logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Vendas

7 dicas para aumentar as vendas no Natal

25/11/2019

60 bilhões de reais é o movimento esperado pelas vendas no Natal de 2019. Para se ter uma ideia da dimensão desse valor, a cifra é próxima à alcançada pelo Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças juntos deste ano.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em associação com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), é quem traz esse dado otimista para a última data comercial do ano. A CNDL ainda projeta a geração de 103 mil empregos temporários nesta época, o maior índice em cinco anos, cuja expectativa é corroborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A liberação do FGTS, a inflação baixa e o aumento do prazo de crédito para compras são alguns dos fatores que ajudam a explicar a positividade para as vendas no Natal deste ano. Quer saber como aproveitar esse embalo e fazer seu negócio vender mais? Então confira as dicas a seguir.

Dicas para aumentar as vendas no Natal

Divulgação digital

A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil revela que 86% dos consumidores deverão pesquisar preços para o Natal, tendo a internet como principal ferramenta de comparação. Portanto, espere menos “bater pernas” e prepare-se para a chegada de um público muito mais informado ao entrar no PDV.

Em vez de esperar o consumidor, este é o momento de ir até onde ele está, nos meios digitais. Uma estratégia bem definida para alcançar seu público-alvo nos veículos de informação e entretenimento favoritos dele, além das redes sociais e das buscas pagas, ajudará a posicionar sua marca no centro das atenções.

Marketing de influência

Como a venda no Natal será muito estudada pelo público, é importante contar com o máximo de fatores que validem seu negócio aos olhos dele. Uma forma de mostrá-lo sob uma óptica positiva é realizar uma ação complementar de divulgação com influenciadores locais.

O funcionamento dessa ação é simples. Você convida um ou mais influenciadores para visitar o PDV, eles cobrem a visita nas redes sociais exibindo alguns produtos que escolheram para o Natal e sua marca faz o monitoramento das respostas para atrair o máximo de clientes. Essa visita pode ser paga ou trocada por produtos, dependendo do acordo feito.

Rádio

Saindo do digital, é hora de falar de outro meio de divulgar seu negócio com eficiência para aumentar as vendas no Natal.

Como você já sabe, o período natalino no Brasil está longe de ser como o representado nos filmes de Hollywood. Aqui tem muito calor, muita praia ou piscina. Infelizmente, muito trânsito também, o que implica uma quantidade razoável de horas em deslocamentos durante o final do ano.

Para se comunicar com essas pessoas no carro ou no ônibus, a rádio é um excelente meio de divulgação. O automóvel é onde quase um quarto dos ouvintes acompanha a programação dessa mídia essencial, então vale incluí-la na sua estratégia e conferir os melhores horários para alcançar a audiência certa para seu negócio.

Desconto à vista

Outro dado interessante da pesquisa da CNDL e do SPC Brasil pode ajudar na sua estratégia comercial. Ela indica que 72% dos consumidores pretendem comprar os presentes de Natal à vista.

Sabendo desse comportamento, que tal usar um desconto para compras à vista como argumento extra de venda?

Antecipe o comportamento do consumidor ao planejar ações de marketing e vendas. (Foto de Kira via Unsplash.)

Parcelas pequenas

Já para quem pretende parcelar as compras do Natal, a média será de cinco prestações. Embora otimista, o consumidor não quer exceder-se nos gastos de final do ano e as aquisições serão bem planejadas para não comprometer o orçamento.

Aumentar o número de parcelas é um atrativo para esse perfil de cliente. Essa é também uma boa oportunidade de praticar a psicologia de preços, mostrando em destaque o valor parcelado para transmitir a sensação de um preço mais baixo.

Capriche na decoração

Esta é, afinal, uma das datas mais importantes do ano e aguardada durante meses pelo público não só pelo lado comercial. É preciso trazer magia ao PDV para conquistar também o coração das pessoas.

Apenas tenha o cuidado de não sobrecarregar as vitrines e prateleiras de produtos, ou o efeito será de afastar o consumidor. Imagine que seus produtos em destaque são como as roupas em uma modelo na passarela: se dezenas de modelos desfilassem juntas, nenhuma peça se destacaria. No entanto, com o cenário montado em torno dela e com a iluminação certa, toda a atenção volta-se a ela.

Se tiver espaço para montar um fundo decorativo em que os clientes possam tirar fotos, isso pode contribuir para a divulgação espontânea da sua marca na internet.

Cuide dos clientes antigos e dos novos

Não deixe de avisar aqueles clientes que já estão na sua lista de contatos das novidades e condições de pagamento que você oferece para as vendas no Natal. Vale e-mail, mensagem por redes sociais, WhatsApp… o que estiver ao seu alcance.

Nem perca a chance de fidelizar os novos clientes que conquistará com sua divulgação especial de fim de ano. Guarde bem o contato deles para continuar vendendo no próximo ano.

Outros conteúdos para você vender mais

Ajudar sua marca a vender mais é uma das missões do Negócios SC. Aqui no portal já trouxemos diversos conteúdos a respeito disso e os consideramos leituras essenciais para aumentar o faturamento da sua empresa nesta época do ano.

Entre eles, você descobre como gerar fluxo de pessoas na loja, novas formas de atrair clientes no varejo físico e on-line e ainda pode conferir 12 estratégias de sucesso para vender mais no PDV. Bom proveito!


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico