A maturidade digital das empresas no Brasil

27/01/2020

Marketing

A maturidade digital das empresas no Brasil

Quão bem sua empresa entende e emprega o uso de novas tecnologias na rotina dos negócios? Ou, posto de outra forma, qual é o seu nível de maturidade digital?

A resposta para essa questão pode representar um enorme aumento na receita e a diminuição de custos. Então, saiba mais a seguir sobre essa maturidade digital e como alcançá-la para ter melhores resultados.

Estágios da maturidade digital

Assim como a transformação digital é um processo contínuo que vem ocorrendo ao longo de anos, uma empresa não atinge a maturidade digital da noite para o dia. Não há como adequar-se às melhores práticas atuais sem reestruturar a organização e as atividades que ela executa.

Tratando-se da área de marketing, especialmente, o Google e a consultoria Boston Consulting Group (BCG) definiram quatro estágios da maturidade digital com base no uso de dados. São eles:

Avaliar o estágio em que sua empresa se encontra é muito importante para saber o que precisa fazer para alcançar uma maior maturidade digital. Se baseia suas campanhas apenas nos relatórios de desempenho fornecidos por redes sociais, por exemplo, ainda está no estágio inicial. Já aquelas que alcançam o multimomento são capazes de atingir melhores resultados para o negócio como um todo.

Vale a leitura: Como manter sua empresa relevante na era digital

Vantagens de atingir a maturidade digital

Um estudo feito pelo Google aponta dois grandes benefícios de tornar-se madura digitalmente. O primeiro, que com certeza brilha mais aos olhos dos gestores, é o aumento de até 20% da receita. O segundo, não menos importante, é a redução em até 30% dos custos de operação de marketing.

Outras vantagens ainda podem ser apontadas ao seguir a direção de um marketing cada vez mais orientado por dados. Podemos citar aí o uso de ferramentas de automação e integração desses dados, para que se possa chegar ao nível desejado de personalização sem sobrecarregar a empresa. Essa necessidade contribuirá para agilizar processos, aumentar a capacidade de execução e dar mais confiança às ações executadas.

Leia também: Inteligência artificial e o futuro do marketing da sua empresa

A maioria das empresas no Brasil não atingiu a maturidade digital. (Foto via Freepik).

A situação das empresas no Brasil

Apesar das evidentes vantagens, as empresas brasileiras ainda têm um longo caminho a percorrer para atingir a maturidade digital. Segundo o Google, a maioria delas, ou 55%, considera-se emergente. Ou seja, apenas coletam e fazem alguma gestão dos dados do consumidor, mas sem integração entre diferentes canais.

A pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” corrobora com essa percepção. Embora 40,5% das empresas entrevistadas até gerem demanda por meio do marketing digital, não têm um critério bem definido de qualificação de leads.

Ainda mais, 95% das empresas declaram que precisam melhorar algo em suas estratégias de marketing digital. O principal desafio delas é converter contatos em clientes, o que tem maior chance de ocorrer com a melhor integração de canais e personalização das campanhas.

Saia na frente: Onde buscar capacitação empreendedora em Santa Catarina?

Avaliando sua empresa

É possível medir o nível de maturidade digital com base nos quatro estágios estabelecidos pelo Google e BCG, entre iniciante, emergente, conectada ou multimomento.

Também existem ferramentas específicas, como o diagnóstico desenvolvido pelo Sebrae para avaliar o posicionamento da marca na internet. Por meio de uma série de perguntas, os gestores são levados a refletir sobre o quanto entendem da própria operação digital e o que precisam descobrir.

Outras metodologias, como o Índice de Maturidade Digital (IMD), criado pela ESPM, baseiam-se em uma avaliação multissetorial da empresa. Isso é importante porque a evolução nesse sentido envolve um esforço conjunto de várias áreas, e não só do marketing.

Leia também: 10 lições de marketing para ter sucesso em 2020

Como chegar à maturidade digital no seu negócio?

Os principais desafios para atingir a maturidade digital podem ser definidos como:

Quer saber, então, quais ferramentas podem ajudar na otimização do seu negócio? Não perca nosso guia essencial para turbinar seus processos internos e ter mais eficiência no dia a dia. Baixe aqui.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui