7 temas do Negócios SC para relembrar em 2021

03/12/2021

Comunicação

7 temas do Negócios SC para relembrar em 2021

Completamos mais um ano de muito conteúdo no Negócios SC. Por aqui, não faltou informação para basear suas estratégias, entre tendências, pesquisas de mercado, dados, soluções de comunicação e vendas e muito mais.

Então, assim como fizemos no primeiro semestre, vamos relembrar o que marcou esta segunda metade de 2021. Acompanhe!

1) O caminho da retomada

Ao longo do semestre, tanto aqui quanto no podcast, em um episódio sobre os caminhos para o crescimento de Santa Catarina, falamos sobre o movimento de retomada econômica. Mais importante ainda, mostramos diferentes formas como as empresas catarinenses podem se conectar com o consumidor.

Contudo, essa retomada não terá o ritmo previsto inicialmente devido ao período de recessão que deve marcar 2022. Isso torna ainda mais necessário que as marcas calibrem suas estratégias para alcançar o público, já que o poder de compra é afetado pelo cenário econômico.

Para lembrar: Como se conectar com o consumidor na volta às compras?

2) Comportamento Digital

Em 2021, a pandemia continuou acelerando diversos comportamentos digitais, entre eles o das compras on-line. Nove em cada dez proprietários de dispositivos móveis no Brasil (ou 91%) já são consumidores digitais e 63% compram pela internet, no mínimo, uma vez por mês. Os dados são da Comscore.

Entender esses comportamentos é essencial para a conexão da marca e faz parte de uma boa estratégia omnichannel. Então, trouxemos informações para ajudar você a compreender as mudanças que estão acontecendo no universo digital e como elas impactam o mercado como um todo.

Para lembrar: O comportamento digital dos brasileiros na pandemia

3) A vez das mediatechs

A tecnologia está mudando o panorama dos mais variados setores e não seria diferente com o de mídia e comunicação. Nesse contexto surgem as mediatechs, empresas que atuam de forma disruptiva no mercado por meio de tecnologias digitais, em diferentes formatos de mídia.

Mostramos, por exemplo, como o Grupo Globo tem reforçado suas soluções baseadas em dados para os anunciantes. Explicamos também como a NSC está seguindo por esse caminho e oferecendo cada vez mais inteligência de comunicação aos negócios que anunciam em Santa Catarina.

Para lembrar: Entenda a transformação de Globo e NSC em mediatechs

Todos esses temas continuarão no centro dos debates em 2022. (Foto via Freepik).

4) Privacidade de dados em alta

Ao mesmo tempo que dados se tornam um recurso cada vez mais valioso para as decisões empresariais, a forma como devemos lidar com eles passa por profundas transformações. A privacidade agora é uma das prioridades no mundo digital.

Comentamos como o fim dos cookies de terceiros pode afetar seu marketing e como construir alternativas em torno dessa ausência. Em 2022, podemos esperar outros debates sobre o tema, já que não há uma resposta única para esse dilema entre privacidade e necessidade de dados.

Para lembrar: Privacidade de dados: o novo marketing digital em 3 passos

5) ESG é a sigla do momento

Uma rápida olhada no Google Trends revela como o interesse por ESG foi catapultado durante a pandemia, mesmo sendo um conceito surgido em 2005.

Na teoria, ESG refere-se a fatores ecológicos ou ambientais, sociais e de governança corporativa — Environmental, Social, and Governance — que devem ser usados na avaliação de investimentos. Na prática, sinaliza que há uma atenção maior para as marcas responsáveis, especialmente entre a geração Z.

Para lembrar: O significado de ESG para as empresas responsáveis

6) Consumo de áudio 

Neste segundo semestre de 2021, a NSC trouxe uma nova solução em mídia para os anunciantes. Agora é possível exibir a marca no display de aparelhos de rádios digitais durante a programação das nossas emissoras.

Mas por que isso é importante? Porque o consumo de áudio está em crescimento no Brasil, tanto na rádio quanto na internet. Inclusive, falamos sobre podcasts e como esse público pode fortalecer as marcas.

Para lembrar: Dados sobre o consumo de áudio em 2021 (rádio e podcast)

7) O poder da televisão

O consumo de mídia como um todo aumentou no Brasil durante a pandemia. Mas, nos últimos anos, também cresceu a disputa pela atenção do consumidor. A Kantar IBOPE Media revela, por exemplo, que houve um aumento de 16% no número de anunciantes entre 2017 e 2020.

Então, é preciso considerar bem as mídias disponíveis para fazer um planejamento eficiente. Para ajudar nesse sentido, destacamos algumas vantagens de anunciar na televisão, como os gatilhos mentais que ela desperta na audiência.

Para lembrar: 5 formas como a publicidade na TV ajuda a vender mais

Esses foram os temas mais relevantes do semestre aqui no Negócios SC. Mas ainda tem muita informação pela frente, portanto continue acompanhando os conteúdos por aqui, na newsletter, nas redes sociais e no podcast.

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