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Como vender pela internet: dicas essenciais

17/12/2018

Afinal, como vender pela internet? Confira algumas dicas essenciais para o digital.

Com tanta movimentação na internet, é difícil ter uma estratégia de marketing que não considere as mídias online. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, em 2016, o Brasil teve 116 milhões de pessoas conectadas à internet.

Com a presença do público no ambiente digital e todas as facilidades que esse espaço oferece, as compras virtuais se tornaram bastante comuns. Mesmo em um cenário de crise, o comércio eletrônico no Brasil teve um crescimento de 8,2%, 2016. Ou seja, esse é um meio muito importante para empresas que desejam aumentar as suas vendas.

Se você deseja se aventurar pelo ambiente digital e começar a vender online ou montar um e-commerce, precisa lidar com algumas tarefas. Quer saber quais são?  Acompanhe o passo a passo que apresentamos neste post e alavanque o seu negócio!

1. Estruture seu planejamento

Antes de tudo, é importante planejar como o seu projeto será feito. Defina em qual segmento sua empresa trabalhará, os produtos que serão vendidos e quais serão os seus fornecedores.

O importante, nesse momento, é ter um objetivo claro. Saber qual é o seu foco é fundamental para pensar nas formas de atuar e fazer as coisas acontecerem de maneira eficaz. Escolha os produtos ideais e procure informações sobre ele e o seu mercado. Pesquise o perfil do público-alvo, seus hábitos de consumo, as soluções e as estratégias da concorrência.

Ao fazer esse planejamento, a empresa poderá organizar um cronograma, definir um orçamento e saber quanto cobrar por venda. Isso porque em um planejamento será possível definir uma meta de faturamento, prever gastos e pensar na logística para que as transações aconteçam de forma a alcançar os objetivos do negócio.

Preveja gastos e receitas considerando serviços de tecnologia, manutenção das plataformas, compra e produção de materiais.

2. Conheça o seu público

Saber para quem você vai vender também uma tarefa que deve ser realizada no início do processo. Porém, ela precisa de bastante dedicação, já que é o que guiará a empresa a encontrar as melhores formas de chegar até os clientes ideais.

Ter bem claro o perfil das pessoas que você deseja alcançar ajudará na escolha das estratégias, da linguagem utilizada, das plataformas e redes sociais onde você estará. Por isso, não pule essa etapa de forma alguma!

Ainda não conhece os seus clientes? Leia o artigo O que é buyer persona, como criar uma e como utilizá-la nas estratégias e veja como construir uma representação do comprador ideal para o seu negócio.

3. Escolha a plataforma de e-commerce

Já sabe onde seus produtos ou serviços ficarão à venda? Chegou o momento de escolher uma plataforma de e-commerce. Essa escolha é muito importante, pois quando o cliente chegar até o momento de compra, é importante que ele se sinta seguro e confortável.

Por isso, invista em uma plataforma de qualidade, que ofereça a tecnologia necessária para que a sua loja seja atrativa e a compra funcione da forma esperada pelo consumidor.

Pense bem no sistema de venda, considerando as formas de pedido e pagamento e não deixe de prestar atenção nas partes legal e operacional do negócio. Conheça a legislação, mantenha todos os processos registrados e garanta que a plataforma que você usa tenha domínio próprio e certificados de segurança, por exemplo.

Veja também 6 dicas de como vender mais em SC.

4. Escolha os canais onde estará

Além de ter uma boa plataforma para suas vendas online, você precisa trabalhar a sua presença online. Por isso, estar em outros canais também é uma ação necessária para alavancar os negócios. Diversificar os canais de venda é importante para atrair pessoas interessadas pela sua marca e, consequentemente, vender mais.

Conheça um pouco mais sobre os principais espaços que podem beneficiar os seus negócios online:

Redes sociais

As redes sociais são plataformas bastante movimentadas, que recebem milhares de visitas todos os dias, por isso, são uma boa opção para quem deseja interagir com a audiência, divulgar imagens e vídeos sobre produtos e atrair pessoas para outras páginas.

O Facebook, por exemplo, alcançou 2,13 bilhões de usuários ativos por mês no final de 2017, alta de 14% em relação a 2016. Com uma popularidade tão alta, a rede é ótima para divulgar produtos ou serviços, além de funcionar como um meio para levar as pessoas até o seu site.

O Instagram, por sua vez, é uma rede com forte apelo visual. Portanto, é fundamental investir em imagens e vídeos curtos – e de qualidade. Além de ser uma opção para expôr o que você pretende vender, o Instagram também pode direcionar o público para a sua loja virtual.

Marketplace

O marketplace é uma plataforma que reúne lojas distintas em um mesmo lugar. Por oferecer tantas opções, ele é visto pelo consumidor como um espaço em que será possível encontrar o que ele procura com mais facilidade.

Além de ser um local que o consumidor já conhece e, portanto, recebe muitas visitas, marketplaces também costumam investir em publicidade, colaborando para a divulgação das lojas que estão nele.

Essa opção ajuda a diversificar os canais de venda e pode ser integrada à plataforma de e-commerce. Porém, pense se utilizá-la é a melhor estratégia no momento. Caso o seu negócio esteja começando, pode ser melhor reunir as opções de transação em um mesmo lugar.

Leia também o conteúdo Como divulgar a minha empresa.

5. Atraia público

Se você já fez todos os passos anteriores, chegou a hora de atrair pessoas para o seu negócio online e aumentar o número de vendas. Para isso, há algumas ações que você pode implementar na sua estratégia de marketing digital, como fortalecer sua presença nas redes sociais, investir em marketing de conteúdo, fazer anúncios, branded content, publieditoriais, patrocinar conteúdos e incluí-los em mídia display e em grandes canais.

Por fim, você pode fazer anúncios que destaquem o seu empreendimento, produto ou serviço, tornando-os mais conhecidos pelo público. Há muitas formas de anunciar na internet, como patrocinar links nos sites de busca, criar anúncios nas redes sociais, usar mídia programática e incluir vídeos e banners em websites e blogs.

Nem sempre é fácil encontrar os formatos de anúncio ideais para o seu negócio. Por isso, a NSC criou o simulador multimídia de publicidade. Nele, um algoritmo inteligente ajuda a identificar as melhores opções de mídias, formatos e condições de investimento para potencializar um anúncio. Basta responder algumas perguntas e receber uma orientação na própria plataforma.

Quer se aprofundar no assunto? Leia o material Planejamento de Vendas e Marketing para PME e empreendedores.

6. Invista em SEO

Não adianta ter um site bonito, fácil de ser usado e cheio de ofertas atrativas se as pessoas não conseguirem encontrá-lo. Como os sites de busca são uma importante fonte de informação, trabalhar para ter a sua plataforma entre as primeiras posições pode render ao seu negócio muitas visitas e mais vendas. Segundo o estudo Google Organic Click Through Study: Comparison of Google’s CTR by Position, Industry and Query Type, o primeiro resultado de uma busca no Google recebe, sozinho, 21% dos cliques.

Por isso é tão importante prestar atenção nas regras de SEO, que significa Search Engine Optimization otimização para motores de busca”, em português. Essas regras guiam uma página na otimização de recursos para que ela seja reconhecida pelos mecanismos de busca.

Por exemplo, o uso de palavras-chave nos textos, no link e em imagens ou vídeos são formas de mostrar que sua plataforma de e-commerce cumpre o que propõe, contribuindo para que ela fique bem posicionada no Google.

Parcerias de conteúdos, com publishers de grande audiência e autoridade na internet também contribuem para isso. Páginas que levem os leitores para seu blog ou site por meio de links ou que abriguem seus conteúdos podem dar mais relevância ao seu blog e mais visibilidade aos seus anúncios.

7. Cuide do cliente

Embora no comércio pela internet o cliente esteja fisicamente distante da sua empresa, ele precisa receber atenção e ter os seus problemas resolvidos. Por isso, esteja atento à opinião do público e busque oferecer condições para que a compra aconteça da melhor maneira possível.

É importante garantir que os processos funcionem conforme o combinado, para que o período de entrega seja sempre cumprido, o site de e-commerce tenha boa navegabilidade e as pessoas possam fechar transações de forma segura.

Ter uma boa equipe também é essencial para o sucesso da sua loja online. Com profissionais preparados para cuidar da tecnologia, do design, da informação e do atendimento, seu site ficará mais completo e os seus clientes se sentirão mais confortáveis e seguros no momento da compra.

Além disso, para estabelecer uma relação de confiança com o seu público, entregue produtos e serviço coerentes com a sua oferta e deixe todas as informações sobre a compra bem claras. Por exemplo, o valor da mercadoria, do frete, o prazo de entrega e as condições de pagamento devem ficar visíveis para não deixar o consumidor confuso e, assim, evitar problemas futuros.

Como vimos, a quantidade de vendas no ambiente digital é bastante expressiva. Por isso, a sua empresa não pode ficar fora desse mercado. Quer melhorar a sua estratégia digital? Leia o post 8 dicas de marketing na internet para empresas!


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