BBB22: Big Day prova o impacto da TV nas redes sociais

17/01/2022

Marketing

BBB22: Big Day prova o impacto da TV nas redes sociais

Para desmentir a ideia de que a TV e as redes sociais são rivais inconciliáveis disputando a atenção do público bastam três letras: BBB. O Big Brother Brasil, maior reality show da televisão brasileira, chega à 22ª edição como um fenômeno absoluto também na internet.

Neste 14 de janeiro de 2022 ocorre o Big Day, evento de revelação dos novos participantes da casa mais vigiada do Brasil. A pouco mais de duas horas do início da divulgação, que começou por volta das 15h, a hashtag #BBB22 atingiu mais de 312 mil menções no Twitter. Além disso, os posts sobre os participantes nas redes do BBB no Instagram e Facebook já tiveram milhares de interações.

A programação da TV ainda vai dar muito o que falar neste ano. Então, por que não aproveitar essa grande audiência e aumentar o engajamento da marca na internet? Os números a seguir são impressionantes!

BBB21 bateu recordes de engajamento nas redes sociais

Durante a pandemia, a maioria dos brasileiros assistiu a algum reality show, segundo pesquisa da Behup. Entre os telespectadores de 18 a 24 anos, e 25 a 34 anos a adesão foi ainda mais forte, com 87% e 88% dessas faixas etárias, respectivamente, declarando terem visto um programa do gênero.

Mas o consumo de mídia é simultâneo e as pessoas buscam cada vez mais participar do que assistem, podendo fazer isso pelas redes sociais. Nesse sentido, a Behup mostra que 51% do público de reality shows busca informações todos os dias sobre suas atrações favoritas. Não à toa o Big Brother Brasil 2021 chegou a mais de 380 milhões de menções no Twitter na última temporada.

Esse engajamento, por sua vez, repercute no resultado das marcas que anunciam na televisão. Dados da MindMiners mostram, por exemplo, que 42% dos consumidores brasileiros já conheceram alguma marca ou produto por meio de um reality show. Melhor ainda, 32% disseram que o interesse por um produto aumentou após ele aparecer no programa.

Leia também: 4 motivos para anunciar na NSC TV e rádios da NSC em 2022

Luciano Estevan é o representante de Santa Catarina no BBB22. (Reprodução Instagram).

TV aumenta número de seguidores nas redes sociais

Talvez o maior sinal do impacto da TV nas redes sociais seja o rápido crescimento do número de seguidores após a exposição televisiva.

O caso de Juliette Freire, vencedora do BBB21, é emblemático. Antes de entrar na casa, ela tinha pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram. Já no dia do anúncio dos participantes ela saltou para 127 mil seguidores e, ainda faltando alguns paredões pela frente, já passara dos 22 milhões.

Outros anônimos cresceram imensamente graças ao impacto da televisão. Gil Nogueira hoje tem 14,7 milhões de seguidores e até Kerline Cardoso, eliminada no primeiro paredão, hoje tem 1,5 milhão de seguidores.

O mesmo pode ser dito de Viih Tube, bastante conhecida na internet, mas que ainda estava no patamar de 250 mil seguidores no Instagram durante o início do BBB21. No final de abril, ela somava então mais de 2,5 milhões.

Mas não foram só os participantes que cresceram durante a temporada, os anunciantes também! Estes foram alguns dos resultados do BBB21:

Leia também: TV aberta: conteúdo que move o Brasil

Big Day faz participantes do BBB22 ganharem seguidores

O efeito BBB se repete em 2022. Neste Big Day, em poucas horas os participantes revelados já deram um enorme salto no número de seguidores.

Dados do Gshow ilustram essa influência do programa nas redes:

Laís:

Luciano:

Jessilane:

Eliezer:

Eslovênia:

Lucas:

Bárbara:

Vale destacar que todos esses participantes são do grupo Pipoca, ou seja, são desconhecidos do grande público. E veja como tiveram um resultado espetacular na internet com poucas horas de fama na televisão. Imagine, então, o desempenho que sua marca pode ter anunciando na TV.

Saiba como anunciar na Globo em Santa Catarina pelo (48) 99157-1346 ou anuncie@nsc.com.br.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui