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5 dicas para seu negócio no lockdown em Santa Catarina

05/03/2021

Santa Catarina vive um momento crítico na saúde por causa da Covid-19. Após um ano de pandemia, a discussão do lockdown volta à tona no Estado, diante da necessidade de conter as novas variantes do vírus. Elas já são responsáveis por seis em cada dez casos em terras catarinenses.

Diversas entidades estão participando do debate por um lockdown mais restritivo e de maior eficiência para conter a pandemia no Estado, a exemplo do sucesso de Portugal com tal medida. Já se sugerem também auxílios para os empreendedores catarinenses. Então, nas próximas semanas, é possível que haja uma ampliação das restrições iniciadas no dia 26 de fevereiro.

Esse é um momento desafiador para os negócios, sem dúvida. Mas Santa Catarina já mostrou em 2020 que tem forças para dar a volta por cima. Então, para ajudar você a se adaptar e seguir em frente mais uma vez, separamos cinco dicas para enfrentar um novo lockdown no Estado.

5 dicas para sustentar seu negócio no lockdown em Santa Catarina

1) Informação

É preciso ter em mente que o consumidor, além do empreendedor, tem dúvidas sobre o funcionamento de comércio e serviços neste momento. Mas ele não deixa de consumir.

É hora de reforçar a comunicação para não perder o contato com o público. Algumas dúvidas centrais que você pode ajudar a resolver são:

  • Quais são os horários e dias de funcionamento?
  • Quais são as medidas de segurança contra a Covid-19?
  • Quais são as formas de atendimento on-line?
  • Como sua empresa está ajudando o consumidor neste momento?
  • E por que o consumidor deve apoiar seu negócio em troca?

Também é importante que essa comunicação tenha boa visibilidade, alcançando além dos consumidores mais habituais. Para isso, utilizar só as redes sociais da empresa não é o suficiente. Você precisa ir aonde o público está: nos meios de comunicação de massa.

Mas não se preocupe, a NSC oferece condições facilitadas para que até os pequenos negócios possam anunciar na televisão, na rádio, em jornais pelo Estado e em sites com milhões de visualizações. Tudo de acordo com a sua necessidade agora.

Leia também: 3 lições das marcas que anunciaram em meio à crise

Empresas devem reforçar os serviços de entrega a domicílio e atendimento virtual. (Foto via Freepik)

2) Serviços adaptados

Em um cenário de lockdown em Santa Catarina, muitas empresas vão precisar voltar aos formatos de atendimento do começo da pandemia.

Se você implementou um canal de vendas pela internet nesse período, excelente! Informe essa possibilidade ao público, nem que seja um número de WhatsApp.

Ou se tiver um serviço de entrega, a opção de retirada de produtos em drive-in ou outras formas de reduzir o contato físico, vale investir na divulgação dessas alternativas. O consumidor estará procurando por soluções nesse sentido.

Lembramos que o consumo não para, mesmo diante de maiores restrições à movimentação de pessoas, como já vimos ao longo de 2020. O que muda são as jornadas de compra. E isso exige poder de adaptação.

3) Promoções

Além da prevenção contra o novo coronavírus, a segurança econômica é outro fator importante na decisão de compra. Frente a um cenário incerto, o consumidor catarinense tem adotado uma postura mais cautelosa, reduzindo as dívidas da família, pagando mais à vista e olhando mais os preços.

Portanto, é hora de pensar na sua estratégia comercial e em como ela pode atrair o consumidor. Além dos descontos em itens individuais, existem mais ações que podem ser interessantes para seu negócio:

  • programa de fidelização;
  • compre um, ganhe outro;
  • brindes nas compras;
  • compras casadas;
  • entre outras.

Vale destacar aqui o fato de que os pagamentos parcelados não são prioridade do consumidor neste momento. Um melhor argumento de venda durante o lockdown em Santa Catarina é a possibilidade de se fazer pagamentos digitais sem contato físico.

Leia também: Veja como anunciar na TV com rapidez e preço acessível!

4) Solidariedade

Não podemos nos esquecer do papel social das marcas nos momentos difíceis. Nessas horas, a forma como elas reagem pode se tornar, inclusive, um diferencial do negócio para o consumidor.

Em 2020, vimos como quase metade dos consumidores brasileiros experimentou novas marcas por causa da forma positiva como elas contribuíram com a sociedade no enfrentamento à pandemia. Então, é hora de reavivar o espírito do #JuntosPorSC e mostrar por que seu negócio é importante para o público, para que este tenha preferência por você na hora de comprar.

5) Cabeça erguida

Acima de tudo, otimismo é necessário. É preciso acreditar que podemos enfrentar juntos esse período, como superamos 2020, além de passar uma mensagem positiva para o consumidor, para que ele tenha segurança e confiança no seu negócio, e manter a cabeça erguida para avistar as oportunidades que aparecem. Isso é ser uma empresa resiliente.

Temos provas suficientes de que é possível ter sucesso, com lockdown em Santa Catarina ou não. Com a ajuda da NSC, muitas marcas catarinenses alcançaram ótimos resultados na pandemia. A Floripa Lançamentos, por exemplo, teve aumento de 120% nos acessos ao site. Já a Padaria Manchester quase dobrou o ticket médio, enquanto a Trace Tec registrou um crescimento de 15% nas vendas.

— Com o auxílio dos anúncios, nossa empresa conseguiu sobreviver. Estamos muito contentes com o retorno positivo que tivemos em relação a eles — ainda comenta Catarina Heidrich, diretora de marketing da Container Florianópolis.

Quer saber agora como sua empresa também pode crescer neste momento? Então confira o e-book Soluções para divulgar seu negócio na crise ou simule de graça uma campanha na NSC.


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