logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Como a NSC ajuda no giro de mercadoria parada na loja?

09/06/2022

Mercadoria parada representa um problema para o varejo. Ou, melhor dizendo, uma série de problemas.

O primeiro deles é o investimento nos produtos que também fica parado. Com isso, a capacidade de o lojista faturar e gerar caixa é comprometida. Por sua vez, isso pode gerar situações como a dificuldade para renovar outros produtos no estoque e até o endividamento da empresa.

Depois, temos a perda de oportunidade de vender certos produtos voltados à sazonalidade, ou até mesmo a perda daqueles que tenham data de validade.

Então surge a questão: como movimentar o estoque e girar essa mercadoria parada? A seguir, descubra como a NSC pode ajudar nessa resposta.

Identificando o motivo da mercadoria parada

Antes de pensar na melhor estratégia para movimentar o estoque, é preciso identificar o que causou o produto ficar parado. 

Nesse sentido, as razões podem ser diversas, das mais simples às mais complexas. O problema, por exemplo, pode estar no planejamento do negócio. 

Como revela a pesquisa Causa Mortis, do Sebrae, 21% dos empreendedores não identificam o público-alvo ao abrir a empresa e 46% não sabem os hábitos de consumo de seus potenciais clientes. Isso pode levar a investimentos equivocados ou a uma superestimação ao comprar mercadorias para a loja.

Ou o desafio pode ser bem mais fácil de resolver, apenas melhorando o merchandising no PDV. Às vezes, simplesmente mudar a apresentação da mercadoria parada ou a forma como os vendedores a mostram já é capaz de solucionar a questão.

No entanto, se o planejamento foi adequado e os produtos têm boa visibilidade, seja no varejo físico, seja no varejo digital, então é hora de pensar em estratégias promocionais para movimentar o estoque. Além delas, outras soluções podem ser necessárias conforme o caso.

Leia também: Como vender mais no PDV: 12 estratégias de sucesso

Tudo começa com uma boa gestão do estoque. (Foto via Freepik)

Estratégias para fazer o giro de mercadoria parada

Como vimos, o primeiro passo para resolver o problema com mercadoria parada é melhorar o planejamento e a gestão do estoque.

Outra medida importante é manter um bom relacionamento com fornecedores. Ao abastecer seu estoque, preveja acordos que possam ajudar nos casos de produtos encalhados, como a compra consignada, a troca de mercadorias ou a revenda para o fornecedor.

É igualmente válido considerar se as condições de pagamento não estão afastando os clientes. Para produtos de alto valor, especialmente neste cenário econômico instável, oferecer boas opções de parcelamento é obrigatório.

Para completar, salientamos a importância de ter um bom relacionamento também com seus clientes. E o que é um bom relacionamento com o cliente? É ouvir as demandas dele, mostrar sugestões pertinentes e personalizar o atendimento. Assim, você consegue direcionar a oferta de produtos parados a quem tem interesses relacionados.

Leia também: 2 estratégias de sucesso para atrair clientes na loja física

Diferentes tipos de promoção para girar o estoque

Mesmo adotando diferentes abordagens para girar o estoque, inevitavelmente em algum momento será preciso recorrer às promoções. O bom é que elas funcionam: segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 66% dos consumidores brasileiros nas lojas físicas e 68% no e-commerce utilizam essa alavanca promocional. No varejo digital, ela só perde para o frete grátis, usado por 89% do público no Brasil.

Mas toda promoção também requer estratégia. Isso porque, quando mal empregada, ela pode prejudicar a imagem do negócio.

Por exemplo, uma promoção que dure por semanas ou até meses, em vez de aumentar o interesse do público pelo produto, pode fazê-lo questionar a qualidade da mercadoria.

Há bastante psicologia envolvida nisso. Então, é interessante contextualizar a oferta para que o consumidor não perceba que o item está parado no estoque.

Nesse caso, datas comemorativas são sempre um bom contexto. Afinal, é justamente nelas que o consumidor procura os melhores preços para presentear. Ou sua loja pode criar seus próprios eventos temáticos para incluir os produtos encalhados.

Outra ideia é fazer promoções do tipo cross-sell, em que a venda de um produto garante desconto ou abatimento integral no valor de outro. Desse modo, o valor que tecnicamente se perde na venda da mercadoria parada é compensado pela venda de outros itens.

Ainda é possível fazer uma promoção do tipo “compre 2, leve 3” e similares. Essa é uma boa pedida para mercadorias de valor baixo ou mediano em grande quantidade no estoque.

Portanto, nem só de redução de preço se faz uma boa promoção. Uma estratégia eficiente pode, inclusive, aumentar as vendas de outros produtos da loja.

Leia também: 5 formas de como a publicidade na TV ajuda a vender mais

A importância da comunicação para movimentar o estoque

Só é possível movimentar o estoque quando há consumidores visitando sua loja, seja ela física, seja virtual. Aí entra a importância da comunicação: é ela quem faz a ponte entre a marca e o público.

Para deixar ainda mais claro, a comunicação é importante de uma forma imediata e outra contínua:

  • É imediata porque sua promoção precisa de visibilidade. Então, deve-se empregar todos os meios disponíveis para anunciar as condições especiais ao consumidor. Mas, nesse quesito, a mídia tradicional é imbatível.
  • É contínua porque desperta o interesse e mantém a marca na lembrança do público no longo prazo. Antes mesmo de o lojista se deparar com a situação de mercadoria parada, a comunicação está trabalhando para atrair clientes e movimentar o estoque.

A partir disso, também fica clara a importância da NSC para ajudar a resolver esse problema. A empresa líder em comunicação em Santa Catarina tem veículos líderes de audiência no Estado e uma plataforma de mídia 360° para alcançar o consumidor catarinense das mais variadas maneiras.

Quer descobrir agora como anunciar nas mídias da NSC? Aproveite o Simulador de Campanha e receba uma sugestão personalizada para sua necessidade.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico