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Como planejar o Dia dos Pais 2022 na sua loja?

01/06/2022

O Dia dos Pais é importante por dois motivos especiais. Primeiramente, pelo que a data significa para muitas famílias brasileiras. Em segundo lugar, pelo movimento nas vendas do varejo que ela proporciona.

De acordo com a CNDL/SPC Brasil, mais de 100 bilhões de brasileiros vão às compras para a ocasião, com a expectativa de movimentar mais de R$ 20 bilhões em presentes. Só no e-commerce, a NilsenIQ Ebit revela que as lojas faturaram R$ 3,5 bilhões no Dia dos Pais em 2020.

Agora em 2022, o Dia dos Pais será celebrado em 14 de agosto. Portanto, ainda há tempo de planejar a campanha do seu comércio com cuidado, sendo que há boas razões para se antecipar. Acompanhe a explicação!

Por que planejar o Dia dos Pais 2022 com antecipação?

Oito em cada dez brasileiros afirmam que o Dia dos Pais sempre será uma data importante, segundo uma pesquisa do Instituto Behup para a Globo. Mas para que o comércio também dê a devida importância à data é preciso se antecipar.

Veja três motivos para planejar o Dia dos pais 2022 o quanto antes.

1) Logística

Os desafios para driblar a escassez ou falta de produtos e matérias-primas continuam presentes em 2022. Especialmente para quem depende de importações da China, onde ainda ocorrem lockdowns para conter a disseminação do coronavírus, é necessário planejar com antecedência para garantir o estoque necessário a tempo.

2) Jornada de compra antecipada

A pesquisa do Instituto Behup mostrou que 51% dos interessados no Dia dos Pais no ano passado pretendiam comprar o presente com antecedência, entre um mês e 15 dias antes da data. Agora em 2022, com o consumidor cada vez mais preocupado com os preços, esse comportamento deve se repetir ou até se intensificar.

3) Estratégia de comunicação

Uma estratégia de comunicação bem feita leva tempo. Por exemplo, se o objetivo da marca é fazer uma campanha de aquisição de leads até o Dia dos Pais para enviar ofertas personalizadas, então precisa de tempo para essa execução. Outro caso é a compra de mídia, que se deve fazer o quanto antes para garantir os espaços ideais para sua divulgação.

Com isso em mente, saiba como preparar sua loja para o Dia dos Pais 2022.

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O Dia dos Pais em 2022 será comemorado no dia 14 de agosto. (Foto via Freepik)

3 dicas para preparar o Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma oportunidade para vendas nos mais variados segmentos, do comércio aos serviços. Então, embora o nosso foco aqui sejam as lojas, estas dicas também valem para restaurantes, serviços turísticos, espaços de cuidados pessoais, experiências etc.

1) Tenha as alavancas promocionais certas para seu público

O cenário instável da economia faz com que o consumidor procure vantagens mais imediatas na hora de comprar. Nessse sentido, um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que o uso de programas de pontos em lojas físicas caiu de 52% para 45% entre os anos de 2020 e 2021. Já o cashback tem sido uma alavanca promocional mais eficiente, sendo usada por 59% do público em 2021, frente aos 48% de 2020.

Entretanto, descontos e promoções continuam soberanos para atrair os consumidores, sendo usados por 66% no PDV físico.

No e-commerce ocorre uma situação parecida. A terceira alavanca promocional mais utilizada pelo público é o cashback (57%), em segundo lugar estão descontos e promoções (68%) e na dianteira vem o frete grátis (89%).

Portanto, vale analisar quais vantagens seu público realmente procura neste momento — e quais sua loja pode oferecer.

Leia também: E-commerce: veja os canais que atraem o consumidor digital

2) Monte um bom mix de produtos ou serviços

O Dia dos Pais tem seus presentes típicos. Por exemplo, a Fecomércio SC indicou que os itens mais procurados no Estado durante os últimos três anos foram vestuário, perfumes e cosméticos, calçados e bolsas, e eletroeletrônicos.

Mas não é só na entrega do presente que as marcas podem estar presentes no Dia dos Pais. Como vimos no último Dia das Mães, o público está mais confiante para fazer um almoço ou jantar especial em família. Isso amplia a possibilidade de produtos e experiências que os negócios podem oferecer para a ocasião.

3) Conte com a NSC para planejar sua comunicação

Sozinhos, o mix de produtos e serviços e as alavancas promocionais não são o suficiente para impulsionar as vendas no Dia dos Pais. Para isso, sua loja precisa investir na comunicação para essas informações chegarem ao público com credibilidade.

Ainda não sabe como fazer isso? Então experimente a ferramenta inteligente e gratuita da NSC para ajudar a planejar suas campanhas. É o Simulador de Campanha, que em poucos passos permite a você encontrar uma sugestão de plano de mídia customizada para seu negócio.

Ou então fale diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br. Juntos vamos encontrar o melhor caminho para aumentar suas vendas no Dia dos Pais.


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