Backlinks em comentários de blog melhoram sua posição no Google?

15/04/2020

Marketing

Backlinks em comentários de blog melhoram sua posição no Google?

Você já deve ter visto essa prática centenas de vezes. Ao terminar de ler um conteúdo relevante em um blog, depara-se na caixa de comentários com todo tipo de mensagens aleatórias e backlinks que apontam a torto e a direito.

Por que as pessoas fazem isso? Será que essa é uma boa prática de SEO para melhorar o ranqueamento do seu site ou blog no Google? Ou, pelo contrário, isso prejudica sua posição nas buscas on-line?

Confira a seguir as respostas para essas e outras dúvidas sobre backlinks em comentários de blog.

O que são backlinks?

Vamos começar do básico. Backlink é um link que aponta para uma página em domínio diferente daquela onde o link foi publicado.

Aqui no blog do Negócios SC, quando apontamos para um de nossos próprios artigos, como “10 práticas de SEO para aplicar agora mesmo”, estamos simplesmente fazendo um link interno. Mas quando mencionamos um conteúdo sobre trabalho no portal Eu Quero SC, por exemplo, estamos apontando para um domínio diferente. Isso é um backlink.

Os backlinks são importantes dentro de uma estratégia de link building, isto é, de criação de uma rede de links para determinada página, blog ou site. A princípio, quanto mais um endereço é mencionado por outros na internet, maior é o indicativo para o algoritmo do Google de que aquele primeiro é relevante e deve ser destacado nas buscas. Mas a questão não é tão simples assim e alguns fatores pesam nesse resultado.

Leia também: Featured snippets: conquiste a posição zero nas buscas do Google

Backlinks em comentários de blog ajudam no ranking do Google?

Na maior parte dos casos, não. Isso porque a maioria dos blogs na internet conta com um atributo nofollow nas caixas de comentários. Eles não atribuem qualquer valor ao endereço de destino em termos de SEO.

Então, se a maioria dos backlinks em comentários de blog são nofollow, por que tantas pessoas ainda usam essa prática? Será que dá algum resultado?

Neil Patel, um dos gurus do marketing digital, realizou um experimento para descobrir se esses backlinks têm algum efeito. As conclusões foram as seguintes:

Portanto, para utilizar essa prática da melhor forma, é preciso focar em blogs onde se possa fazer backlinks dofollow e que tenham autoridade.

Leia também: Como usar as buscas no Google para entender o público

Como encontrar blogs com comentários dofollow?

É possível encontrar na internet algumas listas de blogs que permitem comentários dofollow. Mas há um problema: a maioria dessas páginas está em inglês.

Aqui vale destacar a questão da qualidade desse comentário que será feito. A mensagem deve, sobretudo, entregar valor para o autor do conteúdo original e para os demais leitores. Não adianta apenas jogar o link, é preciso interagir com o texto do blog, contextualizar o comentário para aquela postagem e aí sim mencionar sua página. É um trabalho muito mais de relacionamento que de SEO, para não virar apenas mais um spam.

Em português, um jeito prático de encontrar blogs que aceitam links dofollow é fazer buscas no Google por dois plugins chamados CommentLuv e IntenseDebate. As páginas que tenham a caixa de comentários com essas ferramentas permitem dofollow. Cadastre-se nelas para tirar o melhor proveito das funções.

Para descobrir quais endereços usam esses plugins, pesquise no Google:

Por exemplo, uma loja virtual de roupas poderá pesquisar “moda feminina” “CommentLuv” para encontrar blogs no seu nicho de atuação.

A partir disso, entre nos links que aparecerem nos resultados da busca e procure na caixa de comentários a identificação do CommentLuv ou do IntenseDebate. Se houver, poderá deixar um comentário altamente contextualizado para seu negócio.

Detalhe no canto inferior esquerdo do CommentLuv. (WordPress)

Como avaliar a autoridade de domínio de um blog?

A autoridade de domínio, ou domain authority (DA), é uma métrica de ranqueamento criada pela Moz. Ela busca reproduzir a avaliação do Google sobre a relevância de um domínio em determinado segmento de conteúdo.

A escala vai de 1 a 100. Quanto mais próximo de 100, maior a autoridade, mas isso é reservado apenas aos maiores sites da internet, como Wikipedia, Amazon, Facebook e poucos outros. No experimento de Neil Patel, foram considerados sites com autoridade aqueles acima de 20 nessa métrica, para se ter uma ideia.

Para descobrir o nível de autoridade de um domínio, use o Link Explorer da própria Moz. É uma ferramenta gratuita para avaliar isso, sendo necessário apenas um cadastro.

Como avaliar a autoridade de domínio de um blog?

Agora, de nada adianta usar essa técnica de backlinks ou adotar as melhores práticas de SEO sem ter um bom conteúdo na página de destino. Para saber quais são os tipos de conteúdo que convertem de fato e ajudam nas vendas, confira nosso e-book Branded Content e Outros Termos para entender melhor sobre as estratégias de inbound marketing na internet.

 

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