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Comunicação

Como aumentar o alcance de marcas catarinenses no Brasil?

28/05/2021

Se você tem uma empresa em Santa Catarina e deseja expandir a oferta de produtos ou serviços para o mercado nacional, saiba que isso é possível com a NSC. Para tanto, as marcas catarinenses com esse objetivo precisarão de uma estratégia de branded content, ou conteúdo patrocinado.

Os veículos de TV, rádio e jornal da NSC estão disponíveis, de um jeito ou de outro, para pessoas de fora do Estado, mas o foco do alcance está dentro de Santa Catarina. Por exemplo, alguns conteúdos da NSC TV estão no Gshow e pode-se ouvir as rádios Atlântida, CBN e Itapema pelo NSC Total, tanto o aplicativo quanto o portal.

Agora, é com o branded content nos veículos digitais da NSC que as marcas catarinenses encontrarão uma forma de alcançar também o mercado brasileiro. Conheça melhor essa opção a seguir.

A força da NSC no meio digital

Na internet, os portais NSC Total, G1 SC, GE SC e Gshow SC levam os conteúdos da NSC para todas as regiões do Brasil.

O NSC Total, por exemplo, conta com mais de 21 milhões de visualizações de páginas por mês1, enquanto G1, GE e Gshow alcançam mais de 16 milhões2. Desse total de visualizações, uma parcela considerável de acessos vem de outros estados do Brasil, como veremos adiante.

Além do público habitual de Santa Catarina, esses portais atraem brasileiros de vários cantos do País tanto pelas redes sociais dos veículos da NSC quanto pelas buscas. Ao longo de 2020, a média mensal de acessos ao NSC Total via buscas orgânicas ficou em 48,67%3.

Isso acontece, em grande parte, pela autoridade de domínio que os portais da NSC têm em relação aos buscadores na internet e o trabalho de SEO que é feito em torno dos conteúdos. Essa autoridade de domínio é um dos indicativos de que as páginas de um site podem ter bom ranqueamento nos resultados das pesquisas on-line.

Então, quando um brasileiro usa determinada palavra-chave nas buscas, independentemente da região de residência, e um portal da NSC apresenta um conteúdo com tal assunto, há uma probabilidade mais elevada de essa pessoa clicar no resultado da NSC que no de um site menor.

Aí entra a importância do branded content, ou conteúdo patrocinado, nos veículos digitais da NSC. Ele coloca sua marca, seu produto ou serviço em destaque nas buscas orgânicas, possibilitando essa conexão com o mercado nacional.

Leia também: Branded content: 8 formatos de conteúdo para sair da rotina

Marcas catarinenses podem ir mais longe com a NSC. (Foto via Freepik)

O alcance das marcas catarinenses no mercado nacional

Em qualquer mês, se formos analisar a origem dos acessos no NSC Total, por exemplo, veremos ali quatro ou cinco cidades de outros estados entre as dez maiores fontes de visualização de páginas.

Curitiba e São Paulo destacam-se nesse sentido, figurando sempre entre as cinco cidades com maior número de visualizações. Elas aparecem em meio às grandes cidades catarinenses, como Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Em seguida, podemos encontrar um alto número de visualizações vindas de localidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas e Brasília. Mais adiante estão também municípios do Nordeste e Norte do Brasil4.

Esse alcance nacional dos conteúdos nos portais da NSC é especialmente interessante para as empresas catarinenses que vendam pela internet ou que busquem o respaldo de estar em uma mídia de confiança para ganhar novos mercados, como aconteceu com a Auten Energy.

Entretanto, aqui vale um destaque importante: quanto mais abrangente for o produto ou serviço da marca catarinense, mais facilidade ela terá para fazer seus conteúdos chegarem a esses diferentes mercados.

Leia também: 5 motivos para fazer branded content agora

Exemplo do público digital do Tech SC

O programa Tech SC é um bom exemplo dessa impulsão digital da NSC às marcas catarinenses. Na televisão, ele impacta mais de 237 mil telespectadores por minuto, segundo estimativa feita com base nos dados da Kantar IBOPE Media. Mas é no canal de conteúdo dentro do G1 SC que ele ganha projeção nacional.

As visualizações de página nesse canal vêm de diversas regiões do Brasil. Florianópolis é líder de acessos, mas São Paulo capital está em segundo lugar, à frente até mesmo de Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina. Curitiba e Rio de Janeiro completam a lista das cinco localidades mais ligadas no Tech SC dentro do G1 SC5.

Em termos proporcionais, 63% das visualizações vêm de Santa Catarina, enquanto 37% têm origem em outros estados. Ou seja, ao mesmo tempo em que há um fortalecimento da solução no território catarinense, também há um amplo alcance fora daqui, em grandes centros consumidores.

Quer ver agora como criar conteúdos eficientes para ampliar o alcance da sua marca? Confira nosso Guia de Produção de Branded Content.

1 IVC dezembro 2020.

2 Google Analytics outubro a dezembro 2020.

3 Google Analytics janeiro a dezembro 2020.

4 Google Analytics.

5 Google Analytics janeiro a dezembro 2020.


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