A importância do marketing digital durante a pandemia

30/05/2020

Marketing

A importância do marketing digital durante a pandemia

Esse ano está marcando a história do mundo não somente por enfrentar o impacto da pandemia COVID19 e a crise que ela gera, mas também pela transformação digital que as pessoas e as empresas estão tendo. O comportamento de todos precisou mudar diante ao cenário, e a relação entre as pessoas também mudou. Hábitos e rotinas também mudaram. Estamos nos adaptando ao “novo normal” da sociedade em momento de pandemia e as principais tarefas do nosso dia a dia, como locomoção, alimentação, educação, trabalho, compras e entretenimento, foram e estão sendo remodeladas de acordo com regulamentos e decretos de proteção do Ministério da Saúde.  

Os empresários sentem grande prejuízo nas suas receitas com enfraquecimento das vendas dos seus produtos e serviços devido ao isolamento social. Com a crise econômica, muitos consumidores se resguardam em comprar e investir nesse momento. Por busca de soluções que os apoiem, observamos o aumento do interesse das empresas em agência de marketing digital, que começaram a enxergar a importância dessa estratégia para a sobrevivência do seu negócio no mercado. 

Hoje podemos classificar várias vantagens que o serviço de um bom marketing digital agrega para a vida de uma empresa, sendo pequena, média ou grande e de qualquer segmento. Investir nessa estratégia só aumentará os seus lucros. Por isso, separamos alguns argumentos que convencem sobre a importância do marketing digital durante a pandemia:

Agrega mais valor ao seu negócio

Uma marca com boa referência no mercado agrega valor ao produto ou serviço no momento da venda com seu cliente e no marketing digital deve ser igual. O marketing da empresa encontrará no digital caminhos para mostrar mais sobre as características do produto ou serviço, a história do produto, a transformação que ele oferece e gera nos seus consumidores. Não é vender o produto e sim vender os benefícios que ele tem. 

Um exemplo, para uma loja de roupas que deseja vender seus produtos na internet: no marketing digital, o gestor conseguirá agregar mais valor para marca e para aquelas peças que serão vendidas se comunicando frequentemente com seu nicho através do marketing de conteúdo. Com campanhas para entregar conteúdos e ofertas dos produtos ou serviços, reforçará mais a imagem da sua empresa na memória do seu público e os conectarão com sua marca. Também melhorará a imagem do seu negócio com conteúdo apropriado e profissional de assuntos que seu público se interessa. 

Alinha sua marca com novas tendências de mercado

Sua empresa precisa seguir o fluxo das transições que acontecem no mercado e das mudanças que acontecem nos comportamentos de tomada de decisão de compra dos consumidores. Hoje essas mudanças acontecem com maior velocidade devido a inteligência artificial.

Com a facilidade das compras on-line, muita gente prefere a comodidade de fazer suas compras virtualmente, através de E-commerces, aplicativos ou redes sociais, por exemplo. Com seu público alvo e personagem (persona) definidos, sua empresa precisa estar presente no ambiente certo, com abordagens assertivas. 

Com uma boa estratégia digital será possível que seu negócio esteja em vários canais de comunicação on-line ao mesmo tempo, facilitando sua comunicação com seu público e obtendo maior alcance. Esse formato possibilitará atender seu nicho de mercado, principalmente agora em momento de pandemia onde ocorre preferência por compras em lojas virtuais.  

Impulsiona as vendas do produto ou serviço

O marketing digital tem ferramentas que pode ajudar o impulsionamento das vendas do produto ou serviço. Com suas páginas webs e redes sociais bem posicionadas, você pode trabalhar os anúncios de forma mais eficaz, executando os links e os posts patrocinados para atingir o público, especialmente seu persona e possíveis clientes.   

Melhora a exposição do seu negócio na internet

Uma das ferramentas do marketing digital é a SEO (Search Engine Optimization), em português conhecida como otimização de site. Essa ferramenta permitirá que a página do seu negócio seja mais reconhecida e acessada quando o público buscar pelo seu serviço na internet. É um conjunto de técnicas e estratégias digitais que ajudam no campo da otimização de mecanismo de pesquisa no Google, ou seja, ajudam sua empresa ser classificada como referência no Google, nas primeiras colocações quando uma pessoa for pesquisar com palavras chaves pelo segmento do seu negócio. 

Estreita a comunicação da empresa com o público

As redes sociais são porta-vozes da sua empresa, com elas você poderá se expressar e comunicar mais diretamente com sua audiência. Hoje as empresas estão mais vivas através das redes sociais, estão compartilhando mais informações sobre a empresa, mostrando histórias diária, produzindo mais conteúdos e compartilhando dicas. Essa atitude demonstra credibilidade para a marca e cria um importante relacionamento com o público, gerando engajamento. 

Dando ênfase que as trocas de mensagens instantâneas são fontes poderosíssimas de comunicação direta com o público e com seus clientes, a empresa poderá manter o contato regularmente com eles, analisando estrategicamente suas respostas, suas reações, suas dúvidas e suas preferências para elaboração de um plano futuro de comportamento da marca, por exemplo.     

Facilita a operação da venda

Atualmente é possível um empresário iniciar seu negócio sem estrutura física e sem muito investimento graças à internet, conseguindo oferecer e vender serviços e produtos aos seus clientes. As vendas poderão ser realizadas através de canais simples ou canais mais avançados, dependendo do quanto será investido no marketing digital. 

Alguns canais para anúncios de venda de produto ou serviço são OLX, Mercado Livre, WhatsApp ou as próprias redes sociais (Instagram e Facebook). Você precisa entender como funcionam, escolher quais são mais adequados para as transações e usá-los de forma estratégica e profissional. 

Com estratégias de marketing digital esses canais ganham mais força para a comercialização dos produtos ou serviços, facilitando a operacionalização das vendas da empresa, conquistando, assim, mais autonomia e velocidade nos processos. 

Otimiza o lançamento de produto ou serviço

Bons profissionais de marketing digital poderão criar e planejar uma campanha de lançamento de produto ou serviço, com persona definida. Os veículos digitais permitirão o tráfego da marca de forma mais direcionada e com mais alcance de audiência, também permitirão pouco investimento da empresa para a campanha de lançamento da oferta, pois já sabemos que publicidade e propaganda na internet atingem mais pessoas com menos investimento em comparação aos veículos tradicionais. Assim a empresa poderá dar continuidade em operações com métodos simples e de baixo custo que gerarão bom impacto, relevantes para sua receita, mesmo em período de crise.  

Este post foi escrito por Juliana Pontes Gestora operacional de marketing – Promova

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