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Como perceber seu retorno de mídia com a NSC?

29/04/2020

Ao realizar qualquer investimento na comunicação da marca, é preciso ter em vista o retorno de mídia que se pode ter. Ainda mais agora, é essencial contar com métricas para avaliar o desempenho das suas campanhas e com parceiros que possam entregar os resultados almejados.

O marketing em tempos de coronavírus exige esse cuidado extra com os recursos que a marca investe. Portanto, além dos números da NSC que comprovam por que somos a empresa líder em comunicação no Estado e nossa força em cada região de Santa Catarina, queremos mostrar como os anunciantes percebem o retorno de mídia em nossos veículos. Acompanhe.

Retorno de mídia #1: Reconhecimento

O primeiro cenário é o de reconhecimento de marca. A exposição da campanha em veículos de ampla audiência em Santa Catarina, chancelada pela credibilidade conquistada pela NSC ao longo de tanto tempo presente na vida dos catarinenses, contribui para uma maior visibilidade positiva da marca, produto ou serviço.

Foi essa força da audiência que levou o Grupo Passarela a continuar investido na NSC ao lançar o Via Atacadista, nova marca do grupo no ramo de atacado.

— Como estávamos chegando ao mercado com uma marca nova e um nome novo, a gente precisava se apoiar em algumas bases já existentes e com credibilidade. A base que a gente encontrou foi a NSC, pela história que ela tem, por todos os resultados que já demonstrou ao Grupo Passarela em todos esses anos — afirma Edenir Fernando Rosset, gerente de marketing do Via Atacadista.

O resultado, assegura o gerente, está na recepção do público em cada nova loja inaugurada e, inclusive, nos pedidos pelas redes sociais para a expansão do grupo em outras localidades.

Quem também viu retorno de mídia em reconhecimento foi Fabiana Mascarello, diretora da Construtora Catarinense:

— Nós estávamos em um momento muito importante da nossa empresa, que foi o reposicionamento de marca. Então, buscamos através da NSC uma empresa com credibilidade para nos ajudar a divulgar esse novo posicionamento — conta Fabiana.

Esse período de reposicionamento de marca é sempre muito delicado para as empresas, mas para a Construtora Catarinense foi um sucesso com a parceria da NSC. Nesses casos, não é raro os clientes manifestarem que descobriram ou apreciaram mais a marca depois de encontrá-la na TV, na rádio e no jornal.

— A partir do momento em que foi divulgado esse novo posicionamento de marca, as pessoas entenderam, identificaram-se com isso e identificaram a empresa. A marca se fortaleceu e a Construtora Catarinense só ganhou com essa parceria.

Leia também: O que é brand lift e como avaliar a relação com o público?

O retorno de mídia pode ser percebido de muitas formas pelas marcas. (Foto via Freepik)

Retorno de mídia #2: Interesse

Enquanto o reconhecimento envolve a análise da lembrança da marca e da admiração que o público tem por ela, o interesse é mais direto. Nele, procura-se avaliar as ações concretas que o consumidor executa para se aproximar dos produtos ou serviços oferecidos.

O volume de buscas na internet é um jeito de medir isso. Nesse sentido, a Paviloche viu um aumento de 400% nas buscas pelos seus produtos ao realizar campanhas em rádio e TV.

A NSC tem oferecido cada vez mais ferramentas para que os anunciantes possam avaliar esse retorno de mídia. Agora, com o uso de QR Codes em anúncios impressos e em comerciais de televisão, é possível medir mais diretamente o impacto da veiculação da mídia sobre o interesse do público.

Além disso, não podemos nos esquecer de que o interesse também se manifesta presencialmente. Cases de sucesso como o da Mil e Uma Sapatilhas, que viu um aumento de 40% no fluxo de clientes na loja após anunciar com a NSC, são prova disso.

— A gente não esperava o resultado que teve. Tiveram momentos em que a gente olhou e disse “fecha a loja porque não cabe mais ninguém aqui dentro”. Era um mar de gente e muitas pessoas falando da Globo [à qual a NSC TV é afiliada em Santa Catarina] — destaca a empreendedora Sabrina Pama Castanho.

Leia também: Qual é o retorno da publicidade das marcas?

Retorno de mídia #3: Vendas

O terceiro cenário — e que provavelmente você tenha mais curiosidade de conhecer — é o do aumento de vendas. Sim, com o maior reconhecimento de marca e maior interesse por ela, muitos dos anunciantes também veem este outro crescimento.

O melhor de tudo é que essas vendas podem ser perceptíveis já no curto prazo em certos casos. Podemos citar aí a Rôgga Empreendimentos, que teve a meta de vendas superada em 130% no trimestre, e a Essência da Massa, entre tantos outros cases de sucesso.

A Essência da Massa verificou um crescimento de 30% no faturamento do PDV após realizar ações no Gshow e em sites de diversos veículos da NSC. A proprietária Débora Gallina define desta forma o retorno de mídia:

— Os resultados surpreenderam. Além do aumento no faturamento, o que chamou atenção foi os clientes chegarem com o conteúdo impresso na loja ou mostrando os screenshots da página no Gshow. Fato que comprova a credibilidade dos veículos — comenta Débora.

Então, se você também deseja ter um desempenho melhor com reconhecimento de marca, interesse de público e vendas, é hora de contar com o apoio da empresa líder em comunicação no Estado. Entre em contato pelo site ou diretamente pelo (48) 3216-3216 e saiba como podemos ajudar seu negócio.


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