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Marketing

8 formas de conquistar clientes da concorrência

14/01/2020

São raras as ocasiões em que uma empresa atue sem disputa no mercado. Na maioria das vezes, para ter mais sucesso nas vendas, precisa encarar a tarefa de conquistar clientes da concorrência para crescer.

Essa não é uma missão fácil, mas podemos ajudar sua empresa a chegar lá com as dicas a seguir. 

Dicas para conquistar clientes da concorrência

Considerando uma disputa equilibrada entre empresas de mesmo patamar, são os diferenciais — inclusive os pequenos — que permitirão ao seu negócio conquistar clientes da concorrência. Eles podem estar no próprio atendimento, em vantagens comerciais e na comunicação. Vamos ver quais são?

Pontos fortes e fracos

O passo básico para diferenciar sua empresa das concorrentes é reconhecer os pontos fortes e fracos, tantos os seus quanto os delas. A ferramenta ideal para isso é a análise SWOT, por meio da qual se tem uma visão melhor da sua competitividade no mercado.

Por exemplo, é possível identificar uma situação em que o concorrente ofereça um preço mais baixo por ter um fornecedor mais em conta ou uma qualidade inferior de produto. Nesse caso, é preciso destacar outros atributos seus, como um atendimento mais qualificado e melhores avaliações do público, para chamar a atenção do consumidor.

Primeiro impulso

Além de destacar seus pontos fortes, é preciso dar um impulso para o consumidor vencer a comodidade de continuar com a empresa antiga. O apelo por trás dessa primeira experiência, ou teste, é fundamental para conquistar clientes da concorrência.

Benefícios que podem ser oferecidos:

  • Desconto ou frete grátis na primeira compra;
  • Troca de produtos sem complicações;
  • Cupom de desconto para experimentar;
  • Período de teste gratuito em serviços.

Outras vantagens ainda podem ser usadas para atrair o consumidor, dependendo do produto ou serviço. O objetivo é facilitar ao máximo essa experiência de “degustação” da marca, oferecida como uma cortesia pela empresa.

Diferenciais de serviço

Depois da atração vem a conquista. O atendimento de qualidade tem um papel fundamental nesse sentido, considerando que os consumidores pagariam até 16% mais por uma experiência melhor, segundo uma pesquisa da PwC.

Ter uma equipe de vendas bem preparada e bom atendimento pós-venda deve ser prioridade das empresas que não somente desejam conquistar clientes da concorrência, mas retê-los por um longo tempo. Além disso, um cliente satisfeito é sempre uma ótima propaganda do negócio.

Outra questão importante é o horário de atendimento. Especialmente na alta temporada, ter uma loja aberta por mais tempo pode significar a possibilidade de mais pessoas aproveitarem para comprar em horários convenientes para elas. Ter um e-commerce também ajuda muito, graças à dinâmica 24 horas do universo digital.

Diferenciais de compra

Existem duas possibilidades para motivar uma compra por motivos estritamente comerciais. Ou sua empresa é uma das únicas a oferecer determinado produto ou serviço, ou tem condições especiais de pagamento.

No primeiro caso, mesmo que trabalhe em segmentos competitivos, se ficar de olho nos interesses do público pode antecipar algumas tendências de consumo. No segundo, embora o preço mais baixo seja o incentivo mais popular, não é o único nem sempre o mais viável para o negócio. Como já comentamos, frete grátis para compras on-line, entrega rápida, vendas casadas e brindes também funcionam como atrativos.

Leia também: Estratégias para atrair clientes no varejo físico e on-line

Na batalha pela atração, ganha quem entender melhor o consumidor. (Imagem via Freepik.)

Diversificação da presença on-line da marca

Outro diferencial que pode ser usado é ampliar os pontos de contato com o consumidor em uma estratégia omnichannel.

O objetivo é ir até o público, onde a concorrência não alcance. Se outras empresas do setor não têm uma boa comunicação em redes sociais, invista nisso para ganhar mercado. Se elas só têm lojas físicas, experimente ter um e-commerce. Se elas oferecem uma loja virtual própria, coloque seus produtos também em marketplaces e assim por diante.

Programa de indicação

Os programas de indicação funcionam como um marketing de influência em pequena escala. Por meio do famoso “boca a boca”, pessoas próximas entre si recomendam sua empresa em troca de algum benefício, como descontos e brindes. A recomendação por alguém de confiança do consumidor dá mais segurança à decisão de trocar de empresa.

Marketing social

Para conquistar clientes da concorrência, pense também em ganhar pessoas a favor da sua missão, visão e valores. Ao apoiar causas que estejam relacionadas ao seu negócio e investir em marketing social, você cria uma relação mais profunda com o público e gera impacto na comunidade. E com o consumidor cada vez mais engajado, isso se torna um grande diferencial.

Mídias essenciais

A presença nas mídias essenciais é outro fator indispensável para ter sucesso diante da concorrência. Poder comunicar sua essência para milhares de pessoas, com ótima segmentação de público e excelente custo-benefício coloca sua marca em vantagem competitiva. Sua marca não somente é mais vista como tem o status elevado com essa estratégia.

Além disso, impulsionar sua comunicação por meio da NSC é mais acessível do que se imagina. Com um investimento de 5 mil reais já é possível criar campanhas com milhares de impactos em Santa Catarina. Confira no artigo Como pequenas empresas podem anunciar na NSC mais provas dessa facilidade que oferecemos para aumentar suas vendas.


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