Como vender no Dia dos Namorados durante a pandemia?

19/05/2020

Vendas

Como vender no Dia dos Namorados durante a pandemia?

O Dia dos Namorados, tradicionalmente comemorado no Brasil em 12 de junho, ocorrerá em circunstâncias muito diferentes em 2020. A data típica do calendário comercial brasileiro, assim como foi a Páscoa e o Dia das Mães, precisará se adaptar ao cenário causado pelo novo coronavírus no País.

Confira a seguir qual é a expectativa do mercado diante dessa mudança e como vender no Dia dos Namorados. Afinal, é possível celebrar o amor em tempos de pandemia?

O impacto da pandemia no Dia dos Namorados 2020

Considerando os resultados do Dia das Mães, a perspectiva para as vendas do Dia dos Namorados é de freio ao crescimento visto nas datas comerciais de 2018 e 2019. Os números do comércio para o último 10 de maio variam conforme a fonte e a metodologia da análise, mas todos indicam retração do mercado: -26,6% (Cielo), -41% (Boa Vista SCPC), até -58% (F360º).

Mostramos essa realidade não para desestimular você, e sim para ressaltar a necessidade de redobrar seus esforços neste ano. Será preciso montar uma estratégia de guerra para contornar as dificuldades trazidas pelo novo coronavírus às vendas.

Sua empresa aceita encarar esse desafio? Então veja as dicas para aumentar o faturamento neste período.

Leia também: Imperdível: 5 vantagens de anunciar na NSC agora

Dicas para vender no Dia dos Namorados

Vendas on-line com diferenciais

Lojas virtuais saem na frente na busca do consumidor durante a pandemia. Ainda mais agora, incluir condições diferenciadas de negociação será importante para aumentar as vendas. Frete grátis, entrega rápida, personalização do presente e parcelamento das compras (ou adiamento das parcelas) podem ser argumentos usados para convencer os compradores indecisos.

Alternativas para lojas físicas

Os pontos de venda na rua e em shoppings ou outros centros comerciais devem se preocupar especialmente com oferecer segurança ao consumidor. O objetivo é evitar aglomerações, portanto vale buscar soluções como atendimento antecipado pela internet para retirada na loja, presentes já prontos para entrega ou até mesmo drive-thru.

Restaurante em casa

Os tradicionais jantares românticos fora de casa também serão afetados pela pandemia. Por consequência, bares e restaurantes precisarão ir até o público se quiserem vender no Dia dos Namorados.

Serviços de entrega (delivery) de alimentos têm se tornado mais procurados nos últimos tempos, por causa do coronavírus. Em março calculou-se um aumento na casa dos 40% no número de pedidos por aplicativo, aponta um estudo da Corebiz.

Mas é preciso ir além para encantar. Não faça uma simples entrega — leve a experiência do restaurante para a casa das pessoas com uma apresentação especial à altura da comemoração.

Aproveite: #JuntosporSC: conecte seu negócio com uma grande audiência

Um Dia dos Namorados atípico pede medidas especiais do comércio. (Foto via Freepik)

Parcerias estratégicas

Nesse serviço de entrega especial no Dia dos Namorados, uma forma de aprimorar a oferta é por meio de parcerias de negócios para a data. Um restaurante pode se unir a uma floricultura ou uma empresa de decoração de eventos, por exemplo, para caprichar no clima de romance.

Oportunidades para variar o presente

Desde que entraram em vigor as medidas mais restritivas de distanciamento social, pesquisas por “o que fazer no tédio” estão em alta. Passar 24 horas por dia juntos no mesmo ambiente, durante semanas, pode pesar até para os casais mais apaixonados. Então, esta é uma ótima oportunidade para ajudar a “pensar fora da caixa” ao presentear.

Por que não oferecer um curso on-line de massagem para o casal fazer junto? Ou quem sabe apimentar a relação com brinquedos sexuais? Este será um Dia dos Namorados atípico, aproveite para oferecer algo diferente sem medo.

A hora e a vez dos pequenos negócios locais

Outra tendência fortalecida nos últimos tempos é a busca por negócios locais perto do consumidor. Com a mobilidade das pessoas reduzida e campanhas como a do Juntos por Santa Catarina chamando a atenção para essas empresas mais suscetíveis à crise, o consumidor olhará com maior carinho para as soluções em presente mais próximas de si.

Divulgação é fundamental

Todas essas estratégias para vender no Dia dos Namorados são importantes, mas não funcionam sozinhas. A comunicação é o passo essencial capaz de unir seu planejamento aos resultados esperados.

Para ajudar nesse momento difícil para seu negócio, a NSC está oferecendo condições especiais para anunciar com ótimas possibilidades de retorno. Assim, sua empresa ganha uma aliada de peso na batalha pelas vendas.

Nossa equipe de consultores está à disposição para entender sua necessidade e encontrar a melhor solução em mídia para conectar você a milhares de pessoas. Quer se destacar neste Dia dos Namorados? Fale conosco pelo site ou pelo (48) 3216-3216.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui