logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Marketing

Como começar a investir em podcasts?

11/01/2021

O consumo de áudio, nos seus variados formatos, foi impulsionado durante a pandemia do novo coronavírus. Entre eles, vale destacar uma oportunidade que tem se tornado cada vez mais interessante para criadores de conteúdo e para as marcas: investir em podcasts é uma forma de conectar-se a um público fiel, com alto poder de compra e bastante digital.

Mas esse crescimento do consumo de áudio é anterior a 2020 e a pandemia apenas reforçou uma tendência que já vinha em andamento. De acordo com a Deezer, o consumo de podcasts no Brasil cresceu 177% entre 2018 e 2019. Já segundo o Spotify, entre 2019 e 2020 esse crescimento foi de 200% na plataforma.

O aumento do engajamento e da audiência traz uma exposição considerável dos conteúdos. Com ela, as marcas anunciantes nesse formato podem ganhar mais visibilidade.

Para saber como investir em podcasts e aproveitar esse movimento, confira a seguir.

O mercado de podcasts no Brasil

De acordo com dados divulgados pela Blubrry Podcasting, o Brasil é o segundo maior mercado mundial em download de podcasts, atrás apenas dos Estados Unidos.

Além do consumo de podcasts, o País também se destaca como produtor. Segundo o relatório “State of the Podcast Universe”, publicado pela empresa Voxnest, o Brasil apresentou o maior crescimento em produção nesse formato, em 2020. O número de podcasts em português cresceu 103% no primeiro semestre do ano passado.

Os interesses do público por esse tipo de conteúdo são bastante variados, então há espaço para a inserção de marcas de diferentes segmentos.

Conforme revelado pela Retrospectiva de 2020 do Spotify, diversos temas acompanharam o crescimento do consumo de podcasts no ano anterior. Por exemplo:

  • saúde: teve aumento de 201% em ouvintes únicos;
  • notícias e política: aumento de 140% em ouvintes únicos;
  • educação: aumento de 81% em ouvintes únicos.

Entre os podcasts mais ouvidos no Brasil, também no Spotify, vê-se tal diversidade. No top 5, temos atrações como Horóscopo Hoje, Café da Manhã (notícias), Primocast (finanças), NerdCast (assuntos variados) e Flow Podcast (conversas).

Se há mercado e oportunidades para marcas, o interesse em investir em podcasts naturalmente tem crescido. Ainda de acordo com o Spotify, a receita de publicidade com esse formato de áudio dobra ano a ano.

Leia também: O consumo de podcasts na pandemia e outras novidades

Investir em podcasts no Brasil é uma prática crescente das empresas. (Foto via Freepik)

3 formas de investir em podcasts

Então, como uma marca pode começar de fato a investir em podcasts?

Existem três caminhos possíveis nesse sentido: patrocínio e anúncios, produção própria ou conteúdo patrocinado. Vejamos como funciona cada uma dessas opções.

Patrocínio e anúncios

Esta tem sido a porta de entrada de muitas marcas ao mundo dos podcasts. Por ser um formato de publicidade comum aos anunciantes, costuma ser mais fácil começar por aí.

Basicamente, a marca poderá entrar como menção ou chamada no início, no decorrer ou ao fim dos episódios. Também poderá associar sua imagem às redes sociais, site e demais pontos de contato do podcast com o público.

É preciso ressaltar que patrocinar ou fazer anúncios em podcasts têm efeito no longo prazo. Uma única veiculação não será efetiva para fortalecer a marca. Isso porque o podcast é construído por meio de uma relação entre o criador de conteúdo e a audiência dele, portanto quanto mais tempo a marca se fizer presente nesse conteúdo, melhor poderá associar sua imagem à produção.

Produção própria

Algumas marcas querem ter um posicionamento de marca ainda mais incisivo e conquistar uma audiência própria. Nesse caso, outra possibilidade de investir em podcasts está na criação de conteúdo proprietário. Arezzo&Co., Renner, Pão de Açúcar e Heineken são alguns exemplos de marcas que decidiram seguir por esse caminho.

No entanto, produzir um podcast envolve grandes desafios.

O primeiro deles está na produção em si. Um conteúdo de qualidade exige certo investimento em equipamentos e profissionais experientes. Para facilitar, já existem diversas produtoras especializadas na criação de podcasts no Brasil, como Half Deaf, Rádio Guarda-Chuva, Pod360, Rádio Novelo, Ampére, entre outras.

Outro desafio é conquistar uma audiência própria, o que pode levar meses e anos. Por isso, muitas empresas preferem focar o investimento nos patrocínios e anúncios, porque alcançam uma audiência já estabelecida.

Por fim, é preciso ter cuidado com o tipo de conteúdo que será criado. Produzir um podcast é abrir uma conversa com o público em torno de assuntos que sejam relevantes para a marca, mas mais ainda para os ouvintes. Por meio da qualidade, da profundidade e da regularidade da informação é que se conquista uma base fiel.

Leia também: Como melhorar sua estratégia de rádio?

Conteúdo patrocinado

Há ainda uma terceira opção. Talvez a marca não queira manter um projeto de longo prazo, como na produção própria, mas deseja conduzir uma conversa mais aprofundada com o público sobre algum tema relevante para o negócio. Algo que extrapola os limites do patrocínio e anúncios.

Nesse caso, existe a possibilidade de criar um conteúdo patrocinado em parceria com um publisher. Desse modo, poderá dedicar um episódio inteiro a posicionar-se como referência em determinado assunto.

A UniSociesc, instituição de ensino superior catarinense, aproveitou essa oportunidade. Além das matérias do canal Educação com Propósito, produzidas pelo Estúdio NSC Branded Content, foram criados dois episódios em áudio com a apresentação de Rúbia Laidens, do programa Tech SC.

Os episódios trouxeram especialistas da UniSociesc para falar sobre educação e competências necessárias ao mercado de trabalho. Assim, a marca pôde apresentar de forma sutil as soluções que oferece ao público e atrair a atenção de um modo natural para o ouvinte. Melhor ainda: contou com o padrão de qualidade de produção da NSC e com uma figura conhecida pelo público para destacar a ação.

Para saber mais sobre o trabalho do Estúdio NSC Branded Content, descubra os cases de sucesso criados para as marcas em Santa Catarina.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico