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Comunicação

5 motivos para fazer branded content agora

25/03/2021

O marketing de conteúdo continua sendo um dos pilares da estratégia de comunicação das empresas. O investimento nessa área supera os 63 bilhões de dólares apenas nos Estados Unidos, segundo um relatório de Borrell Associates Inc. Dentro desse contexto, uma prática tem recebido atenção especial: o branded content, ou conteúdo patrocinado.

Esse tipo de iniciativa cria um diferencial para a marca diante da economia de atenção que vivemos. Mais que competir pelo bolso do consumidor, as empresas precisam criar conexões em meio ao oceano de informação que nos rodeia. E uma forma de conseguir isso está na parceria com publishers já estabelecidos no mercado, com audiências próprias.

Quer ter esse relacionamento mais próximo com o público? A seguir, veja cinco bons motivos para investir em branded content.

Crie uma conexão emocional com conteúdo patrocinado

A estratégia de comunicação baseada em conteúdo da marca procura resolver, primeiramente, o problema do consumidor. A partir disso é que se contextualizam as soluções oferecidas pelo negócio.

Com a pandemia, não estamos falando apenas de problemas relacionados às tarefas práticas do dia a dia. As necessidades emocionais do público são tão ou mais importantes neste momento e o conteúdo patrocinado pode criar pontos de contato por meio delas.

Nesse sentido, uma pesquisa de MindMiners e UOL VivaBem mostra que 48% do público está enfrentando problemas de ansiedade. Desânimo (48%), estresse (47%), cansaço (46%) e nervosismo (43%) são outras dificuldades comuns. Então, ao abordar essas questões na rotina do público e apresentar formas de resolvê-las, a marca pode criar um vínculo mais forte com o consumidor.

Leia também: Como funciona o marketing de conteúdo na prática com a NSC?

Quando o conteúdo na internet é a única conexão pessoal, como sua marca pode ajudar? (Foto via Freepik)

Aproveite a diversidade de formatos de branded content

O marketing de conteúdo, ou especificamente o branded content, não se limita ao texto no blog. Portanto, a marca pode adequar essa estratégia aos formatos mais consumidos pelo público-alvo.

Temos cases de sucesso em conteúdo patrocinado na televisão, em jornal, na rádio e nas redes sociais. Além disso, o investimento em podcasts pelas marcas deve crescer 38% em 2021, de acordo com a eMarketer, assim como na criação de jogos e outros formatos interativos. A Pfizer, por exemplo, apoiou o desenvolvimento do aplicativo SuperSimpleStuff com diversas atividades divertidas para educar as pessoas sobre o combate à Covid-19.

Com isso, é possível criar ações específicas para cada negócio, que aumentem não só a conexão com o consumidor, mas também o retorno do investimento.

Leia também: A diferença entre post orgânico, dark post e publipost

Considere os vários conteúdos que podem ser abordados

O branded content também não se limita a responder questões do tipo “como fazer X” ou “onde comprar Y”, como acontece em outras vertentes do marketing de conteúdo. Ele pode contribuir para assuntos sociais que vão além dos limites da marca. Isso fortalece a percepção dos valores que a empresa defende.

Nesse sentido, a marca de sorvetes Ben & Jerry’s lançou uma série em podcast para abordar a história do racismo nos Estados Unidos, em sintonia com o posicionamento do negócio. No Brasil, empresas como Natura e Heineken estão desenvolvendo programas próprios para debater questões culturais.

Por outro lado, também é possível oferecer entretenimento e diversão como forma de aliviar as tensões do público. O fenômeno das lives foi um exemplo disso, assim como as muitas parcerias com influenciadores, comediantes e artistas. Tudo depende do posicionamento da marca.

Leia também: Como o conteúdo patrocinado ajuda a vender mais

Funciona como base para outras ações de marketing

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, o conteúdo patrocinado gera 86% de lembrança da marca. Ele também traz um aumento na intenção de compra, entre outras vantagens.

Portanto, é inteligente incluir o branded content na sua estratégia de comunicação para ter melhores resultados além do conteúdo. O maior reconhecimento de marca é capaz de aumentar o desempenho de anúncios, inclusive, uma vez que a associação do público com a mensagem é mais profunda.

Leia também: Como aumentar o interesse do público pelo seu produto?

A NSC ajuda na sua estratégia de branded content

O conteúdo patrocinado pode ser uma novidade para muitas empresas, mas a NSC tem bastante experiência na área e traz grandes resultados para os anunciantes. Inclusive, temos uma equipe especializada em planejamento, produção e distribuição desses conteúdos: o Estúdio NSC Branded Content.

Mas como apoiamos, exatamente?

Tudo começa com o entendimento da necessidade da sua marca, a realidade dela e os objetivos que precisa alcançar. A partir disso, propomos uma estratégia que compreende os melhores veículos, os formatos mais adequados e a frequência indicada para conquistar seu público-alvo. Também participamos da definição de temas para desenvolver e cuidamos das entregas.

Ou seja, você não precisa se preocupar com a criação de conteúdo patrocinado na NSC. Além disso, as campanhas são otimizadas com base nos dados da nossa audiência e em tantos cases que construímos ao lado de marcas de todos os portes e segmentos em Santa Catarina.

Confira o Portfólio do Estúdio NSC Branded Content e se inspire nessas histórias de sucesso.


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