logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Como o consumidor catarinense se prepara para o Natal?

09/12/2021

O Natal é a data mais importante do ano para o comércio e os números justificam a expectativa que ele gera no varejo. Para o Natal 2021, a estimativa é de que movimente R$ 68,4 bilhões na economia brasileira, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.

Enquanto isso, no e-commerce, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que as vendas on-line no Natal cheguem a R$ 16,6 bilhões. Se confirmado o desempenho, o resultado será um crescimento de 18% na comparação com a data em 2020.

Contudo, mesmo com essa perspectiva macro, não podemos perder o olhar sobre o Natal como fenômeno regionalizado e familiar. Então, para entender melhor como o consumidor catarinense se prepara para a data, acompanhe os dados a seguir.

Incerteza econômica afeta a compra de presente de Natal 2021

A alta de preços causada pela inflação põe um freio na esperada retomada econômica. A expectativa é de que as vendas no final de ano em 2021 sejam melhores que em 2020, mas o crescimento será menor do que o inicialmente projetado.

Um reflexo do cenário econômico é a queda na intenção de gasto médio dos catarinenses. Em 2019, o valor estava em R$ 493,74, tendo caído para R$ 434,36 em 2021. Ou seja, o ticket médio deve ter um recuo de 12% na comparação com o período pré-pandemia, segundo dados da Fecomércio SC.

A quantidade de presentes também está menor neste ano. A média no número de itens caiu de cinco para quatro na comparação entre 2019 e 2021.

A explicação para essa queda está no fato de que 35,3% dos catarinenses consideram sua situação financeira pior neste ano do que em 2020. Ainda devemos levar em conta que no ano anterior 34,8% dos consumidores haviam retrocedido financeiramente.

O resultado é próximo do encontrado na pesquisa de Natal 2021 produzida pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo. Na análise regional, 30% dos consumidores no Sul do País avaliam uma piora em sua situação financeira neste ano.

Mas esse aspecto financeiro não impedirá o público de ir às compras no Natal. A Globo mostra que 53% dos consumidores no Sul pretendem presentear na data, à frente da média nacional em 42%. A solução é pesquisar preços, como pretendem fazer 87,2% dos catarinenses, de acordo com a Fecomércio SC.

Leia também: Intenção de compra: maioria do público está cautelosa

Mesmo com menor poder de compra, catarinenses darão presentes de Natal em 2021. (Foto Via Freepik)

Como os catarinenses pretendem comemorar o Natal?

A pesquisa da Globo destaca o caráter familiar da data. No Sul, a celebração é sobretudo entre parentes:

  • 44,2% cônjuge;
  • 48,5% pais;
  • 50,6% filhos;
  • 58,8% outros familiares.

Além da companhia, outra tradição está à mesa. A comida típica de Natal está nos planos de 57% dos sulistas, sendo peru e chester as duas preferências do consumidor. Pernil e lombo aparecem em seguida no planejamento do menu natalino.

Para acompanhar os pratos, o consumidor divide-se entre vinhos e cervejas:

  • 17% cerveja premium;
  • 25% vinho e espumante importado;
  • 46% vinho e espumante nacional;
  • 50% cerveja.

Nota-se aí uma preferência pelas bebidas nacionais, em que pese a questão do preço, mas que não deixa de ser uma boa oportunidade para a indústria brasileira.

Veja também: Estudo do mercado de cervejas

A escolha do presente de Natal

No Sul, o consumidor tem uma lista de presentes bastante variada. A intenção de compra inclui:

  • 19% livros;
  • 27% vale-presente;
  • 28% acessórios;
  • 30% calçados;
  • 34% perfumes;
  • 41% brinquedos;
  • 44% chocolates/doces;
  • 52% roupas.

A pesquisa Globo ainda revela os fatores que mais influenciam na escolha do presente de Natal. A própria intuição e dicas da pessoa, é claro, têm maior peso nessa decisão, considerando o caráter familiar e próximo da confraternização. Mas a publicidade continua sendo importante nessa hora: 28% dos consumidores na região Sul decidem com base em anúncios publicitários ou dicas dos apresentadores de TV.

Baixe a pesquisa da Globo Natal 2021 e veja os dados completos sobre a data.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico