A diferença entre post orgânico, dark post e publipost

28/07/2020

Marketing

A diferença entre post orgânico, dark post e publipost

Quer melhorar suas estratégias para redes sociais? Então confira este guia essencial sobre o que é post orgânico, dark post e publipost, além das diferenças entre eles e quando usar cada um no marketing digital.

O que é um post orgânico?

O post orgânico é a mais simples das publicações nas redes sociais. É aquele post que a marca exibe no feed sem pagar para promovê-lo, portanto todo o alcance que ele tem é espontâneo. Daí o nome orgânico.

O público que o post orgânico alcança é principalmente o de seguidores da página nas redes. Ele também pode chegar a outras pessoas na internet, geralmente em proporção menor, por meio de compartilhamentos dos fãs e de outras interações com o conteúdo.

Mas esse tipo de post das marcas tem um sério problema, especialmente quando falamos de redes populares como Facebook e Instagram. O alcance real de posts orgânicos é baixo. Como já foi dito inclusive por um ex-executivo do Facebook, a rede é feita para pessoas e as empresas que desejam estar nela devem pagar por isso.

Em termos concretos, segundo um levantamento de Hootsuite e We Are Social, o alcance orgânico de uma página é de 6,4% sobre o total de curtidas que essa mesma página tem. Exemplificando, se a empresa tem 5.000 seguidores, sem qualquer tipo de promoção das postagens, ela só chegará de fato às telas de 320 pessoas, em média. Por isso, muitas marcas promovem (impulsionam) essas publicações para que tenham maior alcance.

Leia também: Redes sociais X mídias essenciais: qual é melhor?

O que é um dark post no Facebook e Instagram?

Quando falamos de Facebook e Instagram, outra solução muito usada nas estratégias para redes sociais é criar dark posts, ou posts ocultos.

Dark posts são postagens pagas e chamam-se assim porque não aparecem na página, diferentemente dos posts orgânicos. Eles são enviados de modo direto para os usuários das redes, podendo esse público ser seguidor ou não da marca. Na verdade, eles são uma forma de criar anúncios no Facebook e Instagram.

Enquanto a criação de um post orgânico pode ser feita pelo próprio perfil da marca, o dark post deve ser configurado pelo gerenciador de anúncios.

Então, como em qualquer anúncio em rede social, é preciso definir um público específico para exibição desse post, um orçamento disponível e um período de veiculação. Esse aspecto temporal é uma grande diferença entre post orgânico e dark post: no orgânico, o conteúdo permanecerá no feed da marca e poderá ser visto no futuro; já o dark post só aparecerá para o público definido durante a duração da campanha.

A empresa decide a segmentação do dark post conforme a necessidade, podendo abranger parte dos atuais seguidores ou pessoas que nunca interagiram com ela nas redes sociais.

Digamos que você deseje fazer um evento da sua marca em determinada cidade. Ao publicar um post orgânico, o assunto não será de interesse de pessoas fora daquela região. Além disso, ao criar um anúncio sem segmentação regional, desperdiçará parte da verba com pessoas que não poderão comparecer.

O que deve fazer, nesse caso? Pode criar um dark post segmentado para ser exibido somente para os seguidores que morem na cidade do evento. Assim, elas verão o convite na timeline e saberão que foi feito pela sua empresa, enquanto pessoas de outros lugares continuarão vendo apenas o conteúdo geral da sua página.

O alcance do dark post, portanto, está relacionado ao perfil de usuários que se deseja impactar e ao orçamento investido. 

Leia também: O impacto da TV no engajamento das redes sociais

Dark posts no Facebook e Instagram são mais comuns. (Foto via Freepik)

O que é um publipost nas redes sociais?

O publipost, assim como o dark post, pode ser segmentado para um perfil de público. No entanto, o funcionamento e o objetivo dele são diferentes.

Publipost é um post referente à marca, mas no perfil de outra conta. É um conteúdo patrocinado que pode ser feito por meio de influenciadores, páginas de conteúdo diversos, veículos de mídia e até mesmo jornais.

É possível fazer a segmentação de público conforme o parceiro que a marca escolherá para fazer o publipost. Basicamente, ela estará adquirindo o acesso a determinada audiência que interessa à estratégia nas redes sociais. Essa audiência, inclusive, costuma ser muito maior que a da página da marca.

Nesse sentido, o objetivo do publipost é apresentar a marca, seus produtos e serviços a mais pessoas. Por exemplo, ao fazer um publipost no Facebook do NSC Total, com mais de 420 mil seguidores, aquela empresa que só alcançava 320 pessoas com um post orgânico agora tem um alcance 8.840% maior. Isso considerando o mesmo padrão de distribuição espontânea.

Leia também: Por que investir em mídia durante a quarentena?

Quando fazer post orgânico, dark post ou publipost?

Agora que ficou mais claro o que é post orgânico, dark post e publipost nas redes sociais, além das diferenças entre eles, vejamos como usar cada opção. Esses casos de uso, é claro, têm a ver com as vantagens que a marca procura na sua estratégia digital.

Quer saber como a NSC pode ajudar ainda mais sua estratégia digital? Confira nossas soluções no e-book Como otimizar seu funil de vendas com a NSC ou fale com nossos consultores pelo site ou (48) 99188-5651.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui