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Marketing

10 grandes tendências de marketing para 2020

04/12/2019

Estar por dentro das tendências de marketing é uma necessidades das marcas para não se perderem em meio às transformações digitais. Em ritmo acelerado, muitas novidades tomam conta do mercado e é preciso definir o que é febre daquilo que fica.

Pensando então em 2020, separamos as maiores e mais eficazes tendências de marketing para acompanhar nos próximos meses. Confira.

Tendências de marketing em 2020

Como você verá, alguns destes tópicos já foram antecipados em nosso guia de marketing para 2019/2020. Outras novidades são destaques recentes e merecem entrar no radar da sua comunicação.

1. Chatbots

Uma dessas questões que já adiantamos é o uso de chatbots e mensagens automáticas. Como é comum às tendências que vêm para ficar, a tecnologia não é um fim em si próprio. Neste caso, é uma forma de facilitar o atendimento ao cliente.

Chatbots têm a enorme vantagem de oferecer um canal de relacionamento 24 horas por dia com o consumidor, de forma instantânea e com autonomia para o público. Ao automatizar e agilizar esse serviço, os negócios têm verificado inclusive uma boa economia em recursos.

2. Inteligência artificial

Gestores têm um espaço cada vez menor para decisões equivocadas, que podem custar a sobrevivência da empresa em um cenário de crescente competitividade. Portanto, a aplicação da inteligência artificial para melhorar a tomada de decisão é imprescindível nesta virada de década.

Os usos da IA mostram-se mais variados e já não estão mais restritos a grandes empresas como Netflix, Starbucks e Uber. Escritórios de advocacia, consultórios médicos, imobiliárias, equipes de marketing e inúmeros outros setores podem beneficiar-se de ferramentas que aproximam a inteligência artificial da realidade cotidiana.

3. Busca por voz e por imagem

Sua estratégia de SEO precisa atualizar-se constantemente para abranger o comportamento de busca do internauta sempre em evolução. Um exemplo disso é que resultados apenas em texto já não são o suficiente para garantir uma boa encontrabilidade da marca.

Segundo a comScore, metade das buscas on-line serão por voz em 2020, com a difusão cada vez maior de dispositivos móveis e smart speakers. As buscas visuais também estão em alta, como indica as mais de 600 milhões de consultas mensais ao Pinterest e os mais de 1 bilhão de acessos ao Google Lens, que permite identificar objetos com o uso da câmera do celular e comprá-los diretamente pela internet.

4. Segmentação cada vez mais precisa

A segmentação de campanhas continua não só como uma tendência de marketing, mas como necessidade para criar uma conexão verdadeira com o consumidor. Com ferramentas digitais e empresas como a NSC que facilitam essa tarefa para as marcas anunciantes, é possível otimizar o investimento em comunicação ao tratar a audiência de forma mais específica.

5. Nova relação com influenciadores

O marketing de influência representa um mercado que deve saltar de 8 bilhões de dólares em 2019 para US$ 15 bilhões em 2022. Mas, em vez da aposta em um grande número de seguidores, as marcas passam a investir muito mais em afinidade de conteúdo e microinfluenciadores que têm uma proximidade maior com o consumidor.

Nesse sentido, a parceria inédita para os grupos de comunicação em Santa Catarina entre a NSC e a SQUID, empresa especializada em marketing de influência, aproximará as marcas dos influenciadores ideais para sua comunicação. A parceria ainda conta com o apoio da All Press Comunicação e trará mais praticidade e eficiência para campanhas complementares às mídias essenciais.

2020 será o ano dos microinfluenciadores. (Foto via DGT Portraits.)

6. Compras diretamente pelas redes sociais

Mais do que ferramentas de descoberta de novos produtos, as redes sociais têm se estabelecido como comércios virtuais. Facebook, Instagram e Pinterest oferecem a compra direta pelas plataformas, encurtando o caminho entre o desejo e a ação, mas muitas marcas ainda não embarcaram nesse novo canal de vendas.

Daqui para a frente, o consumidor esperará cada vez mais essa praticidade das marcas, com compras a um toque.

7. Podcasts

Entre 2018 e 2019, o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil e tem tudo para continuar aumentando em popularidade, agora que o assunto tomou conta do noticiário nacional. Mais de 50 milhões de brasileiros já foram impactados pelo formato e, uma vez ouvinte, grande parte do público torna-se divulgador assíduo de seus podcasts favoritos.

Se a sua empresa já trabalha com uma estratégia de marketing de conteúdo, é uma boa hora para diversificar a apresentação da sua mensagem e conquistar uma audiência fiel agora pelo áudio.

8. Posição zero no Google

Falando em marketing de conteúdo, outra forte tendência de marketing para 2020 é um “hack” nas páginas de resultados.

Você já deve ter percebido que em diversas palavras-chave, antes dos resultados habituais nos buscadores, aparece uma página em destaque que traz a definição do tema. Esse espaço privilegiado nas buscas on-line será cada vez mais disputado, uma vez que desempenha um importante papel nos acessos orgânicos de um site ou blog.

9. Transparência e segurança on-line

Diversos fatores contribuíram para um maior cuidado do usuário na sua relação on-line com as marcas. Escândalos digitais como o do Facebook, casos de vazamentos de dados e leis mais severas agora impõem a necessidade de um trabalho muito mais cauteloso da marca na forma como lida com informações dos clientes.

Vale lembrar também que as empresas têm até agosto de 2020 para se adequarem à Lei Geral de Proteção de Dados.

10. Fidelização

A jornada de compra continua em processo de evolução. Novos modelos foram propostos para englobar a importante fase de pós-venda, em que ocorre a fidelização do cliente. Os negócios de sucesso percebem que não adianta apenas conquistar clientes, é preciso criar uma comunidade de consumidores engajados com a marca.

Mais tendências de marketing para seguir

Não perca as maiores transformações do setor com nosso e-book com as Principais tendências de marketing para o futuro próximo. São práticas já comprovadas para aumentar o desempenho das campanhas de comunicação e as vendas de pequenos, médios e grandes negócios.

Entenda o que são essas tendências e como aplicá-las na sua estratégia baixando o conteúdo aqui.


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