logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Vendas

Cinco motivos para oferecer treinamento de vendas

03/06/2019

O treinamento da equipe de vendas é um fator determinante para a construção da imagem da marca. É só observar os diversos pontos de contato entre clientes e funcionários para entender como essas interações são valiosas para a percepção de qualidade com relação ao produto ou serviço e a satisfação do comprador.

Em uma ida à padaria, por exemplo, embora o pão seja o motivo da visita, o atendimento da balconista pode agregar valor ao pãozinho ou tornar a compra do alimento uma experiência desagradável.

Da mesma forma, quando você vai a um show, o espetáculo é o motivo do entretenimento, mas o atendimento da bilheteria e da recepção do evento podem tornar o momento memorável ou até mesmo impactar negativamente a imagem do artista. Quando o foco é a equipe de vendas isso fica ainda mais evidente.

Confira cinco motivos para investir o quanto antes em treinamento de vendas:

1 – Motivar a equipe

Apesar da motivação ser intrínseca ao indivíduo, o treinamento fomenta a vontade de realizar as tarefas de forma mais assertiva, atingir melhores resultados e impacta diretamente na execução da venda. Equipe motivada comete menos erros, sabe corrigi-los e exige menos controle.

2- Capacitar o time comercial

A capacitação da equipe de vendas permite criar um padrão de atendimento que pode ser a marca registrada da empresa. A qualidade do relacionamento construído com os clientes depende da conduta e comportamento durante as negociações.

Antigamente os gestores tinham a ideia equivocada de que não fazer treinamento de vendas impedia que a concorrência roubasse bons vendedores. Hoje isso não faz o menor sentido. Vendedor capacitado e competente é sinônimo de faturamento potencializado. Nesse cenário, se o profissional é seduzido pela concorrência é porque a retenção de talentos da empresa não está sendo adequada.

3 – Atualizar e reciclar os vendedores

Reciclar a força de vendas é o processo de treinar as técnicas e abordagens que a equipe já conhece, mas que por descuido e falta de acompanhamento ainda não foram aplicadas no cotidiano de vendas.

4- Preparar para a realidade do mercado

Em um mundo de redes sociais e consumidores cada vez mais exigentes, a reputação da empresa é algo que precisa ser tratado com seriedade.

Antes um usuário insatisfeito compartilhava sua experiência para até dez pessoas, em média. Hoje, a insatisfação do consumidor pode se tornar conteúdo viral na internet. Por isso, metodologias foram desenvolvidas para atender a esse fenômeno.

O Customer Success, por exemplo, é um profissional intimamente ligado com o setor comercial e que tem como preocupação a customer journey, retenção, e crescimento de contas.

Dentro desse cenário, o treinamento de vendas dá subsídios à equipe para construir bons relacionamentos, aumentar o faturamento e focar em retenção.

5 – Aumentar o faturamento

Aumentar o faturamento é o principal motivo para se realizar o treinamento de vendas e, também, a consequência de uma boa estratégia de capacitação. As razões para as empresas realizarem treinamentos de vendas são importantes isoladamente e no conjunto se reforçam.

O treinamento de vendas transforma

O treinamento de vendas pode transformar um vendedor mediano em um excelente profissional e um excelente executivo comercial em um gestor de sucesso. A empresa que dispõe de uma equipe de vendas capacitada consegue estabelecer um padrão de qualidade para as negociações e relacionamento com os clientes.

Agora que você está ciente do motivos para realizar treinamento de vendas, é preciso esclarecer o passo a passo para planejar uma capacitação eficiente e que gere resultados.

Passos para planejar o treinamento de vendas

Aquela história de que sem objetivo qualquer lugar que se chega está bom pode parecer batida, mas é verdade. Aí está o primeiro passo do planejamento do treinamento de vendas.

I- Defina o objetivo

Diagnostique os principais problemas que limitam o faturamento ou prejudicam a qualidade do atendimento. Isole variáveis que não dependem dos vendedores, foque no que pode ser trabalhado junto à força comercial e defina o(s) objetivo(s) do treinamento. Isso dará direcionamento e auxiliará no desenvolvimento do formato da capacitação.

II- Engaje a equipe de vendas

Embora aconteça a relutância de muitos vendedores, a reciclagem e a atualização são necessárias. A equipe nem sempre está aberta ao treinamento de vendas e isso pode impactar negativamente nos resultados, por isso não basta treinar, é necessário antes engajar.

É importante estimular a participação da força comercial já no planejamento da capacitação. Promova reuniões de diagnóstico e abra espaço para os vendedores falarem o que os impede de vender mais e melhor.

Quando a equipe participa também do planejamento do treinamento a tendência é que o time assuma parte da responsabilidade e como consequência o engajamento se potencializa.  É uma equação simples: ninguém fala mal daquilo que ajudou a construir.

III- Execute

Promover o treinamento de vendas não é apenas divulgar o dia, o lugar e o conteúdo que será trabalhado. Contrate alguém motivador e competente para aplicar o treinamento, passe o briefing adequado, delimite horário para início e fim da interação, peça a realização de dinâmicas participativas focadas  no dia-a-dia da equipe.

Se o treinamento não for bem direcionado será mal executado. Venda a ideia do treinamento, não imponha. Treinar também é convencer e isso alimenta o engajamento.

Para potencializar as vendas da sua empresa, confira o “Manual de boas práticas para vender mais e melhor” aqui no Negócios SC.

Conteúdo produzido em colaboração com Kelly Costa, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Cesusc.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico