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Como funciona o marketing de conteúdo na prática com a NSC?

29/10/2020

Marketing de conteúdo é uma excelente forma de posicionar a marca, despertar o interesse do consumidor e atrair leads. Ele pode ser feito nos canais próprios da marca, nas redes sociais e até nas mídias essenciais de comunicação em massa. Inclusive, ter uma estratégia de conteúdo nos veículos da NSC traz ainda mais vantagens para seu negócio.

Mas como funciona na prática o marketing de conteúdo com a NSC? É isso que vamos explicar em seguida.

Como funciona o marketing de conteúdo na NSC?

A estratégia de marketing de conteúdo nos veículos da NSC é baseada na veiculação de conteúdo patrocinado da marca. Este deve seguir os princípios editoriais que tornaram a NSC referência no jornalismo catarinense. A diferença neste caso é que o assunto abordado gira em torno da marca, seus produtos ou serviços.

O conteúdo patrocinado pode aparecer em diversos formatos, como vídeos e podcasts, porém o mais comum é o formato de texto em artigos semelhantes às notícias do NSC Total, por exemplo. O direcionamento desse conteúdo pode ser para o topo, meio ou fundo de funil, como as marcas utilizam nos blogs próprios, buscando ranquear no mesmo universo de palavras-chave.

Ter um canal de conteúdo patrocinado dentro dos veículos da NSC é como ter um blog da sua marca em um portal com milhões de acessos por mês.

No NSC Total, no G1 SC, no Diário Catarinense ou em qualquer outro veículo da empresa líder em comunicação em Santa Catarina, é essencial que o conteúdo da marca seja integrado à linha editorial e às preferências do público. Para isso, a NSC tem uma equipe especializada na criação de conteúdo patrocinado: o Estúdio NSC Branded Content.

O processo de criação funciona da seguinte forma:

  • O atendimento capta as necessidades do cliente, quem é o público-alvo, qual é o foco da ação e outras informações importantes.
  • O time de especialistas em conteúdo elabora uma estratégia para atingir os objetivos da marca.
  • Uma vez aprovada a estratégia, são criados os conteúdos de acordo com o formato, a frequência e os temas definidos em parceria com o anunciante.
  • A distribuição desse marketing de conteúdo é otimizada para alcançar o público-alvo da marca.

Assim, a empresa anunciante não precisa sobrecarregar o time interno de marketing com elaboração da estratégia, produção e publicação de conteúdos, pois a NSC tem uma equipe de especialistas responsáveis por essas funções.

Leia também: Como criar conteúdo de marca com um publisher?

Melhor experiência com conteúdo patrocinado

A NSC ainda oferece toda uma estrutura digital em torno do conteúdo patrocinado para proporcionar a melhor interação entre marcas e público-alvo.

Ao navegar pelas notícias do NSC Total, por exemplo, o leitor encontrará chamadas direcionando-o para os conteúdos das marcas. Elas seguem o princípio de publicidade nativa, isto é, são integradas à página para oferecer uma experiência de leitura não interruptiva.

Exemplo de chamada nativa no NSC Total, entre duas notícias.

Perceba na imagem acima como é semelhante a apresentação das notícias e do marketing de conteúdo. Apenas há o selo de publicidade por determinação legal, mas o foco está na informação que a marca está entregando.

No topo da página também há espaço para uma mídia de apoio, acima das notícias e com grande visibilidade. Essa mídia pode ser usada para atrair um número de visitantes ainda maior para o canal de conteúdo da marca dentro dos veículos da NSC.

Então, quando o visitante acessa um artigo específico de marketing de conteúdo, além de texto, fotos, ilustrações e infográficos que fazem parte do conteúdo em si, ele poderá ser impactado por anúncios mais diretos da marca. O anunciante tem direito a uma mídia exclusiva dentro da página do artigo pelo período de sete dias a partir da publicação.

Essa blindagem de mídia é uma forma de auxiliar nas conversões da campanha, pois nesse período o anúncio vai dialogar com o conteúdo. Enquanto o texto aponta questões relevantes, tira dúvidas e mostra oportunidades, a mídia faz uma chamada de ação para converter o visitante em lead.

Após sete dias, esse espaço de publicidade passa a veicular outros anúncios. O conteúdo da marca, por outro lado, permanece no portal e poderá ser continuamente acessado.

Leia também: Como o conteúdo patrocinado ajuda a vender mais

Exemplo de mídia exclusiva para a marca durante sete dias, complementando o conteúdo.

Vantagens de fazer marketing de conteúdo com a NSC

Agora que já vimos como é criar marketing de conteúdo com a ajuda da NSC, vamos ressaltar alguns dos benefícios dessa estratégia para seu negócio.

Acessível para todos os portes de empresa

O conteúdo patrocinado muitas vezes serve de porta de entrada para as mídias essenciais nos casos de marcas que estão mais acostumadas a fazer inbound marketing ou são pequenas empresas ainda avaliando o orçamento de comunicação. Para elas, é uma forma de ter uma imensa visibilidade com um investimento bastante acessível, como vemos nos casos de Nano Protect, RemyGoulart, SantaCred, Soul3 Talentos e tantos outros negócios de pequeno e médio porte.

Conteúdo para todos, para sempre

Diferentemente de ações nas redes sociais, que têm uma duração delimitada, o conteúdo patrocinado pode continuar trazendo resultados para a marca depois de uma semana, um mês, um ano ou mais. Isso porque ele sempre estará disponível para leitura, sem paywall (ou seja, liberado para não assinantes), e continuará ranqueando nas buscas on-line.

Marca mais bem posicionada nas buscas

A distribuição de marketing de conteúdo nas mídias essenciais traz benefícios para a estratégia de SEO como um todo. Quando suas páginas recebem links de grandes portais como o NSC Total, que entre janeiro e agosto de 2020 recebeu mais de 143 milhões de visualizações de página, os buscadores atribuem um peso maior a elas nos resultados das buscas.

Desperte interesse de um modo orgânico

A contextualização é essencial para o sucesso das ações de marketing. Com relação ao conteúdo patrocinado, a NSC ajuda não somente a apresentar sua marca ao público certo por meio da segmentação, como também o faz de uma maneira agradável e interessante para o leitor. Esse foi um dos segredos para o fortalecimento de imagem da Aurora Alimentos, por exemplo.

Geração de tráfego para suas páginas

Além das mídias de apoio que contribuem para a conversão direta dos seus conteúdos, eles ainda podem trazer links voltados para seu site, blog, e-commerce, vídeo demonstrativo, rede social ou o que mais complementar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Maior captação de leads

Com um volume de acessos tão alto nos portais da NSC, suas chances de atrair potenciais clientes é muito maior. Marcas como Cavese Scania, Sebrae/SC e UniSociesc já tiveram bons resultados nesse aspecto.

Confira outros cases de sucesso de marketing de conteúdo com a NSC no Portfólio do Estúdio NSC Branded Content.


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