Como criar uma estratégia de marketing com R$10 mil reais?

19/09/2019

Marketing

Como criar uma estratégia de marketing com R$10 mil reais?

Está precisando divulgar o seu negócio para vender mais, reforçar sua marca ou, então, lançar um novo produto? Para isso, você vai precisar de reforços na sua comunicação, certo? A verba de marketing pode ser enxuta, mas nós vamos mostrar como é possível, sim, anunciar nos maiores veículos de comunicação de Santa Catarina com um orçamento limitado.

Já mostramos aqui como anunciar nas mídias essenciais com apenas R$5 mil reais e, hoje, vamos ajudar aqueles que têm uma verba um pouco maior, de R$10 mil reais, para criar uma estratégia de comunicação que possa atingir em cheio o público-alvo ― e, claro, alcançar os resultados que você espera.

Mas, antes disso, precisamos falar sobre algo que deve preceder todo e qualquer esforço em marketing: a segmentação do público.

Defina seu público para otimizar seus investimentos

Distribuir verba entre diferentes veículos pode ser um grande tiro no escuro. Definir e segmentar o público que você deseja alcançar é a primeira coisa a ser feita. Afinal, não adianta saber o que quer falar e não fazer ideia de com quem falar.

Ao realizar um estudo aprofundado sobre o seu público, você consegue conhecer melhor os hábitos de consumo dele e, assim, identificar quem realmente pode se interessar pela sua marca.

Alguns dos dados mais importantes que devem ser levantados em relação ao seu cliente ideal são:

A partir destes dados, você conseguirá definir de maneira muito mais acertada onde o seu investimento deve ser alocado.

Estratégia de marketing com R$10 mil: o que dá para fazer?

Para responder a essa pergunta, vamos contar com a ajuda do Simulador de Negócios da NSC, uma ferramenta digital inteligente que consegue mostrar opções de investimento. Para chegar ao resultado, o algoritmo do Simulador cruza os dados fornecidos por você (objetivo, público, praça e orçamento) com os dados do banco da NSC Comunicação.

Você vai ver três simulações de campanha com objetivos diferentes: vender mais, lançar um novo produto e reforçar a sua marca. 

Cenário 1: Para quem quer vender mais

Vender mais é o objetivo de quase todo anunciante. 

Nesta simulação, consideramos um anunciante do segmento de moda, que está querendo divulgar uma promoção junto ao seu público: mulheres, classe AB, com idades entre 25 e 34 anos. Consideramos que o público tenha interesse por entretenimento e que a campanha será focada na região da Grande Florianópolis.

Durante 30 dias, com R$10 mil reais é possível incluir na estratégia de marketing:

*Impressão é a quantidade de vezes que o anúncio é exibido no site.

Por meio desses veículos, 281.261 pessoas serão impactadas com a campanha. 

Cenário 2: Para quem está lançando um produto

Agora, vamos supor que você queira mostrar para todo o Estado que sua empresa tem um lançamento para o mercado. O seu público é composto por homens e mulheres que se interessam por notícias, com idades entre 35 e 49 anos, e você pretende atingir todas as classe sociais.

Dentro dessas especificações, durante um mês você pode conseguir 156.916 impactos através de:

Embora pareça menos expressivo, uma particularidade dessa simulação merece destaque: ela foi pensada para atingir todo o Estado. Desta forma, o investimento no Diário Catarinense é mais do que ideal por abranger toda Santa Catarina e por ser o veículo líder em leitura e circulação em Santa Catarina.

Cenário 3: Para quem precisa de reforço de marca 

Você já tem tradição no mercado e quer uma campanha para reforçar a sua marca junto ao público-alvo. Vamos supor que você tenha uma loja de artigos esportivos e o seu público é predominantemente masculino, até 24 anos e pertencente à classe C. Você vai focar os esforços na sua região que, nessa simulação, consideramos ser o Sul do Estado.

Nesse cenário, você pode montar uma estratégia de marketing com apenas R$10 mil reais que engloba:

Nesta simulação, o orçamento comporta também inserções de 30’’ na programação da NSC TV, o que leva ao resultado de 804.220 impactos em apenas 30 dias de campanha. 

Esses três cenários fictícios mostram um fato muito importante: dependendo do objetivo e da região em que você deseja focar, o investimento pode ser usado de diversas formas, incluindo tanto o digital quanto as mídias essenciais.

Também é importante ressaltar a importância da segmentação do público, como falado anteriormente. É natural que, quanto mais segmentado, mais escassas  se tornem as opções . Mas esse fato está longe de ser um problema: isso garante uma campanha muito mais certeira e concentrada em quem realmente pode fazer diferença para o seu negócio.

Simule uma estratégia de marketing com R$10 mil reais

Agora que você já sabe que pode criar uma estratégia de marketing coesa e efetiva com R$10 mil reais, que tal simular a sua, com base no seu público e nos seus objetivos?

O Simulador de Negócios está disponível de forma totalmente gratuita e não há limites de simulação. Com ele, você vai aprender a direcionar seus esforços e investimentos de marketing com a ajuda dos veículos que são referência para os catarinenses.

Importante lembrar que os resultados oferecidos são apenas uma referência e que você pode contar com a ajuda de um dos nossos consultores para chegar à estratégia mais acertada para o seu orçamento.

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