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Luisa Wink

Luisa Wink

Comunicação

Branded content: 8 formatos de conteúdo para sair da rotina

23/04/2021

Que o branded content enquanto estratégia de marketing vem crescendo não é novidade. Afinal, cada vez mais as marcas precisam encontrar formas de se conectar com a audiência, sem interromper o fluxo de consumo de conteúdo. E o branded content faz justamente isso: permite que as marcas desenvolvam uma conversa com o público por meio de histórias, de informação e de entretenimento.

Em qualquer narrativa de marca, a história tem um papel central. Mas tão importante quanto saber qual história contar é entender onde contá-la. Hoje são tantas as opções de meios e formatos que parte do desafio é encontrar o que melhor se enquadra na narrativa da marca. 

Conteúdos em texto (matérias publicitárias e blog posts) e posts em redes sociais já fazem parte das estratégias de conteúdo mais bem elaboradas. Mas é possível ir além. Para ajudar a expandir os horizontes, listei algumas possibilidades. 

1- Quiz

Com altos níveis de engajamento, conteúdos em formato de quiz têm caído na preferência das marcas que buscam engajamento com o público. Marcas de roupas estão apostando nisso para envolver o público nas redes sociais, assim como restaurantes e diversos segmentos do varejo, que utilizam o apelo virtual do Instagram, por exemplo, para transformar o quiz em uma verdadeira vitrine de produtos. 

Mas é possível ir além. Um quiz mais estruturado, com perguntas mais elaboradas, permite que qualquer segmento ofereça a oportunidade de testar os conhecimentos em alguma área específica, de forma relevante tanto para o público quanto para a marca. No G1, por exemplo, a Prefeitura de Florianópolis fez um teste para conscientizar sobre medidas sanitárias na volta às aulas, no começo deste ano. No NSC Total, já teve quiz sobre vários temas, de pagode, dia dos namorados e até de conhecimentos gerais sobre Florianópolis. Esse último dá pra conferir aqui.

2-Websérie

Os vídeos seguem bombando e são o formato preferido de conteúdo de muita gente. Aqui, não falta espaço para marcas que tenham o que contar. Segundo a pesquisa Video Marketing Statistics da Wyzowl, 85% dos consumidores dizem que querem ver mais vídeos de marcas em 2021 e 72% das pessoas preferem ver vídeos para saber mais sobre produtos. 

Some isso ao fato de que as pessoas gostam de ouvir boas histórias – assinadas por marcas ou não – e você tem ótimos motivos para investir em webséries. 

Um exemplo de sucesso foi a websérie “Sabor Catarina – Especial Chefs”, que trouxe relatos de profissionais que compartilharam, em vídeo, o amor pela profissão, trazendo a público suas histórias e dividindo a intimidade de suas cozinhas. Assinado pelo Icasa, o projeto foi um sucesso porque permitiu contar histórias reais, que geram empatia, conexão e, ao mesmo tempo, trazem a marca envolta na narrativa.  Assista aqui ao especial. 

3- Podcast 

Podcasts não são novidade, mas nunca estiveram tão em alta. O ano de 2021 é mais um “ano do áudio” e, segundo pesquisa da Globo, mais de 30 milhões de brasileiros consomem podcasts mensalmente. O número de ouvintes tende a crescer, ao mesmo passo em que novos episódios de podcasts sobre diversos temas aparecem nas plataformas de streaming.
Para marcas, podcasts são ótimas maneiras de produzir conteúdo com profundidade, de forma interessante para o público, nativa ao ambiente onde as pessoas já estão e, não menos importante, sem gastar muito, já que basta um anfitrião, uma boa ideia e um bom roteiro de conversa para produzir um conteúdo legal. 

Por aqui, já dominamos a técnica e produzimos materiais sobre diversos temas para marcas parceiras. Educação é um assunto recorrente – afinal, não faltam pautas sobre o tema – e produzimos dois episódios para a Unisul que você pode conferir aqui e aqui

4- Infográfico

Nossa percepção é 83% visual e nosso cérebro tem uma capacidade maior de reter o que vê do que aquilo que ouve. Não é à toa que conteúdo visual pode gerar 94% mais tráfego do que conteúdo sem imagem, além de engajar 37% a mais, de acordo com o relatório da MGD Advertising

Os infográficos têm o poder de transformar assuntos complexos em dados simples e fáceis de entender. Bons infográficos geram alto nível de engajamento, ajudam o leitor a referenciar assuntos e são excelentes para trabalhar o brand awareness, já que posicionam a marca como referência em determinado assunto, além de serem altamente memoráveis. Também fazem sucesso numa página impressa, podem ser animados e compartilhados em sites e redes sociais.

Os dados da pesquisa Raio-X do catarinense deixam isso claro. Dissecamos os dados brutos e os reunimos em um infográfico para facilitar a compreensão desse assunto tão relevante. O resultado foi esse:

5- Programetes de TV

A força da TV no Brasil é indiscutível. Dados da Kantar IBOPE Media revelam que em 2020, mais de 204 milhões de brasileiros assistiram à TV, número que representa cerca de 96,5% da população do Brasil. 

Se o Brasil está conectado na TV, então as marcas também precisam estar se quiserem conversar com o público. E uma das maneiras de fazer isso é por meio de programetes de televisão, que são produções pensadas para transmitir conteúdo relacionado ao universo da marca, aproveitando o espaço de forma nativa e levando valor para a audiência. 

Na prática, significa inserir um branded vídeo no break do programa que tem mais afinidade com a marca, levando conteúdo onde o foco é o que o cliente quer ver, e não só o que a marca quer contar. O intuito aqui é ir além da publicidade: o foco é contar histórias relevantes, que gerem empatia e conexão com o público, com o intuito de promover o brand awareness e o posicionamento da marca no mercado.

A exemplo, os programetes com o tema “Pergunte ao médio”, assinados pela Unimed. Confira aqui. 

6- Evento

Eventos também são formas de transmitir informação e entretenimento para o público. Ou seja, também são conteúdo. Um encontro para debater tendências de moda é uma forma de uma marca se posicionar e interagir com o público, assim como uma live discutindo o cenário econômico e o impacto ambiental das energias sustentáveis, por exemplo.

O ano passado foi o ano das lives, eventos que substituíram os encontros presenciais em função da pandemia. Quando feitas com personagens relevantes e com atenção ao conteúdo a ser transmitido, as lives podem ser ótimas para transmitir a imagem da marca. 

Além disso, ao que tudo indica, os eventos híbridos serão a herança desse momento de pandemia, com parte das ações ocorrendo no digital, e parte no meio físico. Exemplo disso é o Confraria do Vinho Itapema, um evento que leva uma experiência de restaurante para a casa do público, com elegância, boa música e muito envolvimento de marca. Conheça mais sobre o projeto e veja como uma marca pode gerar impacto com um evento híbrido.

https://www.itapemafm.com.br/confraria-do-vinho 

7- Projeção

Quando a gente diz que tudo pode ser conteúdo, é porque basta um pouco de criatividade para colocar a marca lá fora e fazer com que todo mundo veja ela aparecendo nos lugares menos esperados. Projeções itinerantes pelos prédios e áreas públicas da cidade são uma solução de comunicação que ganhou força durante a pandemia, quando foi preciso encontrar formas diferentes de alcançar o público, prezando pela segurança, sem deixar de transmitir a mensagem da marca. 

Foi esse o intuito das ações que projetaram mensagens de otimismo em diversas cidades catarinenses no ano passado, com fotos de pessoas em casa, em segurança e em respeito às medidas de isolamento. Com apoio da Metronorte e da Unisociesc, a ação de engajamento pode ser conferida aqui:

8- Intervenção artística

Ainda falando de criatividade, uma intervenção artística também pode ser uma ação de marca. Exemplo é o painel pintado pelo artista Rizzo, em Florianópolis, como parte das comemorações do aniversário de 348 anos da cidade. O projeto foi um oferecimento das marcas Únilos, Fort Atacadista e Costão do Santinho, que aproveitaram a data para demonstrar o seu envolvimento com a Capital catarinense. 

O resultado da ação está disponível aqui:

Para quem busca formas de contar histórias de marca e fazer branded content de verdade, as possibilidades são infinitas. Jogos, concursos culturais, programas de TV, filmes, documentários e até ações sociais são algumas possibilidades para complementar as matérias publicitárias que já fazem parte da sua estratégia. 

Quer saber como contar a história da sua marca? Entre em contato com a gente pelo e-mail anuncie@somosnsc.com.br, pelo 48 3216-3216 ou clicando no ícone do WhatsApp. 


Luisa Wink

Coordenadora do Estúdio NSC Branded Content

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