logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Marketing

Como conquistar os primeiros clientes da sua empresa?

24/11/2021

Por sonho, oportunidade ou necessidade, você deu um passo importante nos negócios: abriu uma empresa. Agora, o caminho para mantê-la de pé está na resposta para a questão: como conquistar seus primeiros clientes?

Nesse primeiro momento, sua intenção talvez seja vender para aquelas pessoas que já conhece. Entram aí familiares, amigos, conhecidos próximos e até aquele contato no WhatsApp que você tem certeza de que vai comprar do seu negócio. Mas essa estratégia nem sempre funciona ou, no máximo, é bastante limitada.

Afinal, depois de conquistar os 10 primeiros clientes, como conseguir 100 clientes, ou 1.000? Pensando nisso, veja a seguir como usar a comunicação para atrair vendas.

Identificando o público-alvo da empresa

Antes de tudo, é preciso esclarecer que falamos aqui principalmente de negócios escaláveis. Isto é, aqueles negócios que conseguem aumentar a venda do produto ou serviço sem precisar elevar os custos da operação na mesma proporção. Se você atende como autônomo, por exemplo, a estratégia para conseguir clientes é um tanto diferente.

Então, se você ainda não definiu o público-alvo do negócio, é hora de encontrar as pessoas que se identificam melhor com seu produto ou serviço.

A partir dessa definição fica claro por que nem sempre é possível conquistar seus primeiros clientes entre conhecidos. Esse grupo restrito pode, simplesmente, não ter o perfil de consumidor que você procura.

No entanto, ter um público-alvo definido ajudará você a direcionar melhor seus esforços. Isso evitará, por exemplo, que você invista em redes sociais que não têm a ver com seu consumidor.

É claro, ainda é importante divulgar seu negócio entre conhecidos. Mesmo que eles não se tornem consumidores diretos, podem ajudar na divulgação boca a boca inicial e contribuir com engajamento nas redes sociais.

Leia também: Como definir público-alvo, buyer persona e brand persona [3 em 1]

Do comércio aos serviços, a divulgação do negócio é essencial para atrair clientes. (Foto via Freepik)

Criando expectativa para seu produto ou serviço

Idealmente, a divulgação começa antes mesmo de você ter o produto ou serviço à venda. Mas a estratégia de criar expectativa serve também para outros lançamentos que não o do próprio negócio.

Tudo começa, na verdade, com seu marketing pessoal. Comece a produzir conteúdos falando da sua relação com esse ramo de negócio e das novidades em que está trabalhando. Isso despertará a atenção das pessoas ao redor e poderá atrair outras que sejam interessadas pelos mesmos assuntos.

Não é preciso ir muito longe para fazer isso. Comece pelas redes sociais. Então, quando estiver mais perto de anunciar algo concreto, como o início das vendas ou um novo produto ou serviço, pode expandir essa comunicação para outros meios.

Criar expectativa ainda é útil para captar dados de potenciais clientes, como telefone ou e-mail. Desse modo, poderá divulgar as novidades diretamente aos interessados, aumentando as chances de conversão.

Leia também: 12 dicas para ter uma estratégia de vendas eficaz

Construindo a presença digital do negócio

Sua estratégia de comunicação deve investir em duas linhas de ação: uma é atrair espontaneamente as pessoas até seu negócio, enquanto a outra é ir atrás do público. Ou seja, estamos falando de marketing inbound e outbound.

Na parte da atração será fundamental ter uma boa presença digital. Isso vai muito além dos perfis nas redes sociais, incluindo também marketing de conteúdo, otimização de palavras-chave para as buscas, inclusão de produtos em comparadores de preço e do negócio como um todo no Google Maps.

Uma dica de onde começar é cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. Esse pequeno passo já contribui para melhorar sua visibilidade nas buscas locais.

Aqui é muito importante não poupar esforços em boas fotos e boas descrições para a internet. Você pode se surpreender como uma boa apresentação, baseada em uma estratégia de SEO eficiente, é capaz de atrair clientes para sua empresa.

Leia também: 10 práticas de SEO para aplicar agora mesmo

O passo essencial para conquistar seus primeiros clientes

Todo negócio começa com um grande desafio: a falta de visibilidade. Aí entra a importância de a empresa ir até o público e, quando se trata de ampliar o alcance, as mídias essenciais são incomparáveis.

Já falamos no Negócios SC, por exemplo, como a televisão ajuda a vender mais. Isso porque ela não é apenas o meio de comunicação mais popular no Brasil, mas também aumenta a lembrança e a confiança da marca, fomenta o engajamento on e off, e ainda permite segmentar a publicidade para seu público-alvo específico.

Ainda sobre a TV, vale a pena descobrir como foi o resultado dessa estratégia na inauguração da loja Mil e Uma Sapatilhas e no crescimento surpreendente da AHOY! Serviços Expressos.

Outros meios que podem ser usados para conquistar clientes são a rádio, o jornal e os grandes portais da internet. Todos eles oferecem a visibilidade que um novo negócio tanto precisa.

Mas você não precisa se preocupar em fazer um investimento completamente fora da sua capacidade. A NSC prova que é possível colocar sua marca nos grandes meios de comunicação de uma forma acessível mesmo para os pequenos negócios.

Melhor ainda, você pode usar a incrível ferramenta Simulador de Campanha e comprovar por si. Com ela, descobre sugestões inteligentes e segmentadas de mídias para divulgar seus produtos ou serviços, tudo dentro do seu orçamento.

Se tiver alguma dúvida, veja o passo a passo de como usar o Simulador de Campanha.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico