Como otimizar sua comunicação e vencer a concorrência?

26/04/2022

Comunicação

Como otimizar sua comunicação e vencer a concorrência?

Como vencer a concorrência? Essa é uma pergunta que com certeza está na mente de todo empreendedor ou líder de um negócio. Afinal, quanto mais promissor é um mercado, maior é a competitividade nele.

No entanto, existem muitas formas de responder isso, até porque não há uma resposta definitiva. É preciso estar constantemente se aprimorando ou se reinventando para permanecer na liderança.

O que podemos fazer aqui é mostrar um dos caminhos para sua empresa vencer a concorrência e esse caminho é o da comunicação. Ao focar em otimizar sua comunicação, você possui uma sequência mais clara de passos a dar em seguida. Assim, ficará mais fácil manter o foco e saber o que e como é possível melhorar.

Acompanhe a leitura! 

5 dicas para otimizar a comunicação da marca e vencer a concorrência

1. Faça uma análise SWOT (ou FOFA) do seu negócio

Para saber como melhorar a comunicação da marca, primeiro é necessário fazer uma leitura do atual cenário. Isso vale tanto para seu próprio negócio quanto para a concorrência.

Uma maneira eficiente de fazer essa leitura é por meio da análise SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities & threats), também conhecida como análise FOFA em português.

Essa análise FOFA pode ser feita para o negócio como um todo ou exclusivamente para otimizar a comunicação da marca. É um ótimo exercício para colocar sua marca lado a lado com a concorrência, avaliar quais são as melhores práticas do mercado e identificar pontos de melhoria na sua estratégia de marketing.

Leia também: 8 formas de conquistar clientes da concorrência

Analisar seus pontos fortes e fracos é o primeiro passo. (Foto via Freepik)

2. Encontre o diferencial competitivo da sua marca

Outro ponto positivo de fazer a análise FOFA é encontrar o diferencial da marca. Ou seja, é descobrir aquilo que a torna única para destacar esse elemento na comunicação. É o produto, é o serviço, é a localização, é a própria persona da marca?

Independentemente do que for, ter um diferencial claro contribui para aumentar o reconhecimento e a lembrança do negócio. Esse é o segredo de uma das marcas top of mind de Santa Catarina, o Angeloni:

— Ser Top of Mind por 25 anos, consecutivamente, é um desafio diário de bom atendimento, para que os clientes tenham a melhor experiência de compra. A gente tem uma enormidade de concorrentes, mas o que vai nos diferenciar é o atendimento e a experiência de compra — já declarou a respeito Norberto Colla, diretor de TI e Logística do Angeloni.

3. Ouça o feedback dos seus clientes

Seis em cada dez consumidores acreditam que as empresas devem se importar mais com eles, segundo uma pesquisa da Qualtrics. Então, uma boa forma de melhorar sua comunicação é ouvir seu público-alvo para saber como se conectar melhor com ele.

Isso pode ser feito de diferentes formas:

O objetivo é aprender como é a descoberta do negócio, quais são os canais favoritos pelo consumidor para saber da marca e que tipo de comunicação tem maior engajamento. Muitas vezes, vencer a concorrência significa simplesmente estar mais perto do público.

Leia também: Como melhorar a experiência do cliente em 2022?

4. Planeje a comunicação da marca no longo prazo

Uma marca líder não surge de um dia para o outro. É preciso ter uma visão de longo prazo e certa paciência ao investir na comunicação, porque o branding é uma construção, não uma ação pontual.

Além dessa estratégia de longo prazo, é preciso investir em ferramentas que possibilitem otimizar o retorno futuro do negócio. Por exemplo, se você pretende fazer nutrição de leads ou campanhas de retargeting, deve ter em mãos um sistema de gestão de relacionamento com o cliente ou gestão de marketing que permita automatizar essas tarefas.

Também é importante pensar no retorno da publicidade que se espera ter no longo prazo e isso está relacionado aos canais em que a marca anuncia. Quando se quer ter lembrança da marca, por exemplo, investir em buscas pagas e redes sociais não é o bastante. Para essa finalidade, a televisão traz melhores resultados.

5. Invista nos meios certos para vencer a concorrência

Por fim, devemos falar da presença da marca na mídia.

Um erro comum na hora de elaborar uma estratégia de marketing é investir apenas nos meios que são mais próximos do próprio empreendedor. Mas uma boa estratégia, na verdade, procura incluir os meios que têm maior impacto no público-alvo do negócio. Muitas vezes, há uma grande diferença entre um e outro.

Então, ao decidir sobre o investimento nessa ou naquela mídia, pense primeiramente no seu objetivo com a comunicação da marca. A partir disso, procure saber como as diferentes mídias contribuem para essa meta.

Um exemplo disso é a estratégia da SmartLIPO em parceria com a NSC. Para alcançar o objetivo de destacar o diferencial do negócio no mercado de estética, os responsáveis pela marca perceberam que só o marketing digital não seria o suficiente.

— Não conseguimos nos tornar diferentes fazendo a mesma coisa que os demais e, portanto, sempre navegamos onde a concorrência não se atreve a ir — revela Fábio Santos, sócio-investidor da SmartLIPO.

A empresa então investiu em uma comunicação 360° na NSC, com presença na televisão, em rádio e em conteúdos patrocinados no G1 SC, destacando as vantagens competitivas do negócio: qualidade do serviço com preço justo. Os resultados disso foram bastante positivos.

— Nós não fomos a qualquer veículo de massa, mas ao melhor. Investir em mídias da NSC nos trouxe prestígio. Nunca fomos tão comentados e estimamos um fortalecimento da marca que vai se traduzir em faturamento no tempo certo — garante Santos.

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