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Como superar a maior dificuldade das lojas na internet?

15/09/2021

Este é o momento mais apropriado para se ter uma loja virtual. De acordo com a Neotrust, no primeiro semestre de 2021 já foi registrado um faturamento de R$ 74,7 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, valor 37,6% maior que o do mesmo período do ano anterior. Isso indica que o segundo semestre deste ano deve ser o melhor de toda a história no varejo on-line do Brasil.

Mas as lojas na internet não estão livres de dificuldades, apesar desse ótimo momento para os negócios. Uma pesquisa da Bis2Bis, em parceria com o portal E-commerce Brasil, revela que as empresas têm uma série de desafios no meio digital.

Conheça a seguir quais são essas dificuldades e como a NSC pode ajudar a resolver a principal delas.

O marketing é a maior dificuldade das lojas na internet

Segundo a pesquisa, o marketing é a área de maior dificuldade das lojas virtuais brasileiras. Ela aparece como um dos principais pontos de dor para 61% dos profissionais entrevistados pela Bis2Bis — e muito à frente de questões como logística ou fornecedores.

Não se trata aqui de o marketing ser especialmente difícil em comparação com as outras atividades da empresa. A realidade é que a maioria das organizações não tem pessoal suficiente para cuidar também dessa função.

O estudo Content Trends 2019, da Rock Content, mostra que 33,2% das empresas têm equipes de marketing com duas a cinco pessoas. Outras 20,9% contam com apenas um profissional. E 23,8% sequer dispõem de uma equipe de marketing. Isso impacta diretamente no desempenho não só da loja virtual, como da empresa como um todo, já que sobrecarrega os colaboradores existentes ou concentra tudo nas mãos do proprietário.

Uma solução possível para esse problema é contar com parcerias estratégicas no marketing, transferindo algumas funções de estratégia e execução que a empresa sozinha não consegue absorver.

Ainda aparecem lista de principais dificuldades das lojas na internet:

  • logística: 46%
  • gestão: 40%
  • fornecedores: 32%
  • plataforma de e-commerce: 31%
  • pós-venda: 19%
  • atendimento e suporte: 13%

Leia também: Como a NSC pode ajudar no planejamento de mídia?

Melhorar a comunicação do e-commerce pode turbinar suas vendas. (Imagem via Freepik).

Parceria estratégica para divulgação da sua loja virtual

A promoção ou divulgação do negócio é um dos pilares do marketing. Nesse aspecto, quando se trata da comunicação da marca nas mídias essenciais, a parceria com a NSC pode ser muito positiva para o sucesso do comércio virtual ou físico.

— Sem dúvida, estar nos meios digitais da NSC faz todo sentido para o empreendimento. Ampliar nossa voz e ainda estar com profissionais, jornalistas e locutores com tanta credibilidade e engajamento faz com que nosso Outlet esteja na memória do nosso público-alvo — comenta Aline Righi no case de sucesso do Porto Belo Outlet Premium.

A NSC oferece uma solução completa para a divulgação da marca na TV, na rádio, nos jornais, em portais com milhões de visualizações e também nas redes sociais da NSC. É muito mais que um espaço de mídia, é um centro de desenvolvimento de estratégias para conquistar o consumidor catarinense, produzir conteúdos e veicular seus anúncios nos meios mais eficientes.

Para facilitar ainda mais o marketing de lojas virtuais, a NSC proporciona soluções que vão desde a produção de comerciais de TV até uma ferramenta gratuita para planejamento de mídia. No caso, trata-se do Simulador de Campanha.

Saiba mais: Como usar o novo Simulador de Campanha do Negócios SC?

Próximos desafios do e-commerce no Brasil

A pesquisa da Bis2Bis também revela quais são os desafios que as lojas virtuais no Brasil pretendem encarar no período de 12 meses. Temos entre os principais:

  • melhorar a taxa de conversão: 70%
  • melhorar a eficiência do marketing: 58%
  • expandir o alcance: 46%
  • escalar o negócio: 43%

Para melhorar a taxa de conversão dentro do e-commerce, é importante ter canais de venda projetados para a navegação móvel, de fácil usabilidade e com descrições de produtos ao mesmo tempo informativas e interessantes. Já para melhorar a taxa de conversão da comunicação, é preciso otimizar seu funil de vendas. O mesmo pode ser dito sobre a eficiência do marketing como um todo.

Enquanto isso, nos casos de expandir o alcance da loja virtual e ter escalabilidade, a parceria estratégica com a NSC é igualmente proveitosa. Isso porque os veículos da NSC dão visibilidade ao negócio não só para milhões de consumidores catarinenses, mas também fora do Estado, graças ao impulso que dá à sua estratégia de SEO.

Para conhecer outras formas como a NSC pode contribuir com o sucesso do seu e-commerce, baixe o e-book sobre Como otimizar seu funil de vendas com a empresa líder em comunicação em Santa Catarina.


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