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Marketing

Business Intelligence para agências de marketing

07/10/2020

Este artigo foi escrito por Diego Martins, CEO da Inside Digital.

O Business Intelligence pode ser entendido como um conjunto de estratégias que visam otimizar a tomada de decisões por meio de dados competentes. A chegada do BI foi uma completa revolução para diversas empresas, mas algumas agências de marketing ainda não entenderam a importância da ferramenta.

Perguntas como: “Quais são os clientes que geram maior lucratividade para a agência?” ou “Como foi o desempenho da equipe no último mês?” podem ser facilmente respondidas com informações precisas e organizadas, proporcionadas pelo BI.

Contudo, esses dados ainda são pouco utilizados dentro das agências, que, em sua maioria, focam na perspectiva de criação e criatividade. Outro ponto importante, é que muitas vezes a extração de dados úteis dos sistemas utilizados em agências nem sempre é fácil.

Para melhorar a adesão do Business Intelligence dentro das agências de marketing, preparamos este conteúdo. Vamos lá?!

O que é Business Intelligence?

Não importa qual seja o tamanho da empresa ou com quantos clientes ela se relaciona: sempre há uma grande quantidade de informações que devem ser analisadas. O objetivo da estratégia de Business Intelligence é centralizar e melhorar a organização das informações obtidas. 

Uma agência de marketing de conteúdo, por exemplo, produz muitas informações, como dados de marketing, dados operacionais, dados de vendas, entre outros. Porém, sem o uso do BI, todos os dados permanecem separados e com sentido individualizado.

Por meio da aplicabilidade da técnica de Business Intelligence é possível unir dados diferentes como conectar as informações de tráfego do Google Analytics como operações de esforços de vendas, por exemplo. Dessa forma, o acompanhamento de resultados se torna mais preciso e eficiente.

O Business Intelligence no Marketing Digital

A definição correta do público-alvo foi um passo importante para tornar o marketing mais assertivo e menos genérico. Isso porque, antes da análise de dados, os anúncios não tinham direcionamento. Alguns clientes em potencial eram atingidos, mas a estratégia não era nada eficaz. 

Tudo mudou quando os profissionais de marketing reuniram e analisaram dados de seus clientes e do mercado. A partir daí as campanhas se tornaram mais efetivas e direcionadas. Portanto, percebe-se que para o marketing, o Business Intelligence representa, acima de tudo, precisão. 

Por isso, atualmente, o marketing digital e o estudo de dados andam lado a lado. Os profissionais e empresas usam de estratégias eficientes para atrair leads. Para isso, fazem uso de análise de tendências, pesquisas e feedbacks de clientes.

Prova disso foi uma pesquisa realizada pela McKinsey Analytics em que evidencia que 50% dos entrevistados disseram que análise e o Big Data mudaram completamente as práticas de vendas e marketing digital das empresas.

Mas, o que é Big Data? O Big Data e Business Intelligence são complementares. O primeiro funciona como uma fonte, usado para minerar dados de forma eficiente. Já o Business Intelligence analisa e condensa essas informações impactando na tomada de decisões.

Quais os benefícios da aplicação desse conceito em agências de marketing?

Até aqui já entendemos como o Business Intelligence é muito importante dentro de um agência de marketing. Mas, como essa ferramenta pode beneficiar de fato tal modelo de negócio? Diversas questões podem ser otimizadas. Dentre elas, explicaremos aqui as três principais.

Pesquisa

O Business Intelligence é uma ferramenta extremamente útil em apresentar detalhes de comportamento e de interesse dos consumidores. A partir daí é possível identificar novas personas e encontrar outras oportunidades, por exemplo, novos produtos de acordo a demanda.

Análise

Analisar os dados do Big Data sem algoritmos de Business Intelligence é um grande desafio. Além de requerer muito tempo do profissional, os dados podem ser difíceis para extração de informações verdadeiramente importantes.

 

O Business Intelligence pode ser usado para analisar uma grande quantidade de dados em poucos segundos. Dessa forma, é possível acompanhar simultaneamente os resultados da campanha e fazer rápidos ajustes quando necessários.

Economia 

Com o Business Intelligence realizando grande parte do trabalho de análise de dados, a agência não precisa contratar uma grande quantidade de funcionários. Além disso, o tempo dos colaboradores da empresa passa a ser melhor aproveitado.

Por fim, o Business Intelligence colabora para campanhas mais eficientes e precisas. Isso representa uma maior renda e menos tempo.

O uso de Business Intelligence para agências de marketing ainda é um desafio

Por mais que todos os dados apontados até aqui mostrem o grande impacto positivo do Business Intelligence para agências, ele ainda não é tão comum nesse setor. 

Uma pesquisa realizada pela MiQ mostrou que 43% dos profissionais de marketing citam os custos da análise de dados avançada como um dos maiores desafios para investimento. Além disso, dificuldades em “como começar” ou “o que deve ser priorizado” também fazem parte da rotina desses profissionais.

Para ajudar você a começar, separamos duas dicas importantes:

  • Faça as perguntas certas. O Business Intelligence para agência de marketing é capaz de responder exatamente o que você precisa, mas para isso é preciso saber perguntar. Uma boa dica é definir KPIs e outras métricas para orientação;
  • Para começar, você pode priorizar os canais de marketing que já usa ou iniciar uma análise primária no seu site. Acompanhe o número de visitantes, avalie as páginas mais navegadas e as conversões.

Conclusão

Não há dúvidas: o Business Intelligence é um aprimoramento significativo para o marketing digital, assim como para agências de marketing. Todos os processos de análise e relatórios são otimizados, além disso, a ferramenta é capaz de auxiliar na gestão empresarial.

Quer saber mais sobre o marketing digital e dicas para otimizar as vendas da sua empresa? Então, acompanhe o blog da Inside Digital, agência de marketing digital!

Este artigo foi escrito por Diego Martins, CEO da Inside Digital.


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