Marketing off-line: o que é, exemplos de mídia e dicas

21/01/2019

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Marketing off-line: o que é, exemplos de mídia e dicas

Em um mundo cada vez mais digital, qual é a importância do marketing off-line?

Para responder a essa questão, vamos começar com a definição básica. Afinal, o que é marketing off-line? É um conjunto de ações para divulgação da marca fora da internet. Podemos destacar os exemplos da televisão, da rádio, dos jornais impressos, das revistas e da mídia OOH (out of home, ou mídia externa). E vale ressaltar que o marketing off-line também pode ser digital, como em painéis eletrônicos.

Pelos exemplos acima, você já deve ter percebido que as mídias usadas para marketing off-line continuam bastante presentes na vida do público. Algumas dessas mídias, como a TV, inclusive são cada vez mais consumidas pelo público. Por isso, é muito importante ter esse tipo de estratégia na sua comunicação.

Descubra mais sobre esse tema a seguir.

Integrando o marketing off-line

Nesta era omnichannel, o consumidor transita o tempo todo entre mídias on-line e off-line. A experiência dele com a marca pode acontecer pelos mais variados pontos de contato, conforme a vontade dele. O desafio é pensar na jornada do consumidor de uma forma integrada, facilitando a transição da comunicação entre diferentes meios.

Portanto, sua estratégia de marketing deve ser uma só, seja on-line, seja off-line.

O que traremos aqui são as diferenças do marketing off-line para o on-line, alguns exemplos de mídia off e dicas para otimizar essa parte específica da sua comunicação. Vamos lá?

Leia também: Como criar um plano estratégico de marketing: 5 passos para o sucesso

Marketing off-line x marketing on-line: quais são as diferenças?

Alcance:

O marketing on-line, especialmente nas redes sociais, tem virtualmente um alcance maior por não ser limitado geograficamente. No entanto, o marketing off-line oferece uma penetração maior da comunicação em determinadas regiões, ainda mais quando falamos de mídias de massa. Como comparação, no Brasil 70,5% dos domicílios possuem acesso à internet, enquanto a televisão está presente em 96,4% deles, segundo pesquisa do IBGE.

Percepção do público:

Outro benefício de contar com uma estratégia de marketing off-line é agregar confiabilidade à comunicação. Por serem mais bem estabelecidos no mercado, meios como a televisão, o jornal e a rádio dão respaldo à marca. Além disso, podemos citar o estudo do Opinion Box que revelou um índice maior de aprovação pelo público das propagandas na TV (56%) que os anúncios no Facebook (51%).

Custo:

Marketing nunca é gratuito. Mesmo as mídias espontâneas significam que houve um investimento em produto, relacionamento etc. No entanto, as mídias digitais tendem a ser percebidas como de menor custo, principalmente no caso do inbound marketing.

Agora, quanto maior o alcance desejado, maior é o investimento necessário, seja qual for o ambiente. É nesse cálculo de custo-benefício que a mídia off-line surpreende, oferecendo às empresas ótimas taxas de ROI para atingir um público maior.

Leia também: Quanto custa um comercial na TV aberta e como anunciar

Acompanhamento:

O marketing on-line tem a vantagem de oferecer dados em tempo real de uma campanha, o que permite identificar cada ação dos usuários na internet e ajustar a estratégia conforme o desempenho. Por outro lado, embora haja diversas formas de medir o impacto do marketing off-line, o acompanhamento das ações do consumidor não tem o mesmo nível de detalhe nesse caso.

Praticidade de segmentação:

A segmentação é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. A mídia certa precisa ser entregue para o público certo, no lugar certo e no momento certo. Fazer isso on-line implica um enorme desafio e, muitas vezes, uma grande dor de cabeça. Anúncios na rede do Google exigem a configuração de um modo; no Facebook, de outro, e assim por diante.

Veículos de comunicação como a NSC facilitam em muito esse processo não só em meios digitais, mas também off-line. Estudamos constantemente nosso público para entender características pessoais, profissionais, econômicas e de comportamento para oferecer conteúdos segmentados aos interesses dele. Os anunciantes então podem escolher com mais segurança como, quando e no que investir, com base nessa experiência de mercado.

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Meios off-line e on-line são inseparáveis na vida do público. (Foto via Freepik)

Exemplos de mídia usadas no marketing off-line

Agora que você está por dentro das diferenças, acompanhe a seguir alguns meios off-line para incrementar sua estratégia de marketing.

Televisão:

É um dos principais meios de acesso à informação e ao entretenimento dos brasileiros, sendo também o de maior presença nos lares do Brasil. Conta com uma vasta gama de canais abertos e por assinatura, muitos deles já com forte atuação on-line. Por meio de anúncios comerciais, patrocínios de programas e merchandising, os anunciantes podem alcançar um público mais amplo, mas ainda segmentado.

Jornais e revistas:

Os anúncios aqui podem variar desde frações de páginas até páginas inteiras ou sequências delas. Um formato comum também é o encarte, no qual a publicação é envolvida por uma peça de comunicação da marca. Assim como na TV, a escolha dos veículos mais adequados ao público-alvo é crucial para o sucesso da campanha.

Leia também: Anúncios de jornal: como eles podem impulsionar seu negócio

Rádio:

Anúncios na rádio trazem diversas vantagens para uma estratégia de mídia. Esse meio permanece relevante no dia a dia do catarinense, como prova a audiência da própria NSC: nossas emissoras alcançam mais de 1 milhão de ouvintes no Estado. Só em Florianópolis, impactamos mais de 380 mil pessoas por mês.

Eventos:

O marketing de eventos vem ganhando espaço na estratégia das empresas pelos resultados que traz. Santa Catarina é expoente nesse quesito, com eventos de impacto internacional, como o RD Summit e AEx Agile Experience, e de influência local, como a Confraria do Vinho e o Conexão Verão.

Além da organização, empresas podem atuar como patrocinadoras, inclusive em iniciativas menores para fortalecer sua imagem para públicos bastante segmentados.

Leia também: Confira os principais projetos da NSC Comunicação para 2019.

Panfletagem:

A entrega de materiais publicitários como panfletos e folders ainda é uma prática comum e pode trazer bons resultados, só que é preciso ter atenção à qualidade do material, ao local e ao momento de entrega para se alcançar o público ideal. Considere também fazer alguma ação presencial que reforce a mensagem do impresso.

Mídia externa:

Outdoors, busdoors (e demais adesivagens), placas e banners, quando estrategicamente localizados, ajudam a fortalecer a imagem da marca no cotidiano do público-alvo.

Leia também: Pesquisa sobre investimentos em mídias de massa

Dicas para vender mais com marketing off-line

Além das especificidades das mídias, vale ressaltar algumas orientações gerais para otimizar seu investimento e ter melhores resultados da comunicação.

Conheça o público-alvo:

Nunca é demais insistir nesse ponto. Conhecer o público-alvo é essencial para criar a mensagem que mais ressoe com ele e encontrar os canais, meios e veículos mais adequados para alcançá-lo.

Faça cross-media:

Cross-media, ou crossmídia, nada mais é que o cruzamento de mídias. Como dissemos, o consumidor omnichannel circula por muitos canais de informação e entretenimento. Portanto, as marcas têm o desafio de estender a maior rede possível de comunicação para captar a atenção dele.

Constância:

Resultados de longo prazo surgem com estratégias igualmente prolongadas. Anúncios pontuais podem ser úteis em eventualidades, no entanto a construção de uma marca e de sua relação com o público leva tempo. A equação que a equipe de marketing precisa encontrar é como tornar a marca presente sem ser repetitiva.

Criatividade:

Em qualquer mídia, uma coisa é certa: haverá intensa disputa pela atenção do consumidor. Embora não haja dados exatos sobre o Brasil, estima-se que nos Estados Unidos uma pessoa seja exposta a mais de 4.000 anúncios por dia. Portanto, para se destacar, é preciso surpreender.

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