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Branded Content x Facebook Ads: quais as diferenças?

09/10/2019

Ainda há muita dúvida a respeito das diferenças entre as estratégias que a sua empresa pode utilizar para alcançar seu público. E não é para menos: embora não seja novidade, o marketing digital tem evoluído constantemente, criando novas vertentes e, com elas, novas terminologias.

Um dos questionamentos mais comuns é a respeito das plataformas de anúncio e a produção de conteúdo. Para explicar melhor as diferenças, você vai ler neste artigo mais sobre os modelos Facebook Ads e branded content. Confira!

Facebook Ads

Imagem via Resultados Digitais.

Se você ainda não investiu no Facebook Ads, com certeza já foi impacto por alguém que apostou na ferramenta. O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e permite que os anunciantes explorem diversos formatos dentro da rede social.

Com um alto poder de segmentação, o Facebook Ads se utiliza das “pistas” deixadas pelos usuários (interações com determinadas páginas, curtidas e cliques em anúncios, por exemplo) para fornecer dados aos anunciantes de como atingir o público-alvo.

Como toda campanha, o Facebook Ads tem prazo para começar e para terminar. Ou seja, você tem um período determinado para atingir os objetivos e após o término da veiculação, o seu material é descartado para dar espaço a um novo anunciante.

Branded Content

Imagem via Markeninja.

O branded content nada mais é que o conteúdo voltado ao universo da marca. Até aí, não parece ser muita novidade, certo? Mas, o branded content precisa ser relevante para o público, trazer informações ricas e de qualidade. Diferentemente do anúncio, onde você tem pouco tempo e espaço para convencer o leitor de que é a melhor opção, no branded content os diferenciais devem estar estreitamente ligados à informação.

Dessa forma, o branded content se posiciona em uma interseção de publicidade, entretenimento e informação. É claro que, como toda estratégia, também tem o objetivo de vender. Porém, isso é feito de maneira indireta, muito mais sutil, despertando o sentimento do consumidor em relação à marca.

Um exemplo: marca X desenvolve um branded content para mostrar como reduziu em 60% o impacto ambiental durante suas atividades. Essa informação, talvez, não seja suficiente para fazer com que alguém decida a compra após a leitura, mas tem potencial de compartilhamento por mostrar números expressivos, trazer informações relevantes e que despertam o interesse e a simpatia do leitor.

Diferentemente do Facebook Ads, o branded content não tem validade. Dessa forma, o material permanecerá publicado e gerando buzz, dependendo, claro, do ranqueamento do conteúdo nas ferramentas de pesquisa. Mas, isso não é um problema: os artigos já publicados aceitam edições de otimização, que podem fazer com que o material continue performando bem continuamente.

Branded content x marketing de conteúdo

Um outra dúvida muito comum é sobre as diferenças entre branded content e marketing de conteúdo. Afinal, se o marketing de conteúdo tem como função apresentar informações ao lead, qual a diferença do branded para um blogpost?

Embora ambos partam do mesmo princípio, que é informar o público, eles possuem uma diferença significativa: enquanto o branded content foca em informações sobre a marca, o marketing de conteúdo direciona as informações para a resolução dos problemas do leitor.

Em um exemplo prático:

  • Branded Content: Escola catarinense se destaca como referência em educação bilíngue.
  • Marketing de conteúdo: 3 vantagens da educação bilíngue para seus filhos.

No primeiro exemplo, o foco está todo na empresa. O que ele oferece, como se tornou referência, quais os diferenciais pedagógicos. No segundo, ele se volta para a solução do problema do leitor, quais benefícios a educação bilíngue e porque investir nesse modelo pedagógico é vantajoso para pais e alunos.

Os objetivos dos dois também se difere: o branded content tem as funções de posicionar e divulgar a marca, enquanto o marketing de conteúdo trabalha também com outras metas (engajar audiência, angariar leads qualificados para o time de vendas, educar os consumidores sobre a solução oferecida, etc).

A importância de investir na sua estratégia de branded content

Como você pôde perceber, o branded content tem diferenças que parecem sutis em um primeiro momento, mas se mostram significativas quando se compara este modelo ao Facebook Ads ou ao marketing de conteúdo. Por esse motivo, é preciso entender que nem sempre quem realiza campanhas pagas em redes sociais tem a aptidão necessária para um planejamento de branded content.

Trabalhar os modelos de forma simultânea é possível, mas é necessário contar com uma equipe especializada em branded content para gerar materiais que acertem em cheio os objetivos: a relevância da sua marca junto ao público e posicioná-la como uma referência no segmento.

A NSC Comunicação coloca à disposição dos anunciantes o NSC Branded Content, um estúdio multidisciplinar e multiplataforma. Composto por jornalistas, designers e influenciadores especializados, o estúdio planeja, cria e distribui conteúdo em plataformas digitais, jornais, rádios e TV líderes de audiência entre os catarinenses.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail nscbrandedcontent@somosnsc.com.br ou pelo telefone (48) 3216. 3844.


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