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Comunicação

Como segmentar a audiência da marca em Santa Catarina?

07/07/2022

Qual fator tem uma maior influência positiva para o desempenho de uma campanha de marketing? Para os profissionais entrevistados pela Nielsen no Relatório Global Anual de Marketing, edição 2022, é a segmentação da audiência.

Segmentar a comunicação da marca aparece, inclusive, à frente de fatores como a qualidade do criativo e o alcance da campanha. 

Então, para mostrar como otimizar sua comunicação da marca em Santa Catarina, entregando os anúncios para o público certo, veja como segmentar a audiência com a ajuda da NSC.

5 passos para segmentar a audiência com a NSC

1) Defina sua buyer persona

Pode parecer algo simples, mas muitos negócios acabam cometendo o erro de não ter uma buyer persona definida. Ou ainda não têm uma visão clara de quem é seu consumidor ideal.

Por exemplo, uma marca de alimentos congelados e uma pizzaria podem compartilhar o mesmo público geral: pessoas que comem pizza. No entanto, pode existir uma grande diferença entre o perfil de consumidor que vai ao mercado comprar um produto de preparo rápido e aquele cliente que decide ir ao restaurante.

Esse é o ponto de partida da segmentação do público. Sem saber quem é o seu público-alvo não é possível entender como ele se comporta — e a análise de comportamento é um dos aspectos cruciais para uma entrega eficiente da comunicação.

A boa notícia é que existem ferramentas práticas para elaborar essa persona. Ter uma buyer persona bem definida ainda permite encontrar sua verdadeira concorrência. No caso da pizzaria, o maior concorrente pode ser uma hamburgueria próxima, em vez da marca de pizzas congeladas. Isso faz diferença na hora de disputar a atenção do consumidor.

Leia também: Ferramentas gratuitas para você criar uma buyer persona

Definir seu consumidor ideal é essencial para elaborar as estratégias certas. (Foto via Freepik)

2) Descubra os hábitos do consumidor

Algumas informações da sua persona precisam de uma pesquisa maior. Entre elas, temos os hábitos de consumo, fatores de decisão de compra e quais mídias as influenciam.

A boa notícia é que existem inúmeros estudos sobre o consumidor. Aqui mesmo no Negócios SC, você encontra alguns estudos exclusivos e focados no mercado de Santa Catarina.

O relatório da Nielsen ainda traz um dado interessante nesse sentido. Ele mostra que a televisão é um dos canais de marketing em que os consumidores mais confiam: 78% do público confia em comerciais de TV. Esse é um percentual próximo até das indicações de pessoas conhecidas (89%).

Com base em informações como essas, você vai entendendo quais meios têm maior afinidade com o consumidor e vice-versa.

3) Conheça as mídias disponíveis e seus públicos

No entanto, muitos negócios esbarram na dificuldade de encontrar dados sobre as audiências dos diferentes canais de marketing. De acordo com a Nielsen, 36% dos profissionais de marketing consideram o acesso aos dados extremamente ou muito difícil.

Isso é ainda mais evidente na mídia digital — e o fim dos cookies de terceiros não promete facilitar em nada essa questão. É por isso que os anunciantes têm se voltado para a segurança da mídia tradicional.

Nos mídias kits dos veículos da NSC, por exemplo, você descobre quais são os públicos na TV, nas rádios, nos jornais e nos portais digitais que são sucesso de audiência em Santa Catarina. Assim, a decisão sobre onde anunciar é feita de modo mais confiante.

Para completar, é importante ficar de olho nas diversas possibilidades de mídia, mas isso não quer dizer que a marca deva anunciar em todo canto. O TikTok é um desses casos: vale manter no radar pelo impacto que ele tem; por outro lado, o público majoritariamente jovem dessa rede social não é o alvo de muitas estratégias de marketing.

Leia também: Como anunciar no Instagram e Facebook com a NSC?

4) Use o Simulador de Campanha para segmentar a audiência

Agora, e se houvesse uma ferramenta que já dispusesse dos perfis de audiência de vários veículos e encontrasse automaticamente a melhor combinação com seu público-alvo?

Essa ferramenta existe e se chama Simulador de Campanha, um sistema inteligente disponível de graça aqui no Negócios SC. Por meio dele, é possível receber sugestões de mídia de acordo com os objetivos da sua marca. Ele apontará, por exemplo, as opções em TV, rádio, jornal ou na internet que alcançam diretamente o público que seu negócio deseja impactar, dentro do orçamento proposto.

Desse modo, você economiza tempo. A estratégia chega até você, com base em décadas de expertise da NSC em entregar ótimos resultados para os anunciantes.

5) Fale com os consultores da NSC

Se tiver alguma dúvida sobre como segmentar a audiência da marca em Santa Catarina e quais são os melhores canais e veículos para isso, nossos consultores ainda estão à sua disposição.

Além das soluções oferecidas pelo Simulador de Campanha, eles podem apresentar oportunidades exclusivas para aumentar as vendas, conquistar leads, fortalecer a marca ou lançar novos produtos e serviços no Estado.

Fale com nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br ou aproveite o Simulador de Campanha gratuito.

 


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