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Marketing

Agências de marketing digital: como se reinventar com a pandemia

03/11/2020

Não há dúvidas de que o coronavírus foi um dos maiores desafios nos últimos tempos, não é? No âmbito mercadológico, diversas empresas foram obrigadas a serem mais digitais para garantir a sobrevivência. Como esperado, os profissionais de marketing digital e comunicação se tornaram peças cruciais nessa mudança. 

Pensando nisso, nós da Inside Digital, decidimos compartilhar como as agências podem reinventar seus serviços de marketing digital para lidar com a crise e ajudar efetivamente as empresas-clientes. Então, veja, a seguir, 4 ações que ajudam a redefinir o seu negócio para este novo tempo. Acompanhem!

1. Combine a experiência digital e humana

Diante de uma pandemia, mais do que nunca, as pessoas anseiam por experiências humanizadas. Dessa forma, mesmo com o uso de ferramentas digitais, as empresas devem buscar uma conexão com os clientes, visando um atendimento individualizado e personalizado.

Como resultado, a humanização da marca cria um vínculo e uma relação de confiança entre a empresa e o cliente. Isso faz com que o consumidor permaneça. E como as agências de marketing digital podem combinar essa experiência digital e humana para ajudar seus clientes?

As agências podem ajudar as empresas a adotarem uma comunicação mais interativa dentro de sua essência. Por exemplo, a Netflix e o Magazine Luiza usam o senso de humor em suas publicações e comentários para se mostrarem mais humanas. Outras táticas que a agência pode adotar são: storytelling, lives e técnicas de marketing não invasivas.

2. Ajuste as estratégias rapidamente

As mudanças no ambiente digital ocorrem de forma abrupta e rápida, principalmente nesse momento em que tudo está concentrado no digital. Isso impôs um novo desafio para as empresas: adapte-se rapidamente ou desapareça. Assim, aquelas que não conseguem seguir a tendência acabam ficando no esquecimento.

Como lidar com isso? As agências de marketing digital precisam analisar as métricas de cada ação ou campanha em um curto espaço de tempo para que sejam mais ágeis nas respostas às mudanças, ou seja: elas precisam acelerar suas análises de dados.

Caso contrário, seus clientes podem perder boas oportunidades de se conectarem com o público ou realizar novas vendas. Então, comece analisando a frequência com que sua agência analisa os dados disponíveis, bem como seu próprio desempenho em fornecer essa resposta.

Utilize a tecnologia, como o Google Analytics e os softwares de comunicação, para compartilhar e discutir remotamente as percepções sobre os dados e traçar novos planos de ação. Procure estabelecer padrões e prazos para ajudar a acelerar esse processo.

3. Reinvente o tradicional combinando experiências online e offline

Nós já sabemos que a pandemia alavancou as estratégias online, não é? Mas uma mudança interessante que podemos perceber no comportamento do consumidor nos últimos meses foi que os meios tradicionais de comunicação, como a TV, os jornais (impressos e online) e as rádios, desempenharam um papel importante.

Isso porque algumas informações que chegam através redes sociais e são compartilhadas pelo WhatsApp não são consideradas tão confiáveis. Como as pessoas estão buscando informações precisas sobre a evolução da pandemia e sobre a política, essas procuram validar informações por outro meios de comunicação mais confiáveis, como a TV ou o rádio.

Nesse sentido, esses meios de comunicação se tornam grandes vitrines para as marcas nesse momento. Por isso, as agências de marketing digital devem pensar em combinar experiências online e offline para seus clientes. Como isso pode ser feito?

Para os negócios locais, você pode orientar seus clientes a reforçarem a sua presença por meio da veiculação de anúncios em rádios locais em que os programas são transmitidos por meio do rádio tradicional ou rádio online, como fez a Padaria Manchester, em Joinville. Ela quase dobrou o ticket médio com a presença na rádio.

4. Personalize novos serviços/produtos para quem está em casa

As pessoas foram forçadas a passarem mais tempo dentro de casa. Isso fez com que as empresas levassem em consideração a criação de novos produtos ou serviços que se adequassem a esse novo estilo de vida, a fim de não perderem vendas e ainda se fazerem presentes na vida delas.

Prova disso, é que as empresas investiram maciçamente em plataformas ou aplicativos online para a venda de produtos em substituição às lojas físicas. Com o auxílio das agências de marketing digital, diversos negócios puderam e podem ter seu próprio app personalizado para se destacarem da concorrência.

Elas podem ir além disso. Para oferecerem uma experiência diferenciada e única para o consumidor, também podem aproveitar o “boom” no mercado de games para que as pessoas que estão mais em casa utilizem seu tempo em entretenimento.

Foi isso o que fez o famoso clube de futebol da França, o PSG. Mesmo não podendo estar perto fisicamente dos seus fãs, o Paris Saint-Germain criou um jogo online para se fazer presente. É ou não é uma bela jogada de marketing, hein?

Como vimos, para oferecerem serviços que realmente possam ajudar os seus clientes, as agências de marketing digital precisam pensar em formas inovadoras de alcançar o público. 

Ah! Caso você precise de ajuda para otimizar os resultados da sua empresa, conte com a Inside Digital. Essa agência de marketing digital tem feito a diferença durante a pandemia e auxiliado no sucesso de seus clientes. Quer saber mais? Então, entre em contato!

Espero que essas dicas possam ajudar você a se reinventar durante a pandemia. 

Este texto foi produzido por Diego Martins, SEO da Inside Digital e especialista em marketing digital pela FGV.


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