O portal Negócios SC é muito mais que conteúdo sobre marketing, vendas, tecnologia e mercado. É um hub de inteligência da maior empresa de comunicação de Santa Catarina para anunciantes e agências que desejam vender mais, lançar produtos ou serviços e fortalecer marcas.
Aqui você encontra artigos com muita informação e dicas práticas, materiais gratuitos para baixar e ferramentas para turbinar sua estratégia de marketing, como o exclusivo Simulador de Campanha. Por meio do Negócios SC, ainda pode se inspirar em dezenas de cases de sucesso e descobrir parcerias essenciais para ter no Estado.
Quer saber mais sobre como simular suas campanhas e otimizar a veiculação de anúncios? Então acompanhe o passo a passo a seguir!
O que é o Simulador de Campanha do Negócios SC?
O Simulador de Campanha é uma ferramenta digital inteligente para otimizar estratégias de marketing por meio da correta veiculação da publicidade nas mídias essenciais, como televisão, rádio, jornal e grandes portais digitais.
É muito fácil de usar! Você preenche em poucos segundos cinco tipos de informação:
- Objetivo da campanha;
- Perfil do público-alvo, com gênero, faixa etária e classe social;
- Conteúdo de interesse do público-alvo;
- Regiões onde deseja veicular sua campanha;
- Orçamento para veiculação.
A partir daí, adiciona alguns dados de contato para que possamos ajudar você e tem acesso à página de resultado da simulação. Nela encontra oportunidades ideais de veículos de comunicação que permitirão à sua empresa alcançar o objetivo definido, falar com o perfil de público desejado e ter excelente aproveitamento do seu orçamento.
O algoritmo por trás do Simulador é o grande diferencial dessa ferramenta. Ele se baseia no banco de dados da NSC, com toda a tradição e expertise no mercado catarinense, para calcular e identificar as melhores condições de investimento de acordo com as suas especificações.
Resultado: você descobre com praticidade e agilidade uma ótima sugestão de entrega de publicidade em TV, rádio, jornal ou digital em Santa Catarina.
Leia também: Quanto investir em marketing: orçamentos com valores reais como base
Assista ao vídeo abaixo para saber mais:
Passo a passo para simular campanhas de publicidade
Comece acessando a página do Simulador de Campanha, aqui dentro do portal Negócios SC. Então você verá esta tela:
Clique no botão “INICIAR SIMULAÇÃO” para avançar.
A próxima tela é o Passo 1, em que é inserido o primeiro dos cinco tipos de informação que comentamos acima, ou seja, o objetivo da sua campanha.
- Vender mais é recomendado quando a empresa já tem produtos ou serviços no mercado;
- Lançar algo novo é mais indicado quando deseja apresentar uma novidade aos catarinenses;
- Reforçar a marca é a opção para quem quer conquistar mais confiança e desejo do consumidor.
É necessário preencher todos os passos para usar o Simulador. Note que no canto inferior direito da tela o botão “AVANÇAR” fica bloqueado até selecionar uma das opções. Ao fazer isso, a opção desejada fica marcada e você pode clicar então em “AVANÇAR”.
Em seguida, vem o Passo 2. Nele é necessário selecionar três parâmetros de perfil de público:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Classe social.
Sem isso, como comentamos, não será possível avançar. Clique nas opções desejadas, conforme seu público-alvo, e de novo em “AVANÇAR”.
No Passo 3 existe uma única informação para preencher: o principal assunto de interesse do seu público. Aqui também só é possível escolher uma opção, então pense bem qual é a melhor alternativa para sua estratégia. Feito isso, pode prosseguir.
Importante: se ao longo do processo você desejar redefinir alguma informação da campanha, clique no botão “VOLTAR” dentro da tela do Simulador. Caso retorne pela barra do navegador, toda a simulação será perdida.
O Passo 4 é a única tela em que você pode escolher mais de uma alternativa para a mesma informação. Aqui você define a região, ou regiões, de veiculação da sua campanha. Clique em áreas específicas sobre o mapa ou no menu logo abaixo dele.
Por exemplo, ao escolher apenas as regiões da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, o mapa ficará marcado assim:
Se preferir veicular sua campanha em toda Santa Catarina, basta clicar na opção “TODAS” e, em seguida, no botão “AVANÇAR”.
Por fim, o Passo 5 apresenta uma barra de rolagem para você especificar o valor que gostaria de investir na veiculação da campanha. Note que esse valor é apenas de veiculação. A produção das peças publicitárias, como anúncios de televisão, spots de rádio e artes para jornal, demanda um investimento à parte.
Arraste a barra de rolagem até o valor desejado, entre R$ 500,00 e R$ 50.000,00. Clique novamente em “AVANÇAR” para concluir.
Neste exemplo, definimos um investimento mediano de R$ 25.000,00.
Na próxima tela são solicitadas algumas informações essenciais de contato para podermos ajudar você e entregar mais soluções para otimizar suas estratégias de marketing. Coloque seu nome, melhor endereço de e-mail, telefone, cargo e nome da empresa, clicando a seguir em “AVANÇAR”.
Pronto! Você terá acesso agora à página de resultado da simulação, com sugestões personalizadas pelo algoritmo de acordo com a sua estratégia.
Digamos que para uma campanha com os seguintes parâmetros:
- Objetivo: vender mais;
- Perfil do público: ambos os gêneros, 25+, ABCDE;
- Interesse: notícias;
- Região: Toda Santa Catarina;
- Orçamento: R$ 25.000,00.
Teríamos então a oportunidade de criar uma campanha por um mês nos principais veículos de comunicação do Estado, com presença on-line no NSC Total, inserções na NSC TV e anúncio no Diário Catarinense.
Nessa tela ainda é possível conferir a quantidade de impressões e inserções que seu orçamento permite, em números reais. Caso queira causar mais impactos no público catarinense, logo abaixo do detalhamento da campanha há o botão “Faça uma nova simulação”. Clique nele e aumente seu orçamento, ou fale diretamente com um consultor para ter o máximo proveito da sua veiculação.
Vantagens do Simulador de Campanha do Negócios SC
Toda a simulação pode ser feita em questão de segundos e quanto mais você pratica, mais domina a ferramenta. Usá-la traz muitas vantagens para o marketing da sua empresa:
- Leva a conhecer melhor seus objetivos;
- Define as características do público-alvo;
- Oferece segmentação da sua campanha;
- Oferece total controle do orçamento;
- É prática, rápida e gratuita para usar;
- Permite fazer quantas simulações quiser;
- É baseada em um extenso banco de dados da NSC;
- Conta com um algoritmo inteligente para trazer os melhores resultados.
Se você é um anunciante, por exemplo, pode usar o Simulador como apoio para elaborar suas estratégias de comunicação. Para agências, a ferramenta permite que seja oferecido aos clientes um portfólio de soluções muito maior e mais variado, baseando-se em diferentes objetivos e orçamentos.
Quer começar a aproveitar todas essas vantagens? Clique aqui e faça sua primeira simulação.