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Tecnologia

7 vantagens de desenvolver um aplicativo para seu negócio

18/11/2020

Um dos maiores desafios das marcas tem sido engajar o consumidor em uma economia de atenção cada vez mais competitiva. Para fazer frente à dispersão do interesse entre diferentes redes sociais, sites e outras opções on-line, muitas empresas apostam em desenvolver um aplicativo como forma de interação direta com o público.

Além dessa interatividade, já conhece as demais vantagens de ter um app para seu negócio? Confira a seguir.

Por que desenvolver um aplicativo é importante?

Criar uma aplicação móvel hoje está muito mais viável do que há alguns anos. Há cada vez mais empresas, profissionais e ferramentas disponíveis para ajudar a tirar sua ideia do papel. Isso também torna o projeto mais acessível do ponto de vista financeiro. Assim, você pode concentrar-se com mais tranquilidade no porquê de ter um aplicativo.

1. É mobile first

No Brasil, a navegação por dispositivos móveis superou os acessos por computador. Já em 2017, segundo a pesquisa TIC Domicílios, 49% dos brasileiros acessavam a internet exclusivamente pelo celular. Os que usavam celular e computador contavam 47%.

Desenvolver um aplicativo insere, então, sua empresa em um necessário contexto mobile first. Ou seja, é preciso pensar primeiro na acessibilidade móvel dos usuários, já que são esses dispositivos que eles mais usam.

2. Oferece um canal direto de interação

Nessa concorrência pela atenção, as redes sociais têm procurado centralizar os acessos dos internautas. Dentro do Facebook, por exemplo, você pode comunicar-se, fazer compras e visitar sites sem sair da plataforma. Para as marcas, isso quer dizer que o acesso não será realmente delas.

Mas, com um app, sua empresa cria um canal direto com o consumidor em uma plataforma proprietária. Envie notificações, e-mails e conteúdos como e quando for melhor para a sua estratégia — e para o usuário.

3. Agrega valor

Desenvolver um aplicativo para seu negócio é, sobretudo, disponibilizar uma ferramenta para o público. Essa ferramenta digital pode estar diretamente ou indiretamente relacionada ao seu negócio. No primeiro caso, temos casos como o app do Magazine Luiza, que funciona como uma loja virtual. No segundo, o Sabores Ajinomoto Receitas mostra como fazer pratos com os produtos da marca.

Em ambos os casos, as empresas oferecem utilidades por meio do aplicativo que agregam valor à relação com o consumidor.

Leia também: 10 superdicas de como atrair clientes para baixar seu aplicativo

Diretamente ou indiretamente, um aplicativo fortalece a merca. (Foto via Freepik)

4. Ajuda a vender mais

Quando se tem contato direto com o público e agrega-se valor ao produto ou serviço, sua empresa pode vender mais. Mande ofertas exclusivas para os usuários, lembretes para usar o aplicativo e outras mensagens para manter o interesse vivo.

5. Fideliza os clientes

Entre duas empresas, uma que não oferece facilidades digitais e outra que disponibiliza toda a praticidade de compra e atendimento na palma da mão, qual delas o consumidor escolherá?

O contato direto do cliente, em meio a uma experiência positiva e útil com a marca, contribuirá para que ele continue retornando e fazendo negócios com sua empresa.

6. Permite conhecer o comportamento do consumidor

Outro ponto muito positivo de desenvolver um aplicativo é poder usar customer data para entender melhor as necessidades dos clientes. Isto é, cada ação que um usuário efetua no app pode ser monitorada para conhecer o comportamento dele mais a fundo. Com isso, sua empresa tem uma visão mais compreensiva dos argumentos que funcionam melhor na comunicação, dos serviços e produtos que mais interessam ao público-alvo, entre outros fatores.

7. Facilita a experiência on-line

O app pode ser usado para muitas funções. Mas, acima de tudo, ele precisa ser atrativo para o usuário. Seja como ferramenta, seja como diversão, o objetivo deve ser o de propiciar a melhor experiência possível.

Portanto, lembre-se de que um aplicativo para seu negócio é mais que uma loja virtual. É também uma fonte de conteúdos interativos, um canal de relacionamento com o consumidor, um facilitador do dia a dia, um mergulho no universo da marca e tantas outras possibilidades.

Leia também: De olho no comportamento do consumidor multitelas

Conheça o novo aplicativo NSC Total

Quer saber como um aplicativo pode facilitar a vida do público? Então veja o exemplo do app NSC Total.

Com essa novidade, o conteúdo multiplataforma do NSC Total está ainda mais dinâmico e interativo para os usuários. Visando justamente à praticidade e à utilidade, os leitores podem escolher pela ferramenta quando desejam receber notificações das notícias e os assuntos de maior interesse.

O público pode seguir:

  • categorias específicas (cotidiano, economia, esportes etc.);
  • veículos (entre diversos periódicos e rádios);
  • regiões (para acompanhar só a cobertura local);
  • e ainda o conteúdo dos seus colunistas favoritos.

No aplicativo, as notícias são atualizadas com a qualidade e a rapidez que você já conhece da NSC e nele também é possível ouvir as rádios CBN Diário e Itapema. Assim, os usuários têm certeza de estar sempre por dentro dos acontecimentos relevantes de Santa Catarina.

Experimente essa facilidade que o app NSC Total oferece baixando-o gratuitamente para dispositivos Android.


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