Black Friday 2020: Globo revela oportunidades para a data

25/08/2020

Vendas

Black Friday 2020: Globo revela oportunidades para a data

A pandemia de Covid-19 impactou profundamente o calendário comercial brasileiro a partir de março, quando entraram em vigor medidas de combate ao novo coronavírus. Entretanto, conforme nos aproximamos do final do ano, o último trimestre reserva uma demanda de consumo reprimida que pode ser canalizada na Black Friday 2020, marcada para 27 de novembro.

Esse é um dos insights trazidos pela pesquisa Black Friday 2020, realizada pela Globo. Os dados revelados são de extrema importância para as marcas entenderem como recuperar o faturamento perdido nos meses anteriores. Como aponta a Globo, essa é uma grande oportunidade para o comércio — mas é preciso saber como aproveitá-la.

Veja a seguir os principais destaques da pesquisa e prepare-se para vender mais.

Demanda reprimida

Tão certo quanto o impacto econômico do coronavírus são os indícios de recuperação da economia em alguns estados brasileiros, como Santa Catarina.

Por causa da pandemia, sete em cada dez internautas brasileiros deixaram de comprar algo, revela a pesquisa da Globo. De fato, há uma preocupação do consumidor com relação aos gastos, como demonstrado também por um estudo da Exit em parceria de NSC Comunicação e Negócios SC.

Aí entra a importância da Black Friday 2020. Conhecida por ser uma data comercial cujos principais atrativos são promoções e descontos, o consumidor que até então esperava uma oportunidade especial para comprar o que desejava pode encontrar aí a ocasião. E falamos não só de produtos básicos ou compras para a casa, mas também do consumo de itens de indulgência, comportamento identificado pela Kantar IBOPE Media.

Afinal, a pandemia aumenta a necessidade do consumidor por formas de relaxar e ter mais bem-estar.

Leia também: Economia catarinense mostra força diante do coronavírus

Na Black Friday o consumidor poderá satisfazer algumas demandas reprimidas. (Foto via Freepik)

Expectativa para a Black Friday 2020

Ainda de acordo com a Globo, a maioria dos consumidores das cinco regiões do Brasil têm costume de comprar na Black Friday. Na média nacional, 68% relatam esse hábito.

Contudo, a Black Friday 2020 precisará convencer uma grande parcela de indecisos. Entre os consumidores pesquisados, 42% têm planos de comprar; enquanto 23%, não. Entre eles, 35% ainda não sabem se farão compras nessa data comercial. As marcas têm, diante disso, um papel fundamental de atrair esse público e aumentar o desempenho das vendas no evento.

Para quem já tem intenção de comprar, a Black Friday deste ano tem uma importância maior ou igual com relação ao ano anterior. Além disso, tal grupo revela outras informações interessantes sobre a expectativa para 2020:

Leia também: O que está levando o consumidor a experimentar novas marcas?

O impacto da pandemia na intenção de compra

O cenário causado pelo novo coronavírus traz mudanças também nos itens mais desejados pelo consumidor. Ainda assim, no geral, as categorias de interesse continuam as mesmas do ano passado.

Categorias mais desejadas em 2020:

A novidade está na maior intenção de compra por itens que melhorem a experiência de trabalhar e ficar em casa.

Categorias que cresceram em intenção de compra em 2020:

Diante disso, ainda vale considerar o contexto da pandemia na hora de elaborar a estratégia promocional da marca para a Black Friday 2020. Há muitas demandas que ficaram reprimidas durante os últimos meses e o consumidor espera apenas uma boa oportunidade de compra para satisfazê-las.

Leia também: Audiência da Globo aumenta o alcance das marcas na pandemia

A influência da publicidade no consumidor

Outro insight fundamental para preparar a marca diz respeito à influência, em especial da televisão, no convencimento e na atração do consumidor.

Quando perguntados sobre os meios de influência na decisão de compra, os consumidores entrevistados na pesquisa destacaram a TV, com 39% de predominância nessa escolha. Aí estão incluídos os comerciais de televisão, as recomendações de apresentadores e ações de merchandising ao longo da programação.

Mas o digital ainda é fundamental na estratégia de comunicação para a Black Friday 2020. A publicidade em sites e nas redes sociais é apontada como importante para a decisão de 37% dos consumidores.

Então, não perca essa oportunidade para recuperar seu faturamento em 2020 e descubra as soluções especiais da NSC para divulgar sua marca na Black Friday. Ainda há tempo de preparar uma estratégia arrebatadora para ter mais resultados nas vendas com a ajuda da empresa líder em comunicação em Santa Catarina. Esta é sua chance de estar presente na NSC TV, afiliada da Globo no Estado, no NSC Total, o maior portal catarinense de notícias, com milhões de visualizações por mês, e em diversas outras mídias.

Consulte as soluções da NSC para sua empresa pelo site ou mande um WhatsApp para (48) 9 9174-3847. 

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui