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Como fazer um anúncio de jornal memorável (com exemplos)

13/06/2019

O jornal é a segunda mídia favorita para anunciar no Brasil, atrás apenas da televisão. Entre os motivos que levam tantos empreendedores a procurar esse meio para impulsionarem seus negócios, estão a gama de formatos disponíveis e de segmentação de público, além do grande alcance de veículos como os da NSC e o contato com leitores fiéis e atentos.

Anúncios de jornal ainda têm um ótimo custo-benefício para estratégias que visam a vender mais, lançar algo novo ou fortalecer a marca.

Até aí tudo muito bom, tudo muito bem. A pergunta que fica é: como fazer anúncios de jornal para atrair o público? Isso é o que vamos responder adiante com dicas práticas e exemplos memoráveis. Acompanhe!

O essencial para criar um anúncio de jornal

Seja para fazer um anúncio de produtos do varejo, seja para divulgar serviços, como veremos logo a seguir, devemos primeiramente abordar o básico para anunciantes. Isto é, o beabá de anunciar que serve para quaisquer modelos de negócio.

Estamos falando de quatro passos essenciais:

1. Estabelecer objetivos: não só em termos de campanha, como vender mais, mas também de objetivos específicos. Por exemplo, vender mais o produto X em lojas físicas, ou valorizar certa vantagem do serviço Y. Isso permitirá criar chamadas para ação mais eficazes e encontrar o melhor formato de anúncio para sua ideia;

2. Definir o público-alvo da campanha: talvez sejam todas as buyer personas da sua empresa, ou apenas uma delas, o importante é ter essa definição. Isso ajudará a escolher o veículo mais adequado para alcançar esse público e elaborar os argumentos de venda mais interessantes para tais pessoas;

3. Criar um briefing: com essas informações especificadas, é hora de transmiti-las aos profissionais criativos responsáveis pela criação do anúncio de jornal. Pode ser uma agência de propaganda, freelancers ou sua própria equipe de marketing, o importante é ter o briefing registrado para a construção da mensagem certa que cumpra com os objetivos definidos;

4. Testar e analisar os resultados: o processo de anunciar no jornal deve ser o mesmo de uma campanha na rádio, televisão ou digital. É um trabalho contínuo de gerar impressões regulares na mente do consumidor, convertê-las em ações e otimizar seus anúncios para alcançar resultados cada vez melhores.

Leia também: Quais são os formatos de anúncio no jornal e como usá-los?

Revise e teste seus anúncios de jornal para melhores resultados. (Foto de Rawpixel.)

Dica para anunciantes de serviços

Alguns serviços são mais complexos que outros na hora de comunicar ao consumidor. Por exemplo, o conceito de um hotel é muito mais familiar ao público que o de uma plataforma SaaS na nuvem. Estas vendas complexas, como no segundo caso, exigem uma explicação maior.

Em todo caso, a dica para anunciantes de serviços é abordar o anúncio como se divulgasse as vantagens de um produto.

Digamos que uma empresa de internet ofereça “100 megas por mês”. O que isso representa para o consumidor, isto é, qual é a vantagem de ter “100 megas por mês”?

Uma solução possível seria dizer “100 megas por mês para assistir a todos os seus vídeos sem travar”, com uma imagem que trouxesse essa sensação de liberdade e velocidade. Lembre-se então: mais que características, o público precisa de vantagens para se interessar.

Dica para anunciantes do varejo

Quando falamos de um anúncio de jornal, menos é mais. Agora, quando falamos de uma campanha de marketing, mais veiculações é melhor.

O que queremos dizer com isso é que é preferível investir em gerar mais impressões ao longo de um período maior, com diferentes produtos, que mostrar tudo de uma só vez. A atenção é um recurso limitado que deve ser explorado com sabedoria. Quando o consumidor precisa se concentrar em diversos elementos ao mesmo tempo, o foco dele será disperso e o impacto do anúncio será menor.

Como veremos a seguir nos exemplos de anúncios impressos para você se inspirar, o impacto não está na quantidade de informações, mas na coesão e força da ideia.

Exemplos de anúncios memoráveis

Podemos nos perguntar agora: o que torna um anúncio impresso memorável? Em resumo, as seguintes características:

  • Título que chama a atenção;
  • Texto objetivo e de interesse do público;
  • Visual que se destaca;
  • Bom aproveitamento do formato;
  • Uma chamada para a ação precisa.

Dependendo da proposta, um ou outro elemento pode ser deixado de lado. Algumas marcas, de tão famosas, não precisam sempre de chamadas para ação, por exemplo. Na dúvida, complete esse checklist acima para ter bons resultados.

Fusca

(Fonte)

 

Este anúncio antigo faz valer a máxima de que “menos é mais” desde o título “Pense pequeno”, uma brincadeira com o tamanho do carro. O grande espaço vazio ao redor do Fusca, minúsculo na página, acentua a ideia central.

Assistente para estacionar

(Fonte)

Com o passar das décadas, pode-se imaginar que todas as ideias criativas para anúncios de carros foram esgotadas. Mas a própria Volkswagen prova o contrário. Nesta peça, a mensagem foca em uma única tecnologia, traduzindo o conceito de “precisão ao estacionar” de uma forma que quase podemos sentir.

McDonald’s

(Fonte)

Outra marca adepta do minimalismo é o McDonald’s. O objetivo aqui era divulgar a facilidade do Wi-Fi gratuito na rede de fast-food, então, em vez de simplesmente dizer “temos Wi-Fi grátis”, a agência responsável optou por uma representação muito mais visual e impactante. Apesar dos poucos elementos, a identidade visual da marca ainda é perceptível.

KFC

(Fonte)

Já a KFC se valeu de um anúncio no jornal para contornar uma gravíssima crise de imagem que passava quando ficou sem matéria-prima em centenas de restaurantes no Reino Unido. Esse pedido de desculpas, com um dramático balde vazio da marca, simbolizando a falta do produto, virou sucesso mundial e um case de Relações Públicas, como já comentamos aqui no blog.

Keloptic

(Fonte)

A rede francesa de óptica apostou em se destacar como marca, em vez de focar em um produto específico. O resultado foi um sucesso, valendo-se da obra impressionista de Van Gogh para mostrar como seus produtos são capazes de “clarear” a vista. Por fim, a chamada é bastante direta: veja mais claramente por menos no site.

Adidas

(Fonte)

Este exemplo é ótimo para mostrar que até a dobra de um jornal pode ser usada para criar um anúncio memorável. Ilustrando o conceito “para sempre esporte”, a Adidas propôs uma exercício com a própria propaganda. Esse elemento interativo é uma surpresa para o leitor e proporciona uma experiência marcante com o anúncio.

Planeje sua próxima campanha

Depois de tantas inspirações, você já deve estar pensando nos próximos anúncios da sua empresa, não é mesmo? Então saiba como anunciar nos jornais líderes em veiculação e audiência em Santa Catarina para alcançar seus objetivos.

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