Audiência da televisão aumenta o engajamento com a marca

02/02/2021

Comunicação

Audiência da televisão aumenta o engajamento com a marca

A TV é uma velha conhecida dos brasileiros. Ela já estava lá quando surgiu a internet, as redes sociais, os serviços de streaming, os podcasts… Então, diante de tantas opções de consumo de conteúdo, por que a audiência da televisão ainda é tão importante para as marcas?

A resposta é simples. As estratégias de televisão trazem mais retorno no longo prazo que outros tipos de mídia, até mesmo em comparação com a internet.

Esse retorno pode ser visto de diferentes formas: fortalecer a imagem do negócio, aumentar o engajamento com a marca, alcançar mais conversões e, claro, vender mais. Quer saber como isso é possível? Acompanhe.

A televisão está no centro dos debates

Para conhecer o poder da audiência da televisão sobre o sucesso da estratégia de marketing, antes é preciso entender a relação que o público tem com a TV.

Justamente por estar presente há tanto tempo na vida do telespectador — só a NSC TV representa uma história de mais de 40 anos ao lado dos catarinenses —, a televisão é um meio de confiança. Diante dos assuntos mais relevantes para a nossa sociedade, ela se mostra ainda mais importante para se obter informações confiáveis.

A pandemia ressalta esse aspecto da TV como referência para o público. Para 79% dos brasileiros, a televisão é o meio de maior confiança na hora de se informar sobre o novo coronavírus, de acordo com a Kantar IBOPE Media.

Além disso, um estudo da Toluna revela que 68% dos brasileiros procuram informações sobre a vacina pela TV. Isso a torna o meio de referência nesse assunto, como em tantas outras áreas da vida do telespectador, do entretenimento à política, dos esportes aos reality shows.

Em tudo que importa, move, gera debate, emociona, preocupa ou alegra, o brasileiro está ligado na televisão.

Leia também: Audiência da Globo aumenta o alcance das marcas na pandemia

Anunciar na TV dá resultado porque ela move o Brasil. (Foto via Freepik)

A audiência da televisão e o poder de engajar e converter

Falando em reality show, o Big Brother Brasil é um ótimo exemplo do impacto que a audiência da televisão pode trazer para os resultados de marketing.

Além dos recordes de engajamento e audiência em alta no BBB 20, a última edição do programa trouxe crescimentos relevantes para as marcas patrocinadoras. Uma análise da ComScore sobre os 30 primeiros dias de exibição aponta que o conteúdo do programa alcançou mais de 60 milhões de pessoas. Ou seja, mais de um terço dos brasileiros.

Dados da TunAd ainda mostram o impacto direto da presença na televisão. Nesse sentido, uma ação da Havaianas no BBB 20, ao ser exibida na TV aberta, foi capaz de gerar um aumento da procura pela marca de 2.000% em questão de dez minutos.

Entretanto, como veremos a seguir, o poder da audiência da televisão está ao alcance de marcas de todos os portes. 

Leia também: Programas de entretenimento são oportunidade na NSC TV

Cases de sucesso na NSC TV

Marcas catarinenses, dos pequenos aos grandes negócios, também podem perceber o retorno de mídia com a NSC TV, emissora afiliada da Globo em Santa Catarina.

A Plagesso, empresa da construção civil, localizada em Chapecó, teve como resultado um maior fluxo em loja. Segundo José Luis Kochhann, diretor da Plagesso, houve um aumento de 30% de procura na região como resposta da campanha na NSC TV.

A Auten Energy foi outro negócio catarinense que conseguiu atrair o público pela televisão. Após aparecer no Tech SC, programa sobre soluções inovadoras que vai ao ar nos domingos de manhã, a empresa registrou um crescimento impressionante.

— Tivemos uma procura gigante nas nossas redes. Chegamos a avaliar um aumento de mais 300% das nossas redes e leads interessados! — comenta Alex Lacativa, sócio-diretor da Auten.

Quando o assunto é vender mais, a NSC TV também traz ótimos resultados. Para a Trace Tec, empresa de rastreamento e monitoramento veicular e de gestão de frotas, a estratégia de televisão alcançou um retorno de 15% a mais de vendas.

Já para a Senior Sistemas, a estratégia de lançamento da plataforma de soluções financeiras wiipo, que envolveu uma série de conteúdos patrocinados na NSC TV, ajudou a conquistar mais de 200 mil cadastros na nova plataforma em menos de seis meses.

Vemos, então, que a audiência da televisão não se trata apenas de um grande público. O telespectador tem confiança, ele admira e responde. E isso pode trazer resultados expressivos para as marcas que anunciam, desde um maior engajamento até vender mais.

Quer descobrir agora um mundo de possibilidades ao se comunicar com milhões de catarinenses pela NSC TV? Então aproveite as dicas do e-book Tudo Sobre Como Anunciar na Globo em Santa Catarina ou confira diretamente o mídia kit da emissora líder de audiência no Estado.

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