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Marketing

Como melhorar sua estratégia de mídia off-line

21/01/2019

Em um mundo cada vez mais digital, qual é a importância de uma estratégia de mídia off-line para o marketing? Como você perceberá ao final deste artigo, ela tem toda a importância.

Antes de avançarmos, cabe fazer um esclarecimento. A sua estratégia de marketing deve ser uma só, seja on-line, seja off-line. O consumidor hoje transita com muito mais facilidade entre as mídias digitais e as essenciais, nesta nova era omnichannel, e sua experiência com a marca pode acontecer pelos mais variados pontos de contato. O desafio é pensar na jornada do consumidor de uma forma integrada, para além do on e off.

A diferenciação que fazemos aqui é com relação a estratégias de mídia. Todo canal tem seus próprios meios e veículos de comunicação, com formatos, linguagens, públicos, métricas e outros fatores específicos. Depois de elaborar uma estratégia de marketing mais ampla é que se desenvolvem estratégias de mídias para otimizar os resultados.

Vamos ver um pouco mais dessas diferenças entre as mídias?

Leia também: Como criar um plano estratégico de marketing: 5 passos para o sucesso

Mídia off-line e mídia on-line, quais são as diferenças?

Alcance:

Mídias on-line, especialmente nas redes sociais, têm virtualmente um alcance maior por não serem limitadas geograficamente. No entanto, mídias off-line oferecem uma penetração maior da comunicação em determinadas regiões, ainda mais quando falamos de mídias de massa. Como comparação, no Brasil 70,5% dos domicílios possuem acesso à internet, enquanto a televisão está presente em 96,4% deles, segundo pesquisa do IBGE.

Percepção do público:

Outro benefício de contar com uma estratégia de mídia off-line é agregar confiabilidade à comunicação. Por serem mais bem estabelecidos no mercado, meios como a televisão, o jornal e a rádio dão respaldo à marca. Além disso, podemos citar como ilustração um estudo de mercado do Opinion Box, em parceria com a Digitalks, que revelou um índice maior de aprovação pelo público das propagandas na TV (56%) que os anúncios no Facebook (51%).

Custo:

Marketing nunca é gratuito. Mesmo as mídias espontâneas significam que houve um investimento em produto, relacionamento etc. No entanto, as mídias digitais tendem a ser percebidas como de menor custo, principalmente no caso do inbound marketing.

Agora, quanto maior o alcance desejado, maior é o investimento necessário, seja qual for o ambiente. É nesse cálculo de custo-benefício que a mídia off-line surpreende, oferecendo às empresas ótimas taxas de ROI para atingir um público maior.

Leia também: Quanto custa um comercial na TV aberta e como anunciar

Acompanhamento:

O marketing on-line tem a clara vantagem de oferecer dados em tempo real de uma campanha, o que permite identificar cada ação dos usuários na internet e ajustar a estratégia conforme o desempenho. Por outro lado, é mais complexo medir o efeito direto da mídia impressa no movimento de uma loja física, por exemplo.

Praticidade de segmentação:

A segmentação é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de mídia. A mídia certa precisa ser entregue para o público certo, no lugar certo e no momento certo. Fazer isso on-line traz um enorme desafio e, muitas vezes, uma grande dor de cabeça. Anúncios na rede do Google exigem a configuração de um modo; no Facebook, de outro, e assim por diante.

Veículos de comunicação como a NSC facilitam em muito esse processo não só em meios digitais, mas também off-line. Estudamos constantemente nosso público para entender suas características pessoais, profissionais, econômicas e de comportamento para oferecer conteúdos segmentados aos seus interesses. Os anunciantes então podem escolher com mais segurança como, quando e no que investir, com base nessa experiência de mercado.

Confira nosso simulador de campanhas, que permite encontrar as melhores soluções em mídia para seu negócio de um jeito muito mais fácil.

Os principais meios de mídia off-line

Agora que você está por dentro das diferenças entre as mídias, acompanhe a seguir alguns meios off-line para incrementar sua estratégia de marketing.

Televisão:

É um dos principais meios de acesso à informação e ao entretenimento dos brasileiros, sendo também o de maior presença nos lares do Brasil. Conta com uma ampla gama de canais abertos e por assinatura, muitos deles já com forte atuação on-line. Por meio de anúncios comerciais, patrocínios de programas e merchandising, os anunciantes podem alcançar um público mais amplo, mas ainda segmentado.

Jornais e revistas:

Os anúncios aqui podem variar desde frações de páginas até páginas inteiras ou sequências delas. Um formato comum também é o encarte, no qual a publicação é envolvida por uma peça de comunicação da marca. Assim como na TV, a escolha dos veículos mais adequados ao público-alvo é crucial para o sucesso da campanha.

Leia também: Anúncios de jornal: como eles podem impulsionar seu negócio

Rádio:

Já vimos no portal Negócios SC que anúncios na rádio trazem diversas vantagens para uma estratégia de mídia. Esse meio permanece relevante no dia a dia do catarinense, como prova a audiência da própria NSC: nossas emissoras alcançam mais de 1 milhão de ouvintes no Estado. Só em Florianópolis, impactamos mais de 380 mil pessoas por mês.

Eventos:

O marketing de eventos vem ganhando espaço na estratégia das empresas pelos resultados que traz. Santa Catarina é expoente nesse quesito, com eventos  de impacto internacional, como o RD Summit e AEx Agile Experience, e de influência local, como a Confraria do Vinho e o Conexão Verão, que impactam públicos e comunidades específicos.

Além da organização, empresas podem atuar como patrocinadoras, inclusive em iniciativas menores para fortalecer sua imagem para públicos bastante segmentados.

Leia também: Confira os principais projetos da NSC Comunicação para 2019.

Panfletagem:

A entrega de materiais publicitários como panfletos e folders ainda é uma prática comum e pode trazer bons resultados, só que é preciso ter atenção à qualidade do material, ao local e ao momento de entrega para se alcançar o público ideal. Considere também fazer alguma ação presencial que reforce a mensagem do impresso.

Mídia externa:

Outdoors, busdoors (e demais adesivagens), placas e banners, quando estrategicamente localizados, ajudam a fortalecer a imagem da marca no cotidiano do público-alvo.

Leia também: Pesquisa sobre investimentos em mídias de massa

Dicas para vender mais com uma estratégia off-line

Além das especificidades das mídias, vale ressaltar algumas orientações gerais para otimizar seu investimento e ter melhores resultados da comunicação.

Conheça o público-alvo:

Nunca é demais insistir nesse ponto. Conhecer o público-alvo é essencial para criar a mensagem que mais ressoe com ele e encontrar os canais, meios e veículos mais adequados para alcançá-lo.

Faça cross-media:

Cross-media, ou crossmídia, nada mais é que o cruzamento de mídias. Como dissemos no início deste artigo, o consumidor omnichannel circula por muitos canais de informação e entretenimento. Portanto, as marcas têm o desafio de estender a maior rede possível de comunicação para captar a atenção dele, mas com uma mensagem sem atritos entre as diferentes mídias e que entenda a linguagem que mais funciona em cada contexto.

Constância:

Resultados de longo prazo surgem com estratégias igualmente prolongadas. Anúncios pontuais podem ser úteis em eventualidades, no entanto a construção de uma marca e de sua relação com o público leva tempo. A equação que a equipe de marketing precisa encontrar é como tornar a marca presente sem ser repetitiva.

Criatividade:

Em qualquer mídia, uma coisa é certa: haverá intensa disputa pela atenção do consumidor. Embora não haja dados exatos sobre o Brasil, estima-se que nos Estados Unidos uma pessoa seja exposta a mais de 4.000 anúncios por dia. Portanto, para se destacar, é preciso surpreender.

Gostou das dicas? Guarde-as bem para aplicar em sua próxima campanha e aproveite para acessar os Mídias Kits NSC com todas as informações necessárias para auxiliar na sua estratégia de mídia off-line.


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