as vendas das marcas anunciantes.

Essa tendência de usar as mídias como canais de venda tem sido vista em diferentes meios. Nas redes sociais, por exemplo, os chineses estão popularizando o conceito de shopstreaming. Isto é, quando há uma transmissão ao vivo mostrando determinados produtos e o público pode comprá-los diretamente pela rede, sem sair da exibição.

Uma ideia semelhante está por trás das compras pela TV. O objetivo é apresentar os produtos sem interrupção do conteúdo. Ao vê-los, as pessoas podem saber mais informações sobre o objeto desejado no próprio aparelho televisor e já iniciar por ali o processo de compra.

Isso trará uma revolução para o merchandising na televisão. Imagine ver o vestido que a protagonista de uma novela está usando ou o relógio de um apresentador, selecionar uma opção para ver mais informações sobre o item, como especificações, valor e formas de pagamento, e fazer a compra pela TV. Nos comerciais, então, o caminho entre despertar o interesse do telespectador e encaminhá-lo para a compra será cada vez mais curto.

Outra vantagem do t-commerce é oferecer uma nova métrica de avaliação das campanhas televisivas, já que possibilita a conversão direta com os anúncios.

Leia também: Audiência da Globo aumenta o alcance das marcas na pandemia

Compras pela TV demonstradas no programa É de Casa, da Globo. (Via YouTube Propmark)

Compras pela TV na programação Globo

A novidade do t-commerce foi anunciada no programa É de Casa, exibido aos sábados pela manhã na Globo. A atração também aparece na grade de horários da NSC TV, em Santa Catarina.

Como demonstrado pelos apresentadores do É de Casa, qualquer conteúdo televisivo agora pode ser transformado em uma plataforma de vendas por meio de uma smart TV, ou TV inteligente. Clicando no botão de interatividade do controle remoto, o telespectador pode acessar informações extras sobre os itens vistos em tela e abrir um QR Code no celular para finalizar a compra no site móvel do vendedor.

Para usar essa função, a smart TV precisa receber diretamente o sinal digital da Globo (e não por meio de um computador, por exemplo) e ter presente o sistema Ginga, o software que traz as opções de interatividade. Estima-se que 35 milhões de televisores no Brasil possam aproveitar essa novidade.

— É um projeto que une a alta cobertura da Globo a uma solução que permite a geração de leads com capacidade de mensuração de dados a curtíssimo prazo, trazendo inovação de ponta a ponta. Uma solução capaz de, em pouco tempo, apresentar um produto, gerar interesse e levar o consumidor direto para a conversão — explica Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em publicidade da Globo, ao site Propmark.

O t-commerce, por enquanto, é uma iniciativa que envolve as Casas Bahia. Mas, atualmente, qualquer marca já pode criar anúncios compráveis com a ajuda da NSC TV em Santa Catarina.

Leia também: Qual é a melhor emissora de TV em SC para anunciar?

As compras pela TV têm tudo a ver com o distanciamento social. (Foto via Freepik)

Anúncios compráveis também na NSC TV

A NSC TV traz diversas facilidades para quem deseja anunciar na televisão. Inclusive, a tecnologia dos anúncios compráveis já está disponível aos anunciantes na emissora líder de audiência em Santa Catarina.

Por meio de QR Codes exibidos durante o comercial, é possível conectar o telespectador diretamente com o site do produto ou serviço anunciado. Assim, o consumidor pode se informar melhor ou até mesmo iniciar as compras pela TV. Basta apontar a câmera do celular para o código exibido em tela e concluir a ação.

Outra opção é usar essa ferramenta para atrair mais seguidores para as redes sociais da marca. Há muitas possibilidades de aplicação, conforme o objetivo de cada estratégia da marca.

Além disso, da mesma forma como ocorre no t-commerce da Globo, a solução da NSC TV permite analisar as conversões do anúncio, contribuindo para a avaliação do desempenho da campanha.

Saiba mais: NSC traz nova otimização para comerciais de TV no Estado

Como anunciar na Globo em Santa Catarina?

Aproveitar as vantagens de anunciar na Globo em Santa Catarina é mais fácil do que se imagina. A NSC TV, afiliada da rede no Estado, ajuda em todo o processo e ainda oferece condições especiais para anunciantes durante a crise.

Quer descobrir como abrir sua marca a um novo mundo de oportunidades? Confira as dicas do e-book Tudo sobre como Anunciar na Globo em SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui