Como fazer seu comercial veicular na Globo?

31/05/2021

Comunicação

Como fazer seu comercial veicular na Globo?

Deseja veicular um comercial de TV da sua marca na Globo ou na afiliada em Santa Catarina, a NSC TV?

A publicidade na televisão pode trazer excelentes resultados para seu negócio, sendo este o meio de maior impacto no País. Não à toa, dizemos que a TV aberta move o Brasil.

Para aproveitar os benefícios dessa estratégia após a conclusão do seu pedido de compra junto a um dos nossos consultores, basta seguir alguns passos na hora de enviar o material para veiculação. Veja abaixo como fazer esse envio.

Passo a passo para enviar seu comercial de TV

1. Considere a ajuda de uma produtora de áudio visual ou Vídeo Express NSC

Este não é um passo obrigatório, mas pode facilitar bastante todo o processo. Uma produtora de audiovisual é importante não só para transmitir sua mensagem com qualidade profissional, mas também para entregar o vídeo de acordo com as especificações necessárias. Assim, você pode pular vários passos deste guia de uma vez.

A experiência em televisão precisa ser considerada. Pode ser tentador contratar alguém sem esse quesito para economizar um pouco. Mas, no fim, o gasto pode ser muito maior se você precisar refazer todo o comercial de TV porque não foi entregue da forma correta.

Ainda salientamos que, em caso de falta de material, material defeituoso, atraso na entrega ou em desacordo com as práticas comerciais, a compra do espaço de mídia será faturada do mesmo modo, sem a veiculação.

Além disso, produtoras já têm um portfólio de trabalhos para exibir, então você tem uma melhor ideia do que esperar do produto final.

Mas se você deseja uma solução mais fácil para este passo, vale conferir o Vídeo Express NSC. Este serviço permite criar comerciais de televisão com rapidez e economia por meio de uma parceria da NSC com uma produtora de audiovisual, que entrega seu anúncio pronto em até 48 horas a partir do recebimento dos materiais necessários para produção.

Leia também: Veja como anunciar na TV com rapidez e preço acessível!

2. Registre o comercial de TV na Ancine

A Instrução Normativa 95/2011 determina que obras publicitárias de audiovisual direcionadas ao público brasileiro precisam ser registradas na Agência Nacional de Cinema (Ancine). Isso pode ser feito a partir do site da Ancine, por meio do Sistema Ancine Digital.

Assim você obterá o Certificado de Registro de Título (CRT) de Obra Publicitária. Para veiculação em TV, o registro envolverá o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica, ou Condecine. A responsabilidade por esse processo é do anunciante ou seu representante legal nessa questão, e não da Globo ou da NSC TV.

3. Identifique o material por meio da claquete

Vamos falar agora de alguns aspectos técnicos da entrega do comercial de TV. Nesse sentido, um dos mais importantes é a claquete.

A claquete é geralmente conhecida como um pequeno quadro que identifica as cenas, planos e tomadas de uma produção audiovisual, para facilitar a edição depois.

No caso do comercial de televisão, a claquete é um trecho de vídeo antes do comercial que identifica o anunciante e a obra específica para ser encaixada na grade da programação. Ela não é vista pelo público final, apenas ajuda os editores da TV na hora de veicular.

No mesmo arquivo digital em que será entregue a obra publicitária deverá constar:

Ressaltamos que as partes da claquete e da tela preta são apenas de uso interno pela emissora, mas essenciais para a veiculação do comercial de TV.

Esquema de divisão do arquivo digital a ser entregue. (Globo)

Agora, quais informações a claquete deve conter? Pelo menos, as seguintes:

Sobre o título/versão, além do máximo de 26 caracteres, ele tem que ser exatamente igual ao mapa de mídia enviado para encaixe, assim como a duração do comercial. Em outras palavras, o título e a duração do comercial devem ser informados no ato da compra da mídia e constar, sem alteração, na claquete do respectivo vídeo.

O texto da claquete deverá respeitar a área de segurança no aspecto de tela 16:9. Isto é, em cada margem da tela deve-se calcular uma distância mínima de 5% da área. O que estiver dentro desse espaço é a área de segurança.

Também se recomenda a utilização da claquete monocromática com fundo branco e caracteres pretos, bem como de uma fonte sem serifa de tamanho igual ou superior a 12px e com espaçamento mínimo de 6px entre as linhas.

Exemplo de claquete para comercial de TV. Área de segurança apenas ilustrativa.

4. Entregue o material pelos players homologados

Toda a entrega de obras publicitárias de audiovisual para veicular na Globo ou NSC TV é feita digitalmente. Não há entrega de cópias físicas dos materiais.

Isso é feito por meio de um dos quatro players homologados para tal. São eles: Adstream, Adtoox, A+V Zarpa e Vati. Há uma taxa envolvida nessa tarefa, que será faturada pela NSC TV.

As diferenças entre esses players estão nas especificações de formatos e prazos para envio dos materiais. É possível consultar esses detalhes diretamente com cada serviço:

Vale lembrar que, ao subir o material no player, o título da claquete precisa ser exatamente igual ao que foi informado no momento da compra do espaço de mídia.

Leia também: Comercial de televisão: como criar um storyboard passo a passo

5. Atente-se às especificações técnicas

Para garantir a melhor visualização dos seus comerciais de TV, siga as seguintes orientações de vídeo:

Na transmissão digital da NSC TV, esse aspecto 16:9 se adaptará automaticamente para visualização em outros formatos de tela, mesmo os televisores 4:3, aqueles mais antigos com formato quadrado.

A seguir, estas são as especificações técnicas completas para sua produtora.

Detalhes técnicos para entrega de materiais em vídeo. (Globo)

6. Pense na acessibilidade do anúncio de televisão

Você deseja que seu comercial de TV na Globo ou NSC TV alcance o maior número possível de consumidores, não é mesmo? Mas muitos deles têm necessidades especiais e precisam de recursos de acessibilidade para compreender sua mensagem.

Nesse sentido, há três recursos para usar nas suas produções. O closed caption é obrigatório, enquanto os outros dois são opcionais.

7. Fique por dentro dos prazos de envio

A orientação geral para envio dos materiais é até as 18 horas do dia útil que antecede a veiculação do anúncio.

ENTREGA ATÉ 18H EXIBIÇÃO A PARTIR DE
segunda-feira terça-feira
terça-feira quarta-feira
quarta-feira quinta-feira
quinta-feira sexta-feira
sexta-feira sábado, domingo ou segunda-feira

No entanto, é preciso ficar atento ao prazo do player escolhido para envio do material, pois ele deve receber o arquivo antes das 18h para que então possa transmiti-lo à Globo ou NSC TV.

Comece a anunciar na Globo em Santa Catarina

A NSC TV é a afiliada da Rede Globo no Estado desde 1979 e alcança todos os 295 municípios catarinenses por meio de seis emissoras regionais.

Conheça agora as possibilidades de aparecer na NSC TV baixando o e-book Tudo Sobre como Anunciar na Globo em SC. Nele trazemos mais informações práticas para ajudar na veiculação dos seus anúncios, aproveite!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui