6 livros que vão te ajudar a inovar no seu negócio

07/12/2020

Inovação

6 livros que vão te ajudar a inovar no seu negócio

A inovação é um fenômeno da economia que surgiu para ampliar a competitividade do mercado e alterar a dinâmica da demanda de produtos ou serviços.

Este conceito é visto como a atribuição de novas ideias e melhorias que geram valor tanto para os indivíduos, quanto para as organizações, ou seja, não basta apenas descobrir algo novo, pois a inovação deve ter aplicabilidade real para os negócios.

Isto significa que ela nasce da necessidade de aumentar os lucros, reduzir custos ou aprimorar as condições de trabalho, estabelecendo diferentes objetivos e impactos para os segmentos do mercado.

Portanto, implementar a inovação deve ser prioridade de pequenos, médios e grandes empreendedores que almejam aperfeiçoar o desempenho econômico e social de suas empresas, diferenciando-as no ambiente corporativo.

Pensando nisso, elaboramos neste post uma lista com 6 recomendações de livros direcionados para todos que pretendem fortalecer e estabilizar seus negócios, a partir da melhoria contínua dos processos de criação.

Boa leitura!

1. Comece Pelo Porquê – Simon Sinek

Um dos principais fatores que levam ao sucesso da inovação empresarial é a descoberta do propósito da organização, que pode ser feita através do uso do diagrama conhecido como Golden Circle, ou Círculo Dourado.

Este modelo foi criado pelo palestrante motivacional britânico, Simon Sinek, e deu origem ao best-seller “Comece Pelo Porquê”, onde o autor explica que o diferencial de grandes líderes e empresas de renome mundial é saber definir o seu “porquê”, isto é, a finalidade daquilo que fazem, para então inspirarem pessoas a buscarem o melhor de si.

Em suma, o Golden Circle é simbolizado por 3 círculos, um dentro do outro, no qual o mais interno corresponde à missão da empresa (porquê), já o segundo nível diz respeito às ações e estratégias baseadas na determinação do propósito (como), e por fim a entrega aos clientes (o que).

Por meio desta leitura, você aprenderá a implantar um mindset comum entre os membros de sua equipe, de forma que todos estejam engajados com os ideais e metas da inovação.

2. Muito Além da Sorte – Clayton M. Christensen

O sucesso da inovação não se trata de um jogo de erros e acertos, e sim do entendimento das causas do comportamento do cliente, para oferecê-los produtos e serviços que realmente atendam às suas necessidades. Essa é a premissa do best-seller do Wall Street Journal, “Muito Além da Sorte”, escrito pelo pai intelectual das “disrupções” e professor da Harvard Business School, Clayton Christensen.

Neste livro, o autor revela uma visão revolucionária de como as organizações podem enxergar além das soluções previstas para desenvolver produtos que despertem em seus customers a real vontade de comprar, adotando a “Teoria dos Trabalhos”, que expressa o progresso de uma pessoa ao utilizar os seus serviços prestados.

Vale frisar que este método é adotado por startups de rápido crescimento, como Uber e Airbnb, e irá lhe ajudar a identificar oportunidades de negócios, criar recursos poderosos para seus clientes e consolidar uma cultura que seja focada em cada um deles!

3. A Estratégia da Inovação Radical – Pedro Waengertner

Se você deseja renovar a sua empresa, criar novos nichos de mercado e transformar completamente o seu produto, deve conhecer mais a fundo a obra “A Estratégia da Inovação Radical”, de autoria de Pedro Waengertner, cofundador e CEO da ACE, famosa aceleradora de startups da América Latina.

O livro apresenta os seis princípios da inovação radical, praticados pelas maiores organizações do Vale do Silício, que podem ajudar qualquer companhia a inserir projetos de inovação em sua rotina.

De forma geral, esses pilares fundamentais traduzem o design organizacional, agilidade na gestão de projetos, satisfação do cliente, mindset investidor, antecipação à concorrência e parcerias.

Assim, todas as estratégias disponibilizadas pelo autor vão levar o seu modelo de negócios ao patamar da inovação radical, com lucros crescentes em mercados não explorados.

4. Implementando a Inovação – Harvard Business School

Como potencializar habilidades que contribuem para um ambiente corporativo inovador? Mais do que isso, como praticá-las diante da pressão e rapidez exigida nas respostas de trabalho? Estas e outras perguntas são respondidas no livro “Implementando a Inovação”, que faz parte da Série Gestão Orientada para Resultados, pertencente à conceituada escola de pós-graduação, Harvard Business School.

A obra é um compilado de diversos artigos escritos por grandes autoridades mundiais no tema em questão, e traz para o leitor estratégias voltadas para o teste e criação de ideias que atraem novos clientes para os negócios.

Dessa forma, o objetivo deste conteúdo é estimular a otimização da performance de gestores e equipes que estão em busca da criatividade empresarial e inovação disruptiva.

5. Innovatrix – Clemente Nóbrega, Adriano R. de Lima

Apesar de parecer inatingível para a maioria das empresas, a inovação está ao alcance de todos, e pode ser aprendida e praticada independente da complexidade dos negócios e ramo de atuação. E para tratar deste assunto, escolhemos a obra “Innovatrix”, escrita por Clemente Nóbrega, pesquisador de gestão e estratégia, e Adriano de Lima, diretor de inovação e marketing.

O livro expõe um conjunto de práticas elaboradas pelos autores para solucionar problemas, sistematizar métodos de criação e recombinar recursos inovadores dentro da organização, fazendo com que esta sobreviva ao mundo empresarial e se transforme em uma referência da inovação no mercado.

Portanto, essa é mais uma leitura obrigatória para você que pretende se inteirar sobre a cultura da inovação e implantá-la em sua empresa!

 

6. Incansáveis – Maurício Benvenutti

O Vale do Silício é o polo da tecnologia global, e suas empresas são referências mundiais em inovações tecnológicas. Assim, conhecer e estudar esse ecossistema inspirador fará você ampliar os horizontes das gerações de ideias em seu negócio.

Em vista disso, a última indicação de leitura da nossa lista é o best-seller “Incansáveis”, no qual o empreendedor brasileiro e sócio do StartSe, Maurício Benvenutti, explica como o comportamento de empresas disruptivas vem transformando os modelos de negócios tradicionais.

Neste contexto, o autor reflete sobre as mudanças e evolução do empreendedorismo, e discorre a respeito dos visionários que estão vencendo o conformismo e enfrentando grandes corporações, por meio da criação de produtos de maior impacto para a sociedade.

O livro ainda oferece vários cases de sucesso, como Google e BMW, para que você entenda o futuro e se prepare para revolucioná-lo!

 

A cultura da inovação como forma de desenvolvimento organizacional

Para fomentar a inovação em seu negócio, é importante compreender como ela influencia os diversos aspectos que compõem a estrutura do desempenho e desenvolvimento organizacional.

Percebe-se, então, que a capacidade de gestão da inovação traduz a preocupação com as necessidades do mercado, clientes e processos de trabalho.

Logo, o grande desafio enfrentado por empreendedores é alinhar a missão da empresa com a cultura da inovação.

E os livros citados neste post foram escolhidos exatamente para facilitar essa trajetória e possibilitar o entendimento ao tema.

Esperamos que o conhecimento proporcionado por cada um deles engrandeça as dimensões da inovação em sua empresa e impulsione seus resultados!

Este blogpost foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui