A pirâmide de influência no funil de vendas

11/09/2019

Vendas

A pirâmide de influência no funil de vendas

Um marketing bem estruturado significa ter estratégias específicas para alcançar o consumidor em cada momento da sua jornada de compra. Cada fase que o leva até se tornar cliente e, posteriormente, à sua fidelização, demanda práticas próprias para seu negócio otimizar as conversões.

Uma dessas práticas é o uso de influenciadores na comunicação. Eles são capazes de impactar não somente grandes audiências, mas também o desempenho do seu funil de vendas. Portanto, entender como funciona a pirâmide da influência é importante para otimizar seu marketing.

Você já conhece esse conceito?

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Pirâmide da influência e o funil de vendas

Essa estratégia significa usar diferentes perfis de influenciadores em momentos variados do funil de vendas. Mas não só nele, uma vez que podem ser aplicados ao longo de toda a jornada do consumidor, incluindo o pós-venda.

(Fonte.)

Basicamente, a pirâmide de influência procura combinar o melhor tipo de influenciador para cada estágio da compra pelo consumidor, como veremos em mais detalhes a seguir.

Aprendizado e descoberta

No topo do funil de vendas, que corresponde à fase de aprendizado e descoberta da jornada do consumidor, o ideal é ter o máximo de alcance possível dentro do público-alvo. Quanto maior a audiência do influencer, mais pessoas estarão aprendendo e descobrindo o que sua marca oferece.

Nesta etapa, recomenda-se buscar celebridades que tenham relação com sua área de atuação e que traga boa visibilidade. Essa relação é importante para otimizar seu investimento, já que grandes influências exigem maiores orçamentos.

Por exemplo, uma celebridade de moda talvez não seja a melhor escolha para influenciar a descoberta de uma solução em big data. Nesse caso, alguém com reconhecimento em tecnologia e empreendedorismo pode trazer efeitos mais positivos.

Reconhecimento do problema e consideração da solução

O meio do funil engloba esses dois momentos. Aqui, da mesma forma que seu marketing de conteúdo fica mais aprofundado, o nível de influência precisa ser menos generalista e mais específico. Falamos então de especialistas e autoridades na área da sua solução.

O recomendado é trabalhar com influenciadores que usem seus produtos ou serviços, para transmitir mais credibilidade ao público. Nesse sentido, sua empresa pode propor uma parceria, oferecendo o uso com desconto (ou mesmo gratuito) em troca de influência.

Como o nível de especialização é maior, espere audiências menores desses influenciadores, até 50.000 seguidores.

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Decisão de compra

No último estágio entram os microinfluenciadores. Eles trabalham com bases super-segmentadas, então é bom diversificar o investimento nessa etapa para não concentrar seus recursos todos no mesmo nicho.

Entre os microinfluenciadores estão, além de personalidades do ramo, os seus próprios clientes. Na forma de cases, testemunhos e avaliações, eles influenciam a etapa de decisão da compra por já terem passado por ela com sucesso. Também asseguram a novos clientes que sua empresa traz de fato resultados positivos.

Esse é um dos motivos essenciais para entender seu público como prossumidor e procurar transformá-lo em embaixador da marca.

Saiba mais sobre a jornada do consumidor

Ao longo do processo de compra, cada pessoa recebe diferentes nomenclaturas conforme o momento em que se encontra. Saber o que elas representam nessas fases e o que é necessário para avançarem no funil de vendas faz parte de uma boa estratégia de marketing, assim como dominar a pirâmide de influência.

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